Entrar

Plano de aula de Danças de salão

Educação Física

Original Teachy

'EF89EF12'

Danças de salão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao mundo das danças de salão, proporcionando a compreensão de que essas danças são uma forma de expressão cultural, social e de lazer. Isso será feito através da apresentação de vídeos e imagens de diferentes danças de salão, contextualizando-as em seus respectivos contextos históricos e culturais.

  2. Desenvolver a percepção e o respeito pelos diferentes ritmos e estilos de dança de salão. O professor irá discutir a importância de respeitar e valorizar as diferenças, tanto na dança quanto na vida cotidiana. Isso será feito através de atividades práticas onde os alunos serão incentivados a experimentar diferentes ritmos e estilos de dança.

  3. Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades de dança, promovendo a socialização, a cooperação e o respeito mútuo. O professor irá enfatizar a importância do trabalho em equipe na dança de salão e como essa habilidade pode ser aplicada em outras áreas da vida.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a consciência corporal e o equilíbrio através das atividades de dança.
  • Estimular a criatividade e a expressão pessoal através da dança.
  • Incentivar a prática de atividade física de forma lúdica e prazerosa.

Nesta etapa, o professor irá compartilhar os Objetivos da aula com os alunos, garantindo que todos compreendam o que será abordado e quais são as expectativas de aprendizado. Além disso, o professor também pode solicitar aos alunos que compartilhem suas expectativas e interesses em relação ao assunto, a fim de personalizar a aula de acordo com as necessidades e interesses da turma.

Introdução (10 - 15 minutos)

O professor irá iniciar a aula com uma breve revisão dos conceitos de dança e da importância do movimento corporal para a saúde e o bem-estar. Ele pode relembrar os diferentes tipos de dança que foram estudados anteriormente, destacando as danças que envolvem um parceiro e que são mais comuns em festas e eventos sociais.

  1. Situação problema 1: Onde e como se dança de salão? O professor pode iniciar a aula propondo aos alunos uma reflexão sobre onde e como eles já viram ou ouviram falar de danças de salão. Ele pode pedir que os alunos compartilhem suas experiências pessoais, se já dançaram em alguma ocasião ou se já assistiram a alguma apresentação.

  2. Situação problema 2: Qual a importância da dança de salão na sociedade atual? O professor pode propor aos alunos que pensem sobre a importância da dança de salão na sociedade atual. Ele pode questionar se eles acreditam que a dança de salão ainda é relevante nos dias de hoje e por quê.

  3. Situação problema 3: Como a dança de salão pode contribuir para o Desenvolvimento pessoal? O professor pode também questionar como a dança de salão pode contribuir para o Desenvolvimento pessoal. Ele pode pedir que os alunos reflitam sobre quais habilidades podem ser adquiridas ou aprimoradas através da prática da dança de salão.

Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do estudo das danças de salão, explicando que além de ser uma forma de expressão cultural e artística, a dança de salão também promove a socialização, o respeito mútuo, a disciplina, a coordenação motora, a consciência corporal, entre outros benefícios.

Para captar a atenção dos alunos e despertar o interesse pelo assunto, o professor pode apresentar duas curiosidades sobre a dança de salão:

  1. Curiosidade 1: O professor pode contar que a dança de salão, como é conhecida hoje, teve origem na Europa no século XVI, e que naquela época era comum que as pessoas dançassem em salões, castelos e palácios, daí o nome "dança de salão".

  2. Curiosidade 2: O professor pode também compartilhar que a dança de salão é considerada uma atividade física completa, que pode queimar até 400 calorias em uma hora de dança, além de melhorar a postura, a coordenação motora e a flexibilidade.

Ao final da Introdução, os alunos devem estar curiosos e motivados para aprender mais sobre a dança de salão.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Dançando com as cadeiras (10 - 12 minutos)

    • O professor irá organizar a sala de aula em fileiras de cadeiras, deixando um corredor no centro. Cada fileira deve ter, no máximo, 5 cadeiras.
    • Em cada fileira, o professor irá designar um ritmo de dança de salão. Pode ser samba, tango, salsa, valsa, entre outros.
    • Os alunos irão se posicionar atrás das cadeiras, cada um em uma cadeira, de frente para o corredor central.
    • A música correspondente ao ritmo de dança de cada fileira será iniciada, e os alunos deverão dançar de maneira livre, mas respeitando o espaço das cadeiras.
    • A cada troca de música, os alunos irão circular para a próxima cadeira, de forma que, ao final da atividade, todos tenham dançado os diferentes ritmos.
    • Durante a atividade, o professor irá circular pela sala, observando a postura, o movimento e o respeito ao espaço dos colegas.
  2. Atividade 2: Criando a coreografia (10 - 12 minutos)

    • Após a primeira atividade, o professor irá selecionar um ritmo de dança de salão para a turma toda.
    • Os alunos serão divididos em grupos de 5 e irão receber a tarefa de criar uma pequena coreografia para o ritmo selecionado.
    • Cada grupo terá 5 minutos para discutir e planejar a coreografia, levando em consideração os passos básicos do ritmo, a postura, a movimentação no espaço e a interação entre os dançarinos.
    • Após o planejamento, os grupos irão ensaiar a coreografia por mais 5 minutos. O professor irá circular pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário.
    • Ao final do tempo, cada grupo irá apresentar a sua coreografia para a turma. O professor e os colegas irão observar e comentar, valorizando a criatividade e a expressão pessoal.
  3. Atividade 3: Dançando a coreografia (5 - 7 minutos)

    • Após todas as apresentações, o professor irá escolher uma ou duas coreografias para a turma aprender e dançar em conjunto.
    • O professor irá demonstrar os passos da coreografia selecionada, e os alunos irão seguir, repetindo os passos.
    • A música correspondente ao ritmo da coreografia será iniciada, e os alunos irão dançar a coreografia em conjunto.
    • Durante a dança, o professor irá circular pela sala, observando e corrigindo os passos conforme necessário.

Estas atividades têm como objetivo permitir que os alunos experimentem diferentes ritmos e estilos de dança de salão de forma lúdica e prazerosa. Além disso, as atividades em grupo promovem a socialização, a cooperação e o respeito mútuo, habilidades essenciais na dança de salão. Ao final do Desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda e prática sobre a dança de salão, além de terem desenvolvido habilidades de coordenação motora, consciência corporal, respeito ao espaço e criatividade.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor irá chamar cada grupo para apresentar brevemente a coreografia que criaram. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar.
    • Durante as apresentações, o professor irá encorajar os outros alunos a fazerem comentários construtivos sobre a coreografia apresentada, valorizando a criatividade e o esforço dos colegas.
    • O professor também irá fazer perguntas direcionadas a cada grupo para que eles possam compartilhar as dificuldades que encontraram durante o processo de criação e como as superaram.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Após todas as apresentações, o professor irá fazer uma breve recapitulação da aula, relembrando os diferentes ritmos de dança de salão que foram explorados e as características de cada um.
    • O professor irá então fazer a conexão entre a teoria e a prática, explicando como os passos básicos de cada ritmo foram utilizados na criação das coreografias e como a postura, o movimento e a interação entre os dançarinos foram considerados.
    • O professor também irá destacar as habilidades que foram desenvolvidas durante a aula, como a coordenação motora, a consciência corporal, o respeito ao espaço e a criatividade.
  3. Reflexão individual (3 - 4 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor irá propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele irá fazer perguntas como:
      1. Qual foi o ritmo de dança de salão que mais gostou e por quê?
      2. Quais foram as principais dificuldades que encontrou ao criar a coreografia em grupo?
      3. Como a dança de salão pode contribuir para o Desenvolvimento pessoal?
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre cada pergunta. Após a reflexão, o professor irá convidar os alunos a compartilharem suas respostas, se desejarem.
    • O professor irá valorizar todas as respostas, ressaltando a importância da reflexão e do autoconhecimento para o processo de aprendizado.

Esta etapa de Retorno é fundamental para consolidar o aprendizado e para que os alunos possam refletir sobre as habilidades e conhecimentos adquiridos. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual permitem que os alunos expressem suas opiniões e sentimentos, fortalecendo a conexão com o conteúdo e estimulando a autoconfiança e a autoestima.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão fazendo um breve resumo dos principais pontos da aula. Ele pode relembrar os diferentes ritmos de dança de salão que foram explorados, as características de cada um, e as principais habilidades que foram desenvolvidas durante as atividades, como a coordenação motora, a consciência corporal, o respeito ao espaço e a criatividade.
    • Ele também pode recapitular as curiosidades e informações históricas apresentadas no início da aula, reforçando a importância cultural e social das danças de salão.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode destacar como os passos básicos de cada ritmo de dança foram aplicados na criação das coreografias, e como as atividades em grupo promoveram a socialização, a cooperação e o respeito mútuo, habilidades que podem ser aplicadas em diferentes situações da vida.
    • O professor pode também mencionar como a dança de salão, além de ser uma forma de expressão cultural e artística, também é uma atividade física completa que traz benefícios para a saúde e o bem-estar.
  3. Materiais complementares (1 minuto):

    • Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais de estudo adicionais. Ele pode indicar livros, documentários, sites e vídeos online que abordem mais profundamente os diferentes ritmos de dança de salão, a história da dança de salão, e as técnicas e passos básicos de cada ritmo.
    • Além disso, o professor pode também sugerir que os alunos pratiquem em casa os passos básicos dos ritmos de dança de salão que mais gostaram, assistindo a vídeos tutoriais ou seguindo playlists de dança no YouTube ou em aplicativos de música.
  4. Importância do assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo das danças de salão. Ele pode argumentar que além de ser uma forma divertida e saudável de se exercitar, a dança de salão promove a socialização, o respeito mútuo, a disciplina, a coordenação motora, a consciência corporal, a criatividade, entre outros benefícios.
    • O professor pode também destacar que a dança de salão é uma importante manifestação cultural e artística, que reflete a história e a diversidade cultural de diferentes povos e regiões. Por isso, entender e valorizar as danças de salão é também uma forma de valorizar e respeitar a diversidade cultural.

A Conclusão da aula é uma etapa importante para consolidar o aprendizado, reforçar a conexão entre a teoria e a prática, e motivar os alunos a continuar estudando e praticando o assunto. Além disso, ao sugerir materiais complementares e ressaltar a importância do assunto, o professor estimula o interesse dos alunos e aprofunda a compreensão sobre a relevância das danças de salão.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies