Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Reprodução Humana

Ciências

Original Teachy

'EF08CI09'

Corpo Humano: Reprodução Humana

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Corpo Humano: Reprodução Humana

Palavras ChaveReprodução Humana, Fertilização, Órgãos Reprodutores, Gametas, Ciclo Menstrual, Desenvolvimento Embrionário, Métodos Contraceptivos, Atividades Práticas, Modelagem, Biociências, Saúde, Educação Sexual, Carreiras em Saúde
Materiais NecessáriosMassinha de modelar (diferentes cores), Contas pequenas, Fios finos, Vídeo sobre fertilização humana, Materiais para desenhar (papel, lápis, canetas)
Códigos BNCCEF08CI09: Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).; EF08CI10: Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.; EF08CI11: Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma compreensão detalhada do funcionamento da reprodução humana, destacando o processo de fertilização e a função dos órgãos reprodutivos. Ao focar em habilidades práticas e conhecimento aplicável, esta etapa busca preparar os alunos para possíveis carreiras no mercado de biociências e saúde, desenvolvendo um entendimento sólido que é fundamental para futuras práticas profissionais.

Objetivos principais:

1. Verificar como funciona a reprodução humana.

2. Descrever o processo de fertilização de um óvulo por um espermatozoide.

3. Identificar e indicar os órgãos usados na reprodução humana.

Objetivos secundários:

  1. Promover a compreensão da importância biológica da reprodução humana.
  2. Incentivar o interesse por carreiras na área de biociências e saúde.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma introdução envolvente e informativa ao tema da reprodução humana. Através da contextualização, curiosidades e uma atividade inicial, visa-se captar o interesse dos alunos e motivá-los a explorar mais profundamente o assunto, conectando-o com possíveis carreiras no mercado de trabalho.

Contextualização

A reprodução humana é um processo fascinante e essencial para a continuação da espécie. Compreender como nossos corpos funcionam nesse aspecto pode não apenas ajudar na educação sexual, mas também em áreas da saúde e bem-estar. Imagine como seria a vida de um médico que ajuda casais com dificuldades para engravidar ou de um cientista que trabalha com tecnologias de reprodução assistida. O impacto dessas profissões na vida das pessoas é imensurável.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades: Sabia que o óvulo humano é a maior célula do corpo e pode ser visto a olho nu? E que os espermatozoides, apesar de minúsculos, possuem uma longa jornada até alcançar o óvulo? Conexão com o Mercado: Profissionais da área de biociências, como embriologistas e especialistas em fertilidade, trabalham diretamente com a reprodução humana. Além disso, médicos ginecologistas e urologistas, biólogos e pesquisadores dedicam suas carreiras ao estudo e aprimoramento das técnicas de reprodução assistida, impactando diretamente a vida de muitas famílias.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Pergunta Provocadora: Pergunte aos alunos: “Vocês sabem quantos espermatozoides são necessários para fertilizar um óvulo?”. Vídeo Curto: Exiba um vídeo de 3 minutos mostrando o processo de fertilização humana, desde a liberação do óvulo até a fusão com o espermatozoide. Discussão: Peça aos alunos para discutirem em grupos pequenos o que acharam mais interessante ou surpreendente no vídeo.

Desenvolvimento

Duração: 55 - 60 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos explorem ativamente os conceitos da reprodução humana através de atividades práticas e colaborativas. Ao modelar e discutir o processo de fertilização, os alunos não apenas solidificam seu entendimento teórico, mas também desenvolvem habilidades de trabalho em equipe e apresentação, essenciais para o mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Anatomia dos órgãos reprodutores masculinos e femininos.
  2. Processo de produção de gametas (espermatozoides e óvulos).
  3. Ciclo menstrual e ovulação.
  4. Fertilização e desenvolvimento embrionário.
  5. Métodos contraceptivos e suas implicações.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o conhecimento detalhado da reprodução humana pode impactar suas vidas e a sociedade. Questione sobre a importância de entender seu próprio corpo, as implicações éticas e sociais da reprodução assistida e como isso pode influenciar decisões pessoais e profissionais no futuro.

Mini Desafio

Laboratório de Reprodução: Modelagem de Fertilização

Os alunos irão criar modelos práticos para demonstrar a fertilização humana utilizando materiais simples como massinha de modelar, contas e fios. Esta atividade ajudará a visualizar e entender o processo de fertilização de forma concreta.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua os materiais: massinha de modelar (diferentes cores para representar óvulos e espermatozoides), contas pequenas (para representar os núcleos), fios finos (para representar os flagelos dos espermatozoides).
  3. Peça aos alunos para moldarem e identificarem os diferentes componentes dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
  4. Incentive os grupos a simular o processo de fertilização, mostrando a jornada do espermatozoide até o óvulo e a fusão dos núcleos.
  5. Após a construção, cada grupo deve apresentar sua modelagem, explicando cada etapa do processo de fertilização.

Objetivo: Visualizar e compreender de forma prática o processo de fertilização e os componentes envolvidos, reforçando o aprendizado sobre a reprodução humana.

Duração: 35 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Desenhe e identifique os principais órgãos dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
  2. Explique, em suas próprias palavras, como ocorre o processo de fertilização desde a liberação do óvulo até a formação do zigoto.
  3. Liste três métodos contraceptivos e descreva como cada um deles impede a fertilização.
  4. Explique a importância do ciclo menstrual na reprodução humana.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam a importância e as aplicações práticas do conhecimento adquirido sobre a reprodução humana. Através do resumo, da discussão e do fechamento, visa-se reforçar os conceitos chave e promover uma reflexão crítica sobre o tema.

Discussão

Promova uma discussão final sobre os principais pontos abordados durante a aula. Pergunte aos alunos como eles acham que o conhecimento sobre a reprodução humana pode ser aplicado na vida real e em possíveis carreiras. Incentive-os a refletir sobre os desafios e aprendizados das atividades práticas, especialmente o mini desafio de modelagem da fertilização. Pergunte também sobre a importância de compreender os métodos contraceptivos e como isso pode influenciar suas decisões pessoais no futuro.

Resumo

Resuma e recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, destacando a anatomia dos órgãos reprodutores, o processo de produção de gametas, o ciclo menstrual, a fertilização e os métodos contraceptivos. Reforce a compreensão do processo de fertilização e a importância do ciclo menstrual na reprodução humana.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria com a prática através de atividades interativas e como isso auxilia na compreensão e retenção do conhecimento. Enfatize a relevância do tema para o dia a dia, destacando suas aplicações na saúde e na biociência, e como um conhecimento sólido sobre a reprodução humana pode influenciar decisões pessoais e profissionais, além de abrir portas para carreiras no mercado de biociências e saúde.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies