Entrar

Plano de aula de Previsão do Tempo

Ciências

Original Teachy

'EF08CI15'

Previsão do Tempo

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Previsão do Tempo

Palavras ChavePrevisão do Tempo, Ciências, 8º ano, Umidade Relativa do Ar, Deslocamento de Massas de Ar, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Mindfulness, Variáveis Meteorológicas, Modelos de Previsão, Emoções, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosCadeiras confortáveis, Espaço silencioso para prática de Mindfulness, Conjunto de dados meteorológicos fictícios, Materiais de escrita (papel e caneta), Computadores ou tablets (opcional), Quadro branco e marcadores, Projetor (opcional), Relógio ou cronômetro para controle de tempo
Códigos BNCCEF08CI15: Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema da previsão do tempo, ressaltando a importância das variáveis envolvidas e como elas afetam nosso dia a dia. Além disso, esta etapa busca promover o autoconhecimento e a compreensão emocional, ajudando os alunos a reconhecer e entender suas próprias emoções em relação ao aprendizado de novos conceitos científicos.

Objetivos Principais

1. Compreender como funciona a previsão do tempo, incluindo os principais conceitos e variáveis envolvidas, como umidade relativa do ar e deslocamento de massas de ar frio.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer e nomear emoções associadas ao entendimento e aplicação do conhecimento sobre previsão do tempo.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional será uma prática de Mindfulness voltada para o foco e a concentração. A técnica de Mindfulness ajuda os alunos a se conectarem com o momento presente, promovendo uma maior atenção e presença durante a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmes no chão e as mãos apoiadas sobre as pernas.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos ou, se preferirem, a focarem num ponto fixo à frente.

3. Oriente os alunos a respirarem profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, de forma lenta e controlada.

4. Peça aos alunos que prestem atenção à sensação de sua respiração, sentindo o ar entrando e saindo de seus pulmões.

5. Sugira que, ao inspirar, eles pensem na palavra 'calma' e, ao expirar, pensem na palavra 'tranquilidade'.

6. Instrua os alunos a continuarem essa prática por cerca de 3 a 5 minutos, mantendo o foco apenas na respiração e nas sensações do corpo.

7. Após o tempo sugerido, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e voltem sua atenção para a sala, prontos para iniciar a aula.

Contextualização do Conteúdo

A previsão do tempo é uma ferramenta essencial no nosso dia a dia. Imagine como seria sair de casa sem saber se vai chover ou fazer sol. A previsão do tempo nos ajuda a planejar nossas atividades, desde escolher a roupa adequada até decidir se é seguro viajar. Além disso, a previsão do tempo tem um papel crucial em setores como a agricultura, a aviação e a gestão de desastres naturais, ajudando a salvar vidas e a evitar prejuízos.

Compreender como a previsão do tempo funciona envolve reconhecer a importância de variáveis como a umidade relativa do ar e o deslocamento de massas de ar frio. Assim como na previsão do tempo, reconhecer e compreender nossas emoções pode nos ajudar a tomar decisões mais informadas e a lidar melhor com as situações do dia a dia. Vamos explorar como esses conceitos se interligam e como podemos aplicá-los em nossas vidas.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Previsão do Tempo

2. Definição: A previsão do tempo é o uso de técnicas científicas para prever as condições atmosféricas futuras em um local específico.

3. Importância: Essencial para planejar atividades diárias, segurança em viagens, agricultura, aviação e gestão de desastres naturais.

4. Variáveis Importantes:

5. Temperatura: Mede o quão quente ou frio está o ambiente. Importante para determinar o tipo de precipitação (chuva, neve, etc.).

6. Umidade Relativa do Ar: Mede a quantidade de vapor d'água presente no ar em relação à quantidade que ele poderia conter se estivesse saturado. Alta umidade pode indicar chuva ou neblina.

7. Pressão Atmosférica: A pressão exercida pelo peso do ar na atmosfera. Mudanças na pressão podem indicar mudanças no tempo, como a chegada de frentes frias.

8. Vento: Movimento do ar de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão. A direção e velocidade do vento ajudam a prever o movimento de sistemas meteorológicos.

9. Precipitação: Qualquer forma de água que cai do céu, como chuva, neve, granizo, etc. A quantidade e tipo de precipitação são cruciais para a previsão do tempo.

10. Massas de Ar: Grandes volumes de ar com temperatura e umidade uniformes. Podem ser quentes, frias, secas ou úmidas e influenciam drasticamente o clima de uma região.

11. Frentes Meteorológicas: Zonas de transição entre duas massas de ar de diferentes temperaturas e umidade. Podem ser frentes frias, quentes, estacionárias ou oclusas, cada uma trazendo diferentes tipos de clima.

12. Instrumentos Meteorológicos: Termômetros, higrômetros, barômetros, anemômetros, pluviômetros e radares meteorológicos são usados para medir as variáveis mencionadas.

13. Modelos de Previsão: Usam dados coletados por instrumentos e satélites para simular as condições atmosféricas futuras usando supercomputadores.

14. Exemplo Analógico: Comparar a previsão do tempo com a previsão de eventos em nossas vidas. Assim como usamos dados e padrões para prever o tempo, usamos nossa experiência e conhecimento para prever como nos sentiremos e reagiremos em situações futuras.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

Simulação de Previsão do Tempo

Os alunos serão divididos em grupos e receberão dados meteorológicos fictícios. Eles precisarão analisar esses dados para fazer uma previsão do tempo para os próximos dias e apresentar suas previsões para a turma.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribua para cada grupo um conjunto de dados meteorológicos fictícios (incluindo temperatura, umidade, pressão, velocidade e direção do vento, e tipo de precipitação).

3. Peça aos grupos que analisem os dados e façam uma previsão do tempo para os próximos 3 dias.

4. Oriente os alunos a preparar uma apresentação breve (5 minutos) explicando sua previsão e os dados que usaram para chegar a ela.

5. Cada grupo deve apontar um porta-voz para apresentar suas conclusões para a turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, guie uma discussão em grupo usando o método RULER para promover o feedback socioemocional. ️ Reconheça as emoções envolvidas durante a análise e apresentação dos dados. Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade e se houve momentos de frustração ou satisfação. 易 Compreenda as causas dessas emoções, discutindo como a complexidade dos dados ou a colaboração em equipe impactaram suas emoções. ️ Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a identificar sentimentos como ansiedade, entusiasmo ou orgulho. ️ Expresse as emoções de maneira adequada, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e como lidaram com os desafios.  Regule as emoções, discutindo estratégias que os alunos usaram ou poderiam usar para manter a calma e a concentração durante a atividade. Este processo ajudará os alunos a refletirem sobre suas experiências emocionais e a desenvolverem habilidades socioemocionais. 

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugira aos alunos que escrevam um parágrafo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, promova uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências, destacando os momentos de maior dificuldade e as estratégias utilizadas para manter a calma e a concentração. Incentive a honestidade e a abertura, criando um ambiente seguro e acolhedor para que todos se sintam confortáveis em compartilhar suas vivências.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções e comportamentos, os alunos podem desenvolver uma maior compreensão de si mesmos e aprimorar suas habilidades de autogestão, aplicando essas lições em contextos futuros, tanto acadêmicos quanto pessoais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo estudado. Explique que uma meta pessoal pode ser, por exemplo, melhorar a capacidade de trabalhar em equipe, enquanto uma meta acadêmica pode ser entender melhor como a umidade relativa do ar afeta a previsão do tempo. Incentive os alunos a escreverem essas metas e a compartilharem com a turma, se sentirem confortáveis.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Compreender profundamente a importância das variáveis meteorológicas na previsão do tempo.

2. Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe de maneira eficaz.

3. Aprimorar a capacidade de análise e interpretação de dados meteorológicos.

4. Melhorar a habilidade de comunicação ao apresentar informações científicas.

5. Aplicar estratégias de regulação emocional em situações de aprendizado desafiadoras. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras e realistas, os alunos ganham um senso de direção e motivação para continuar aprimorando suas habilidades e conhecimentos, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies