Entrar

Plano de aula de Danças de salão

Educação Física

Original Teachy

'EF89EF12'

Danças de salão

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Danças de salão

Palavras ChaveDança de Salão, Educação Física, Samba de Gafieira, Forró, Lambada, Salsa, Tango, Valsa, Atividades Práticas, Trabalho em Equipe, Expressão Cultural, Mercado de Trabalho, Coordenação, Ritmo, História da Dança
Materiais NecessáriosVídeo de apresentação de dança de salão, Espaço amplo para prática, Aparelho de som, Músicas específicas para cada tipo de dança (samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango, valsa), Roupas confortáveis para dança, Material de pesquisa (livros, internet), Caderno e caneta para anotações
Códigos BNCCEF89EF12: Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.; EF89EF13: Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.; EF89EF14: Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.; EF89EF15: Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão inicial e abrangente sobre a modalidade dança de salão, suas características e variedades. Este conhecimento é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas nas próximas etapas da aula. Além disso, a introdução ao contexto cultural e às regras das diferentes danças de salão prepara os alunos para uma melhor conexão com o mercado de trabalho, onde a dança pode ser uma habilidade valorizada em diversas áreas, como entretenimento, eventos e educação física.

Objetivos principais:

1. Introduzir a modalidade dança de salão e suas principais características.

2. Apresentar as regras básicas e os tipos de dança de salão, como samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango e valsa.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse dos alunos pela dança como forma de atividade física e expressão cultural.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão inicial e abrangente sobre a modalidade dança de salão, suas características e variedades. Este conhecimento é essencial para o desenvolvimento de habilidades práticas nas próximas etapas da aula. Além disso, a introdução ao contexto cultural e às regras das diferentes danças de salão prepara os alunos para uma melhor conexão com o mercado de trabalho, onde a dança pode ser uma habilidade valorizada em diversas áreas, como entretenimento, eventos e educação física.

Contextualização

A dança de salão é muito mais do que apenas movimentos coordenados entre um casal. Ela representa uma rica herança cultural que se desenvolveu ao longo dos anos e se manifestou em diversas formas ao redor do mundo. Desde os salões de baile elegantes da Europa até as festas vibrantes nas ruas da América Latina, cada estilo de dança de salão conta uma história e reflete os costumes e tradições de uma época e lugar específicos.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a dança de salão tem sido uma habilidade valorizada em muitas áreas profissionais? Nos setores de entretenimento e eventos, por exemplo, dançarinos de salão são frequentemente contratados para performances em shows, casamentos e festas corporativas. Além disso, a dança de salão é uma excelente atividade física que promove coordenação, ritmo e trabalho em equipe, habilidades que são altamente apreciadas em diversos campos de trabalho, incluindo educação física e terapias corporais.

Atividade Inicial

Inicie a aula com uma pergunta provocadora: 'Vocês sabiam que alguns dançarinos de salão ganham a vida viajando pelo mundo e se apresentando em eventos internacionais?' Em seguida, mostre um vídeo curto de uma apresentação de dança de salão em um grande evento para ilustrar o impacto e a beleza desta arte.

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão aprofundada e prática das danças de salão. Ao envolver os alunos em atividades práticas e reflexivas, eles poderão internalizar melhor os conceitos aprendidos e aplicar suas novas habilidades em situações reais. Além disso, a prática de grupo e a apresentação promovem habilidades sociais e de trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Tópicos a Abordar

  1. História e origem das danças de salão
  2. Características e regras das principais danças de salão: samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango e valsa
  3. Benefícios físicos e culturais da prática de danças de salão
  4. Aplicações profissionais e de mercado das danças de salão

Reflexões Sobre o Tema

Estimule os alunos a refletirem sobre como a dança de salão pode ser mais do que apenas uma atividade física ou de lazer. Pergunte como eles acham que essas danças podem ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional, e quais habilidades importantes podem ser adquiridas através da prática regular dessas danças. Encoraje-os a pensar em situações reais onde a dança de salão poderia ser uma vantagem competitiva ou uma forma de expressão cultural significativa.

Mini Desafio

Oficina Prática de Danças de Salão

Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo será responsável por aprender e apresentar um dos tipos de dança de salão mencionados. Eles deverão pesquisar, praticar os passos básicos e criar uma pequena coreografia para apresentar aos colegas.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos menores, designando para cada grupo uma das danças: samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango e valsa.
  2. Cada grupo deverá realizar uma breve pesquisa sobre a dança que lhes foi atribuída, focando na sua origem, características principais e passos básicos.
  3. Proporcione um espaço adequado e seguro para a prática dos movimentos.
  4. Oriente os grupos a praticarem os passos básicos e a desenvolverem uma pequena coreografia (1-2 minutos) que será apresentada ao restante da turma.
  5. Facilite a prática, oferecendo suporte técnico e correções quando necessário.
  6. Após a preparação, cada grupo apresentará sua coreografia aos demais alunos. Encoraje a turma a fornecer feedback construtivo.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas de dança, promover o trabalho em equipe e facilitar a compreensão das características específicas de cada tipo de dança de salão.

Duração: 40 - 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva a origem e as principais características do tango.
  2. Explique como a dança de salão pode contribuir para o desenvolvimento físico e mental.
  3. Liste três áreas profissionais onde a dança de salão pode ser uma habilidade valorizada e justifique sua resposta.
  4. Quais são os passos básicos do forró? Descreva-os.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma síntese dos conteúdos abordados, garantindo que os alunos compreendam a importância do que foi aprendido. Ao promover a reflexão e a discussão, os alunos podem internalizar melhor os conceitos e entender suas aplicações práticas, tanto no contexto pessoal quanto profissional. Essa etapa também visa reforçar a conexão entre teoria e prática, mostrando como o conhecimento adquirido pode ser utilizado em situações reais.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos, incentivando-os a refletirem sobre os conceitos aprendidos e compartilharem suas experiências durante a oficina prática. Pergunte como eles se sentiram ao praticar cada tipo de dança de salão, quais foram os desafios enfrentados e o que consideraram mais interessante ou difícil. Incentive os alunos a pensar em maneiras de aplicar o que aprenderam em situações reais, seja em eventos sociais, na educação física ou como uma habilidade complementar ao mercado de trabalho. Encoraje-os a discutir como a dança pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional, e quais habilidades importantes foram desenvolvidas, como coordenação, ritmo, trabalho em equipe e expressão cultural.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, destacando a diversidade e a riqueza cultural das danças de salão. Relembre os alunos sobre os diferentes estilos abordados, como samba de gafieira, forró, lambada, salsa, tango e valsa, e suas características e regras principais. Enfatize a importância da prática e como cada dança tem uma história única e um conjunto de movimentos específicos.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática, ajudando os alunos a entenderem não apenas os passos e técnicas das danças de salão, mas também suas aplicações culturais e profissionais. Ressalte a importância do aprendizado prático e como ele pode ser uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Finalize destacando a relevância do tema para o dia a dia, seja como uma atividade física que promove o bem-estar, uma forma de expressão cultural ou uma habilidade profissional valorizada em diversas áreas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies