Entrar

Plano de aula de Lua

Ciências

Original Teachy

'EF08CI12'

Lua

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Lua

Palavras ChaveFases da Lua, Eclipses lunares, Reconhecimento, Explicação, Atividades práticas, Astronomia, Colaboração em grupo, Pensamento crítico, Conexão teoria-prática, Aplicação do conhecimento
Materiais NecessáriosCartões informativos sobre fases da Lua e eclipses, Cartolinas, Canetas coloridas, Acessórios para decoração, Materiais para adereços de teatro (tecidos, papelão, tesouras, cola)
Códigos BNCCEF08CI12: Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos sobre o que será aprendido e aplicado na aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor organizar seu conhecimento prévio e direcionar perguntas pertinentes durante as atividades práticas. Além disso, os objetivos servem como critérios de avaliação para verificar o entendimento dos alunos sobre as fases da lua e os eclipses lunares.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e descrever as quatro principais fases da lua (crescente, minguante, cheia e nova) e a identificar as condições que levam a cada uma delas.

2. Habilitar os alunos a compreender os diferentes tipos de eclipses lunares (penumbral, parcial e total) e a explicar sua ocorrência com base na posição relativa entre o Sol, a Lua e a Terra.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e raciocínio crítico através de atividades práticas e discussões em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio através de situações problema que os incentivam a pensar criticamente sobre o tema. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo com a realidade dos alunos, mostrando a relevância e curiosidades do estudo das fases da Lua e dos eclipses lunares. Essa abordagem visa preparar os alunos para as atividades práticas e discussões em sala, garantindo uma base sólida de entendimento e curiosidade sobre o tema.

Situações Problema

1. Imagine que você é um explorador espacial e está planejando uma missão para estudar a Lua. Como as fases da Lua afetariam o planejamento de suas observações e coletas de dados?

2. Se você estivesse em um local onde ocorreria um eclipse lunar total, como explicaria o que está acontecendo para alguém que não conhece muito sobre astronomia?

Contextualização

A Lua tem fascinado a humanidade por milênios, influenciando crenças, culturas e até a ciência. Por exemplo, as fases da Lua eram utilizadas pelos antigos para marcar o tempo e planejar atividades agrícolas. Além disso, os eclipses lunares, com sua beleza e mistério, ainda hoje inspiram admiradores e cientistas. Saber sobre a Lua não é apenas entender um corpo celeste, mas também apreciar como ele conecta a ciência com a vida cotidiana e o imaginário humano.

Desenvolvimento

Duração: (80 - 90 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre as fases da Lua e os eclipses lunares. Trabalhando em grupos, eles utilizarão habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico para resolver problemas e criar projetos que demonstrem seu entendimento do conteúdo. Esta abordagem não apenas solidifica o aprendizado, mas também proporciona uma experiência de aprendizado engajadora e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mistérios da Lua: O Caso do Desaparecimento Lunar

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de reconhecer e ordenar as fases da Lua e os eclipses, e explicar sua ocorrência.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumem o papel de detetives espaciais que devem investigar o desaparecimento da Lua. Eles recebem um conjunto de cartões com informações sobre as fases da Lua e os eclipses, e devem usar essas informações para reconstruir a sequência dos eventos que levaram ao desaparecimento da Lua no céu noturno.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cartões informativos para cada grupo. Cada cartão apresenta uma informação sobre uma fase da Lua ou um eclipse.

  • Peça aos grupos que organizem os cartões em ordem cronológica, representando as fases da Lua e os eclipses que ocorreram.

  • Cada grupo deve também preparar uma explicação para a sequência escolhida, justificando com base nas informações dos cartões.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua sequência e justificação para a classe, e discutirão as diferenças e semelhanças entre as hipóteses.

Atividade 2 - Construtores de Calendários Lunares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e visualizar o impacto das fases da Lua e dos eclipses em um contexto prático e cotidiano.

- Descrição: Os alunos, trabalhando em grupos, irão projetar um calendário lunar para um ano fictício. Eles precisarão considerar como as diferentes fases da Lua impactam o clima, a agricultura e as atividades humanas, e apresentarão seu calendário em um formato criativo e informativo.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas e acessórios para decoração.

  • Explique que eles devem pesquisar rapidamente sobre o impacto das fases da Lua e dos eclipses nas atividades humanas e na natureza.

  • Cada grupo deve então criar um calendário para um ano, destacando as fases da Lua e os eclipses, e como esses eventos influenciam as atividades diárias.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu calendário para a classe, explicando as escolhas e o raciocínio por trás de seu design.

Atividade 3 - Teatro das Fases Lunares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender as fases da Lua e os eclipses de forma dramatizada, reforçando o aprendizado através da criatividade e da expressão artística.

- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar uma peça curta que simula as mudanças das fases da Lua e a ocorrência de um eclipse lunar. Cada grupo representará uma fase da Lua, utilizando adereços e diálogos para explicar o fenômeno e sua relação com os eclipses.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo uma fase da Lua e um tipo de eclipse para representar.

  • Os grupos terão 30 minutos para planejar e ensaiar sua peça, incluindo a criação de adereços e diálogos.

  • Após o tempo de preparação, cada grupo apresentará sua peça para a classe, explicando as características da fase da Lua e do eclipse representados.

  • Ao final, haverá uma discussão sobre as apresentações e a compreensão das fases da Lua e dos eclipses.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam, consolidando seu conhecimento através da verbalização e da troca de ideias. A discussão em grupo ajuda a identificar lacunas de entendimento e a reforçar conceitos, além de promover habilidades de comunicação e pensamento crítico. Este retorno coletivo também serve como uma avaliação formativa, permitindo ao professor avaliar o nível de compreensão dos alunos e a eficácia das atividades realizadas.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma grande discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que exploramos juntos as fases da Lua e os eclipses de maneira tão criativa, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar um resumo do seu projeto e das conclusões que tiraram. Vamos discutir como cada abordagem ajudou a entender melhor o tema.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao tentar explicar as fases da Lua e os eclipses de maneira criativa?

2. Como os projetos ajudaram a esclarecer conceitos que antes não estavam tão claros?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta particularmente interessante durante a realização das atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, conectando teoria e prática de maneira coerente. Além disso, busca reforçar a relevância do conteúdo aprendido, incentivando os alunos a continuarem explorando e aplicando o que aprenderam em contextos diversos. Esta reflexão final ajuda a assegurar que os objetivos de aprendizagem tenham sido alcançados e que os alunos possam ver a aplicabilidade do que aprenderam em situações reais e acadêmicas.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reforçando as fases da Lua (crescente, minguante, cheia e nova) e os tipos de eclipses lunares (penumbral, parcial e total), e as relações entre a Lua, a Terra e o Sol. Deve também recapitular as atividades práticas realizadas e os conceitos chave discutidos durante a aula.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades de hoje ajudaram a conectar a teoria estudada previamente com a prática. Destaque como o uso de métodos interativos e criativos, como a construção de calendários lunares e a dramatização das fases da Lua, facilitou a compreensão dos alunos sobre um tema complexo.

Fechamento

Por fim, enfatize a importância do estudo das fases da Lua e dos eclipses lunares, não apenas como fenômenos astronômicos, mas também por sua relevância cultural, histórica e prática no cotidiano. Discuta brevemente como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diversas áreas, desde a agricultura até a navegação e a ciência espacial.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies