Entrar

Plano de aula de Reprodução: Plantas e Animais

Ciências

Original Teachy

'EF08CI07'

Reprodução: Plantas e Animais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Reprodução: Plantas e Animais

Palavras ChaveReprodução, Polinização, Fertilização, Reprodução Sexual, Reprodução Assexuada, Plantas, Animais, Metodologia Digital, Redes Sociais, Tecnologia, Colaboração, Criatividade, Ciências, Gamificação, Investigação
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Conta em redes sociais (Instagram ou TikTok), Ferramentas de criação de jogos online (Scratch ou similar), Ferramentas de edição de texto e apresentação (Google Docs, PowerPoint), Imagens e vídeos sobre polinização e reprodução animal, Materiais físicos para apoio (cadernos, canetas)
Códigos BNCCEF08CI07: Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa visa esclarecer os objetivos centrais da aula, garantindo que os alunos tenham um entendimento claro sobre o que será aprofundado e explorado durante a sessão. Ao traçar os objetivos principais e, se necessário, secundários, a aula se torna mais focada e orientada para resultados específicos de aprendizado.

Objetivos principais:

1. Compreender os principais mecanismos reprodutivos de plantas, como a polinização e dispersão de sementes.

2. Entender a reprodução sexual em animais, envolvendo a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.

Objetivos secundários:

  1. Identificar as diferenças entre a reprodução assexuada e sexual em plantas e animais.
  2. Explorar exemplos reais e modernos de reprodução em plantas e animais, utilizando tecnologias digitais.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Esta etapa visa engajar os alunos e prepará-los para a aula, estimulando sua curiosidade e conectando o tema com a realidade digital que eles vivem. Ao promover uma busca ativa por informações e um debate inicial, os alunos serão motivados a participar de maneira mais ativa nas atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Inicie a aula falando sobre a diversidade e complexidade dos mecanismos de reprodução em plantas e animais. Explique brevemente como a reprodução é fundamental para a continuidade das espécies e a diversidade genética. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre a reprodução em plantas ou animais e compartilhar com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Por que a reprodução é essencial para a sobrevivência das espécies?

2. Quais são as principais diferenças entre a reprodução sexual e assexuada?

3. Como as plantas utilizam o vento, água ou animais para polinizar?

4. Quais são alguns exemplos de estratégias reprodutivas únicas em animais?

5. Como a tecnologia moderna pode ajudar a entender melhor a reprodução em plantas e animais?

Desenvolvimento

Duração: 80 a 90 minutos

Esta etapa visa consolidar e aplicar os conhecimentos sobre os mecanismos reprodutivos de plantas e animais de maneira prática e interativa, utilizando tecnologias digitais para engajar e motivar os alunos. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolverão habilidades de colaboração, pesquisa e comunicação, além de aprofundarem seus conhecimentos de ciências.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influencers da Natureza: Campanha de Polinização 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Compreender e explicar o processo de polinização de maneira criativa e interativa, utilizando ferramentas e linguagens digitais comuns aos alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão uma campanha de mídia social para promover a polinização das plantas. Utilizando redes sociais como Instagram ou TikTok, os grupos criarão postagens, vídeos e stories que expliquem a importância da polinização e as maneiras pelas quais as plantas atraem polinizadores.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma planta específica e pesquisará como ela realiza a polinização.

  • Os alunos criarão uma conta fictícia de uma rede social para representar a planta.

  • Produzam conteúdos variados (posts, vídeos, stories) que expliquem o processo de polinização, utilizando imagens e vídeos disponíveis na internet ou criados por eles mesmos.

  • Os grupos devem interagir entre si, comentando nas postagens uns dos outros e compartilhando informações adicionais.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua campanha para a turma, destacando os pontos mais importantes e as interações realizadas.

Atividade 2 -  CSI: Investigação da Reprodução Animal 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Explorar e compreender os diferentes comportamentos reprodutivos em animais através de investigação e pesquisa digital, desenvolvendo habilidades de análise e apresentação.

- Descrição: Os alunos se tornarão detetives digitais para investigar diferentes casos de reprodução em animais. Cada grupo receberá um 'caso' para resolver, envolvendo um animal específico e seu comportamento reprodutivo. Eles devem criar um relatório digital detalhando suas descobertas e apresentá-las à turma.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um 'caso' para cada grupo, descrevendo um animal e um enigma sobre seu comportamento reprodutivo.

  • Os grupos utilizarão seus celulares e computadores para pesquisar informações científicas sobre o animal e resolver o enigma.

  • Cada grupo criará um relatório digital (usando ferramentas como Google Docs ou PowerPoint) que inclua imagens, vídeos e gráficos que ilustrem suas descobertas.

  • Os grupos devem apresentar seus relatórios para a turma, explicando como resolveram o enigma e o que aprenderam sobre a reprodução do animal investigado.

Atividade 3 -  Gamificando a Reprodução: Jogo de Estratégia 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos processos reprodutivos através da criação de jogos interativos, incentivando a colaboração, a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um jogo digital usando plataformas como Scratch ou outras ferramentas de criação de jogos online. O jogo deve simular os processos de polinização em plantas ou a reprodução sexual em animais, com diferentes níveis de dificuldade e desafios.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Os grupos escolherão entre criar um jogo que simula a polinização em plantas ou a reprodução sexual em animais.

  • Utilizando ferramentas online, como Scratch, os grupos desenvolverão um jogo interativo que inclua níveis e desafios baseados nos processos reprodutivos estudados.

  • Os grupos devem testar seus jogos entre si, fornecendo feedback e aprimorando suas criações.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu jogo para a turma e permitirá que os colegas joguem e avaliem a experiência.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

Esta etapa visa consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões coletivas. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de comparar diferentes abordagens e estratégias, além de receberem feedback construtivo que pode enriquecer seu processo de aprendizado. O feedback 360° promove uma cultura de colaboração e desenvolvimento contínuo, onde os alunos aprendem uns com os outros de maneira respeitosa e construtiva.

Discussão em Grupo

[Discussão em Grupo]  Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilhe o que aprendeu ao realizar suas atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Convide cada grupo a apresentar um resumo de sua atividade, destacando os principais aprendizados e as estratégias utilizadas para resolver os desafios. Questione os alunos sobre os fatores que mais chamaram sua atenção nas diferentes formas de reprodução. Incentive os alunos a compararem as estratégias de polinização das plantas com os comportamentos reprodutivos dos animais investigados. Pergunte se houve algo que os surpreendeu durante as pesquisas e a criação de conteúdo digital.

Reflexões

1. Como as tecnologias digitais ajudaram a compreender melhor os mecanismos de reprodução em plantas e animais? 2. Quais são as semelhanças e diferenças mais notáveis entre a reprodução em plantas e em animais? 3. De que forma a criação de conteúdo digital (postagens, vídeos, jogos) facilitou o aprendizado sobre os processos reprodutivos?

Feedback 360°

[Feedback 360°]  Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback de seus colegas do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando frases como: 'Eu achei interessante quando você...' ou 'Seria útil se você pudesse...'. Insista na importância de focar em sugestões que ajudem a melhorar a colaboração e o processo de aprendizado em atividades futuras.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade da Conclusão

Esta etapa tem o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos, reforçando os pontos principais de forma criativa e relevante. Ao conectar o conteúdo da aula com o mundo atual e suas aplicações práticas, busca-se proporcionar uma compreensão mais profunda e duradoura nos alunos, motivando-os a continuar explorando e aprendendo sobre os fenômenos naturais.

Resumo

 Resumo Divertido: TikTok Style! 

E aí, galera!  No TikTok da ciência de hoje, vimos como plantas e animais garantem a continuação das espécies através da reprodução. Aprendemos que as plantas usam várias técnicas de polinização, como a ajuda dos insetos , vento  ou até mesmo a água . Já animais têm um processo mais particular, envolvendo a fertilização de um óvulo por um espermatozoide 溺. Ah, e não podemos esquecer das estratégias criativas que cada organismo usa para se reproduzir e perpetuar suas espécies! ✨

No Mundo

 Conexão com o Mundo Atual

A aula de hoje nos mostrou que a reprodução não é apenas um processo biológico, mas também está intrinsecamente ligada à biodiversidade e sustentabilidade do nosso planeta. Com a tecnologia moderna, como drones para polinização artificial e a pesquisa genética avançada, conseguimos entender e até mesmo ajudar na reprodução de diversas espécies. A natureza e a tecnologia estão mais conectadas do que nunca! 

Na Prática

️ Importância no Dia a Dia

Compreender os mecanismos de reprodução é crucial não só para o conhecimento científico, mas também para áreas como agricultura, conservação ambiental e até medicina. A polinização afeta diretamente a produção de alimentos 復, enquanto o estudo da reprodução animal pode nos ajudar na preservação de espécies em extinção e na biotecnologia. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies