Objetivos (5 - 7 minutos)
- Compreender os conceitos básicos da previsão do tempo, incluindo a definição de tempo e clima, e como eles são medidos e monitorados.
- Aprender a interpretar e utilizar as informações fornecidas por instrumentos meteorológicos comuns, como termômetros, barômetros e higrômetros.
- Desenvolver habilidades de previsão do tempo baseadas em observações e leituras de instrumentos meteorológicos.
Objetivos secundários:
- Familiarizar-se com o vocabulário relacionado à previsão do tempo.
- Entender a importância da previsão do tempo na vida cotidiana e em várias indústrias.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação através da participação em atividades práticas.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o estudo do clima e a importância de entender as mudanças climáticas. Esta revisão pode incluir conceitos como pressão atmosférica, umidade, temperatura e ventos, que são fundamentais para a previsão do tempo. (3 - 5 minutos)
-
Situações-problema: O professor então propõe duas situações que requerem a previsão do tempo. A primeira pode ser a organização de uma festa ao ar livre e a necessidade de saber se choverá ou não. A segunda pode ser a preparação para uma viagem de acampamento e a importância de saber a previsão do tempo para escolher as roupas e os equipamentos adequados. Essas situações ajudarão a contextualizar a importância da previsão do tempo. (3 - 5 minutos)
-
Contextualização: O professor explica como a previsão do tempo afeta várias indústrias e setores, como agricultura, aviação, turismo, energia e construção. Além disso, pode-se mencionar como a previsão do tempo desempenha um papel crucial em situações de emergência, como furacões, tempestades e incêndios florestais. (2 - 3 minutos)
-
Introdução ao tópico: Finalmente, o professor introduz o tópico da previsão do tempo, explicando que neste dia os alunos aprenderão como os meteorologistas preveem o tempo. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como a história da previsão do tempo, as ferramentas usadas no passado e como a previsão do tempo pode ser errada às vezes. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "Meteorologista por um dia" (10 - 15 minutos)
-
Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de cinco. Cada grupo receberá um "kit meteorológico" que contém um termômetro, um barômetro e um higrômetro (ou um conjunto deles, dependendo da disponibilidade). O professor fornecerá um conjunto de instruções para o uso desses instrumentos, incluindo como medir a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade relativa.
-
Passo a passo:
- O professor explica brevemente o que é cada instrumento no "kit meteorológico" e como eles são usados para medir diferentes aspectos do clima.
- Cada grupo recebe um conjunto de instruções e um tempo para se familiarizar com os instrumentos.
- Após a familiarização, os grupos são instruídos a realizar leituras dos instrumentos em diferentes locais dentro da sala de aula. Por exemplo, próximo a uma janela, próxima a uma porta, etc.
- Os grupos registram suas observações em um gráfico ou tabela fornecido pelo professor.
- Depois de coletar as leituras de todos os grupos, o professor guia uma discussão sobre por que as leituras podem variar em diferentes partes da sala de aula e como isso se relaciona com a previsão do tempo em uma escala maior.
-
-
Atividade "Previsão do Tempo: Desafio do Clima" (10 - 15 minutos)
-
Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos usarão as leituras de seus instrumentos meteorológicos para prever o tempo para o dia seguinte. Eles serão desafiados a prever se o dia será ensolarado, nublado, chuvoso ou com possibilidade de tempestade.
-
Passo a passo:
- Cada grupo recebe uma folha de trabalho que inclui as leituras de seus instrumentos meteorológicos, bem como uma lista de sinais comuns de mudanças no tempo (por exemplo, aumento ou diminuição da pressão atmosférica, mudanças na umidade, etc.).
- Os grupos são instruídos a usar suas leituras e a lista de sinais para fazer uma previsão do tempo para o dia seguinte. Eles devem justificar suas previsões com base em suas leituras e na lista de sinais.
- Depois que todos os grupos fizerem suas previsões, o professor revela a previsão real do tempo para o dia seguinte (que pode ser obtida a partir de um site de previsão do tempo confiável).
- Os grupos com previsões mais precisas são declarados vencedores. O professor então conduz uma discussão sobre por que algumas previsões foram mais precisas do que outras, destacando a importância de observar as mudanças no clima e de usar várias fontes de informação para fazer previsões mais precisas.
-
Estas atividades permitirão que os alunos apliquem o que aprenderam sobre previsão do tempo de uma forma prática e divertida. Além disso, eles terão a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de resolução de problemas e melhorar suas habilidades de comunicação.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)
-
Descrição: Após a Conclusão das atividades práticas, o professor conduz uma discussão em grupo para consolidar o aprendizado. Cada grupo compartilha suas previsões e as razões por trás delas. O professor orienta a conversa, incentivando os alunos a explicarem suas decisões e a compararem suas previsões com a previsão real do tempo.
-
Passo a passo:
- O professor chama um representante de cada grupo para compartilhar as previsões de seu grupo e as razões por trás delas.
- O professor faz perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos sobre as conexões entre as leituras dos instrumentos meteorológicos, a lista de sinais e a previsão do tempo.
- O professor também destaca as previsões que foram particularmente precisas ou interessantes e pede aos alunos que expliquem o raciocínio por trás delas.
- O professor, em seguida, revela a previsão real do tempo para o dia seguinte e compara com as previsões dos grupos. O professor discute as diferenças e semelhanças entre as previsões dos grupos e a previsão real do tempo, destacando os fatores que podem ter contribuído para a precisão ou imprecisão das previsões.
-
-
Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)
-
Descrição: O professor então conecta as atividades práticas com os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula. O professor reforça o conceito de previsão do tempo e explica como os instrumentos meteorológicos e a observação de sinais de mudanças do clima são usados para fazer previsões.
-
Passo a passo:
- O professor pede aos alunos que reflitam sobre como as atividades práticas os ajudaram a entender melhor a previsão do tempo.
- O professor faz perguntas para verificar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de tempo e clima, a medição de variáveis meteorológicas e a previsão do tempo.
- O professor destaca a importância da observação cuidadosa, da coleta de dados precisos e da análise crítica de informações para a previsão do tempo.
-
-
Reflexão Final (1 - 2 minutos)
-
Descrição: Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
-
Passo a passo:
- O professor explica brevemente o objetivo desta reflexão e como ela pode ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento.
- Os alunos têm um minuto para refletir silenciosamente sobre as perguntas propostas.
- O professor pode pedir voluntários para compartilhar suas reflexões com a classe, se houver tempo. Caso contrário, o professor pode encorajar os alunos a pensar sobre essas perguntas depois da aula e a compartilhar suas reflexões na próxima aula.
-
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo (2 - 3 minutos)
- O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula, destacando a definição de tempo e clima, a importância da previsão do tempo, os instrumentos meteorológicos comuns e como eles são usados para prever o tempo.
- Além disso, o professor reforça as habilidades práticas desenvolvidas pelos alunos, como a interpretação de leituras de instrumentos meteorológicos e a previsão do tempo com base nessas leituras.
-
Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos)
- O professor explica como as atividades práticas (como a "Atividade Meteorologista por um dia" e o "Desafio do Clima") permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos aprendidos de uma maneira concreta e significativa.
- O professor também destaca como a discussão em grupo após as atividades práticas ajudou a conectar a teoria com a prática, permitindo aos alunos refletir sobre a aplicação dos conceitos e a melhoria de suas habilidades de previsão do tempo.
-
Materiais extras (1 - 2 minutos)
- O professor sugere materiais de leitura adicionais ou recursos online para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre previsão do tempo. Esses materiais podem incluir livros didáticos, artigos científicos, sites de meteorologia e aplicativos de previsão do tempo.
- O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos visitem o site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para obter mais informações sobre previsão do tempo, ou que experimentem um aplicativo de previsão do tempo para comparar suas próprias previsões com as previsões do aplicativo.
-
Relevância do tópico (1 minuto)
- Para concluir a aula, o professor reforça a importância da previsão do tempo na vida cotidiana. Ele pode mencionar exemplos práticos, como a influência da previsão do tempo na decisão de que roupa usar no dia, ou na tomada de decisões de empresas e indústrias, como agricultura, turismo e aviação.
- O professor pode também destacar como a previsão do tempo desempenha um papel crucial em situações de emergência, como a preparação para tempestades, furacões e incêndios florestais.
Essa Conclusão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam durante a aula, a entender a relevância do tópico e a se motivar para aprender mais sobre previsão do tempo.