Entrar

Plano de aula de Danças de salão

Educação Física

Original Teachy

'EF89EF12'

Danças de salão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introdução ao mundo das danças de salão:

    • Compreender o que são danças de salão e a sua importância cultural e social.
    • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes tipos de danças de salão e suas principais características.
  2. Conhecer os principais tipos de danças de salão:

    • Identificar e diferenciar os principais tipos de danças de salão, como salsa, samba, tango, entre outros.
    • Compreender as particularidades de cada dança, incluindo a sua origem, história, trajes típicos, e passos básicos.
  3. Desenvolver habilidades práticas:

    • Aprender passos básicos de diferentes danças de salão.
    • Desenvolver a coordenação motora e o ritmo ao praticar os passos aprendidos.

Objetivos secundários:

  • Estimular a apreciação e o respeito pela diversidade cultural, através do estudo das danças de salão de diferentes países e regiões.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe, uma vez que as danças de salão são tipicamente realizadas por pares.
  • Incentivar a prática de atividade física de forma lúdica e prazerosa.

Introdução (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios:

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos de ritmo, coordenação motora, e a importância da atividade física para a saúde, que foram previamente estudados. Essa revisão é importante para garantir que os alunos tenham o conhecimento necessário para compreender os novos conceitos que serão abordados na aula.
  2. Situações problemas:

    • O professor propõe aos alunos duas situações problemas para despertar o interesse na aula. A primeira situação é: "Imagine que você está em uma festa cultural onde várias danças de salão são apresentadas. Como você poderia identificar qual dança está sendo executada?". A segunda situação é: "Vocês já ouviram falar no termo 'dança de salão'. O que vocês acham que isso significa?".
  3. Contextualização:

    • O professor explica que as danças de salão são um importante aspecto da cultura de muitos países e regiões. Além disso, elas são uma forma de expressão artística e um meio de socialização, uma vez que geralmente são realizadas por pares. O professor pode citar exemplos de festivais de dança de salão ao redor do mundo para ilustrar a importância e a relevância do tema.
  4. Introdução do tópico:

    • O professor introduz o tópico da aula de forma atraente, compartilhando curiosidades e fatos interessantes sobre as danças de salão. Por exemplo, o professor pode mencionar que o tango, uma das danças de salão mais populares, tem origem na Argentina e no Uruguai e que foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Outra curiosidade que pode ser compartilhada é que a salsa, uma dança de salão de origem cubana, tem influências de ritmos africanos, caribenhos e europeus.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Mapa das Danças de Salão" (10 - 12 minutos)

    • Descrição da atividade: Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 integrantes. Cada grupo receberá um mapa-múndi em branco e um conjunto de fichas que contém informações sobre diferentes tipos de danças de salão e seus países de origem. O objetivo da atividade é que os alunos coloquem as fichas nos locais corretos do mapa, identificando a origem de cada dança. Para isso, eles deverão analisar as informações nas fichas, como o nome da dança, a descrição de seus principais passos, e os trajes típicos usados. O professor circulará pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário.
    • Passo a passo:
      1. O professor divide a sala em grupos e distribui os materiais (mapa em branco e fichas).
      2. Os alunos analisam as informações nas fichas e discutem em grupo onde cada dança deve ser colocada no mapa.
      3. Após a discussão, os alunos decidem juntos onde colocar cada ficha no mapa.
      4. O professor vai até cada grupo para verificar se as fichas foram colocadas corretamente e para esclarecer quaisquer dúvidas.
      5. A atividade termina com uma breve apresentação de cada grupo, no qual eles explicam por que decidiram colocar cada dança em determinado local do mapa.
  2. Atividade 2: "Dança das cadeiras coreografada" (10 - 12 minutos)

    • Descrição da atividade: Ainda em grupos, os alunos irão criar uma coreografia de dança de salão utilizando a estrutura de uma brincadeira de "Dança das Cadeiras". Cada grupo receberá uma música de dança de salão e deverá criar uma sequência de passos que se encaixe na música. A brincadeira consiste em que, a cada pausa na música, os alunos precisam encontrar um novo par para continuar a coreografia, como na brincadeira de "Dança das Cadeiras". O professor fornecerá um espaço amplo na sala de aula para a realização da atividade.
    • Passo a passo:
      1. Os alunos escolhem uma música de dança de salão de sua preferência.
      2. Em seguida, eles criam uma sequência de passos que se encaixe na música.
      3. O professor demonstra como a brincadeira de "Dança das Cadeiras" funciona, e os alunos adaptam a sua coreografia para incluir essa dinâmica.
      4. Cada grupo ensaia a sua coreografia por alguns minutos.
      5. Finalmente, os grupos apresentam as suas coreografias para a sala, com o professor pausando a música em momentos aleatórios para a troca de pares.
  3. Atividade 3: "Criação de Dança de Salão" (5 - 6 minutos)

    • Descrição da atividade: Os alunos, ainda em seus grupos, terão a oportunidade de criar uma dança de salão própria. Eles deverão escolher um tipo de dança que estudaram e criar uma coreografia curta, utilizando os passos básicos dessa dança. O professor fornecerá um tempo para a criação e, em seguida, cada grupo apresentará a sua dança para a turma.
    • Passo a passo:
      1. Os alunos escolhem o tipo de dança que irão trabalhar.
      2. Eles discutem em grupo e decidem os passos básicos que irão incluir na coreografia.
      3. Os alunos ensaiam a sua coreografia.
      4. Finalmente, cada grupo apresenta a sua dança para a turma.

Essas atividades permitem que os alunos apliquem os conceitos aprendidos de uma maneira lúdica e criativa, promovendo o trabalho em equipe, a coordenação motora, e a apreciação pela diversidade cultural.

Retorno (7 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor convida um representante de cada grupo para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades em grupo. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar suas descobertas.
    • As apresentações devem ser focadas em como os alunos conseguiram identificar as danças de salão com base nas informações das fichas na atividade 1, as estratégias utilizadas para criar a coreografia na atividade 2, e as características da dança que escolheram para criar a coreografia na atividade 3.
    • O professor faz perguntas para aprofundar a discussão e garantir que todos os alunos estejam compreendendo o conteúdo. Por exemplo: "Como vocês decidiram onde colocar cada dança no mapa? Quais características da dança vocês consideraram ao criar a coreografia?".
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor faz uma recapitulação das atividades, destacando como elas se conectam com a teoria discutida na Introdução da aula. O professor pode mencionar, por exemplo, como a atividade 1 ajudou os alunos a identificar as características das diferentes danças de salão, e como a atividade 3 permitiu que eles aplicassem essas características na criação de suas próprias coreografias.
    • O professor também pode destacar as habilidades que foram desenvolvidas durante as atividades, como a coordenação motora, o trabalho em equipe, e a apreciação pela diversidade cultural.
  3. Reflexão individual (1 - 2 minutos):

    • O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Essa reflexão individual permite que os alunos consolidem o que aprenderam e identifiquem quaisquer áreas que ainda não entendam completamente.
  4. Feedback e encerramento (1 minuto):

    • O professor encerra a aula pedindo aos alunos que compartilhem suas reflexões, perguntas ou comentários. Elogios são feitos aos grupos que se destacaram na atividade de criação de dança de salão.
    • O professor agradece a participação de todos e reforça a importância das danças de salão como uma forma de expressão artística e socialização.

Este Retorno é um momento crucial para consolidar o aprendizado, esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos importantes. Além disso, permite ao professor avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes para futuras aulas, se necessário.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos):

    • O professor faz uma recapitulação dos principais pontos abordados durante a aula, relembrando os diferentes tipos de danças de salão estudados, suas características distintas, e a importância cultural e social das danças de salão.
    • Ele também reforça as habilidades práticas desenvolvidas, como a coordenação motora, o ritmo, o trabalho em equipe e a apreciação pela diversidade cultural.
    • Isso é feito de forma concisa, mas abrangente, para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor explica como a aula conectou a teoria (o estudo das diferentes danças de salão), a prática (a realização das atividades de criação de coreografias) e as aplicações (a capacidade de identificar e apreciar diferentes danças de salão em contextos reais).
    • Ele destaca como a compreensão teórica permitiu que os alunos aplicassem seus conhecimentos na prática, e como as atividades práticas reforçaram a compreensão da teoria.
    • Além disso, o professor ressalta como as habilidades desenvolvidas na aula têm aplicações práticas em situações do dia a dia, como em festas, eventos culturais, ou mesmo em brincadeiras entre amigos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre danças de salão. Esses materiais podem incluir livros, documentários, vídeos de performances, tutoriais de passos de dança, entre outros.
    • Ele pode, por exemplo, recomendar um documentário sobre a história do tango, um livro que explora a influência africana na salsa, ou um vídeo tutorial de passos básicos de samba.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor reforça a importância das danças de salão no dia a dia, destacando como elas ajudam a promover a socialização, a atividade física, a expressão artística e a apreciação pela diversidade cultural.
    • Ele também pode mencionar como o conhecimento adquirido na aula pode ser útil em diferentes situações, como em viagens para países onde as danças de salão são populares, em festas ou eventos culturais, ou mesmo em atividades de lazer com amigos e familiares.
    • O professor conclui a aula reforçando a importância do respeito pela diversidade cultural e da valorização das diferentes formas de expressão artística, como as danças de salão.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies