Entrar

Plano de aula de África: Características Socioeconômicas

Geografia

Original Teachy

'EF08GE20'

África: Características Socioeconômicas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | África: Características Socioeconômicas

Palavras ChaveGeografia, África, Características Socioeconômicas, 8º ano, Metodologia Digital, Rede Social, Instagram, TikTok, Gamificação, Quiz, Pesquisa, Cultura, Economia, Desafios Sociais, Globalização, Colaboração, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de imagem (como Canva, Adobe Spark), Aplicativos de edição de vídeo (como iMovie, Kinemaster), Plataforma de quiz online (Kahoot!, Quizizz), Perfis fictícios no Instagram ou plataforma simulada, Papéis e canetas para anotações, Projetor ou quadro digital para apresentação dos resultados
Códigos BNCCEF08GE20: Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.; EF08GE09: Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é orientar os alunos sobre os objetivos da aula, destacando a importância de compreender as diversas características socioeconômicas da África. Esta etapa também visa preparar os alunos para o uso de metodologias digitais e ferramentas online, promovendo a pesquisa, análise e discussão crítica do tema, incentivando a colaboração e a comunicação responsável em plataformas digitais.

Objetivos principais:

1. Compreender os principais aspectos das características socioeconômicas do continente africano, incluindo diversidade cultural, sistemas econômicos e desafios sociais.

2. Utilizar ferramentas digitais e recursos online para a coleta e análise de dados sobre a África, promovendo a pesquisa independente e o pensamento crítico.

3. Aplicar conhecimentos geográficos para interpretar e discutir a relevância das características socioeconômicas da África no contexto global contemporâneo.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de colaboração em grupo através da realização de atividades práticas em equipe.
  2. Fomentar o uso responsável das redes sociais e plataformas digitais como meio de divulgar informações corretas e combater estereótipos sobre o continente africano.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é aquecer os alunos para o tema da aula, incentivando a curiosidade e o uso das ferramentas digitais desde o início. A atividade proposta visa criar uma ligação entre o conteúdo estudado previamente e a aula, utilizando as redes sociais e mecanismos de busca para contextualizar e atualizar os conhecimentos dos alunos sobre a África. Este momento inicial permite que os alunos compartilhem informações novas e interessantes encontradas por eles mesmos, fomentando um ambiente colaborativo e de troca de saberes.

Aquecendo

Aquecimento: Inicie a aula destacando a importância de compreender as características socioeconômicas do continente africano, um território vasto e diversificado em termos de cultura, economia e desafios sociais. Explique aos alunos que, para iniciar, eles devem pegar seus celulares e buscar um fato interessante sobre a África. Peça que anotem esse fato, pois será compartilhado com a classe em seguida. Isso ajudará a engajar os alunos e a introduzir o tema de forma descontraída e interativa.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais recursos naturais da África e como eles influenciam a economia do continente?

2. Como a diversidade cultural africana se manifesta nas diferentes regiões do continente?

3. Quais são os maiores desafios sociais enfrentados pelos países africanos atualmente?

4. De que maneira a globalização afeta as características socioeconômicas da África?

5. Como as redes sociais podem ser utilizadas para mudar a percepção global sobre a África?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos, através da aplicação prática e criativa de seus conhecimentos, aprofundem sua compreensão sobre as características socioeconômicas da África. Utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas, os alunos se tornam protagonistas do aprendizado, colaborando em grupo para resolver problemas e criar conteúdos, o que fortalece habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Rede Social Africana: Criando um Instagram da Cultura e Economia

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar as redes sociais para explorar e compartilhar informações sobre diferentes países africanos, promovendo a pesquisa, criatividade e a compreensão dos aspectos socioeconômicos do continente.

- Descrição: Os alunos deverão criar, em grupos, perfis fictícios no Instagram, representando diferentes países africanos. Cada grupo precisa fazer postagens que destaquem aspectos culturais, econômicos e os desafios sociais de seu país escolhido. As postagens devem ser acompanhadas de legendas informativas e hashtags relevantes. Podem usar aplicativos de edição de imagem para criar um feed esteticamente agradável.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e atribua a cada grupo um país africano diferente.

  • Peça que cada grupo crie um perfil fictício no Instagram (ou numa plataforma simulada, caso preferível) representando seu país.

  • Instruir os alunos a realizar postagens que abordem os seguintes temas: cultura, economia e desafios sociais.

  • Cada grupo deve criar no mínimo 5 postagens com imagens, legendas informativas e hashtags.

  • Incentivar o uso de aplicativos de edição de imagem para tornar o feed visualmente atraente.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu perfil para a turma, explicando as escolhas feitas para cada postagem.

Atividade 2 - Influenciadores Digitais Africanos: Campanha de Sensibilização

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e uso responsável das redes sociais, sensibilizando sobre desafios socioeconômicos enfrentados por países africanos, enquanto estimulam a criatividade e a pesquisa.

- Descrição: Os alunos criarão uma campanha de sensibilização sobre um desafio socioeconômico específico de um país africano usando vídeos curtos, como os do TikTok ou Instagram Stories. A ideia é simular a atuação de influenciadores digitais, divulgando informações importantes e propondo soluções.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e atribua a cada grupo um desafio socioeconômico específico de um país africano.

  • Cada grupo deve pesquisar sobre o desafio atribuído e redigir um roteiro para um vídeo curto (máximo 1 minuto) que explique o problema e proponha soluções.

  • Os alunos devem gravar o vídeo usando seus celulares, simulando ser influenciadores digitais, com dicas, informações e hashtags.

  • Eles podem utilizar aplicativos de edição de vídeo para adicionar textos, músicas e efeitos visuais.

  • Os vídeos devem ser apresentados à turma, seguidos por uma breve discussão sobre a importância do tema abordado e as soluções propostas.

Atividade 3 - Gamificação Geográfica: Quiz Interativo sobre a África

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar gamificação para revisar e aprofundar conhecimentos sobre os países africanos, incentivando a participação ativa e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo usando plataformas como Kahoot! ou Quizizz, onde responderão perguntas sobre as características socioeconômicas dos países africanos. Após o quiz, cada grupo deverá criar uma pergunta adicional para o jogo, baseada em suas pesquisas.

- Instruções:

  • Utilize uma plataforma de quiz online como Kahoot! ou Quizizz para criar um quiz com perguntas sobre as características socioeconômicas de diversos países africanos.

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e permita que acessem o quiz por meio de celulares ou computadores.

  • Cada grupo participa do quiz interativo, respondendo a perguntas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, etc.

  • Ao final do quiz, cada grupo deverá criar uma pergunta adicional relacionada à sua pesquisa sobre um país africano específico.

  • As perguntas criadas pelos grupos serão adicionadas ao quiz para um segundo round, promovendo um ciclo de aprendizado e contribuição.

Retorno

Duração: 25 - 30 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados adquiridos durante a aula, promovendo a reflexão e a troca de experiências entre os alunos. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos poderão aprofundar ainda mais seu entendimento sobre as características socioeconômicas da África, além de desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Inicie a discussão sugerindo um breve roteiro: 1. Cada grupo deve compartilhar uma visão geral de seu perfil no Instagram ou vídeo de campanha de sensibilização, destacando os aspectos mais relevantes e as escolhas feitas nas postagens ou vídeos. 2. Pergunte aos grupos sobre os principais desafios encontrados durante a atividade e como superaram esses desafios. 3. Incentive os alunos a refletirem sobre como a atividade os ajudou a compreender melhor as características socioeconômicas da África e a importância de se informar sobre o continente.

Reflexões

1.  O que vocês descobriram sobre a diversidade cultural e econômica da África que mais os surpreendeu? 2.  Como a globalização tem impactado os desafios socioeconômicos enfrentados pelos países africanos? 3.  De que maneira as redes sociais podem ser usadas para combater estereótipos e disseminar informações corretas sobre a África?

Feedback 360°

Feedback 360°: Explique a importância de dar e receber feedback construtivo. Cada aluno deve oferecer feedback a seus colegas de grupo sobre como colaboraram na atividade, destacando pontos positivos e sugerindo áreas de melhoria. Instrua os alunos a serem específicos e respeitosos em seus comentários, promovendo um ambiente de aprendizado mútuo e crescimento pessoal.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula de maneira divertida e reflexiva, conectando o conteúdo ao contexto global e à vida cotidiana dos alunos. Este momento final visa reforçar a relevância do tema estudado e incentivar os alunos a aplicarem o aprendizado de forma crítica e consciente no dia a dia.

Resumo

Resumo: Prepare-se para uma viagem cultural e econômica pelo continente africano!  Durante nossa aula, exploramos como a África é um mosaico de culturas vibrantes, economias diversificadas e desafios sociais únicos. Passamos por uma jornada digital onde criamos perfis de Instagram, nos transformamos em influenciadores digitais e participamos de quizzes interativos. Cada etapa nos trouxe um entendimento mais profundo das características socioeconômicas desse continente fascinante. De riquezas naturais a influências globais, tivemos um panorama completo e dinâmico da África! 

No Mundo

No Mundo: A aula de hoje se conecta diretamente com a dinâmica moderna, onde as redes sociais e a digitalização são ferramentas poderosas para a disseminação de informação e sensibilização sobre temas globais. Em um mundo cada vez mais interligado, compreender a diversidade e os desafios da África é fundamental para formar cidadãos críticos e empáticos, capazes de usar a tecnologia para gerar impacto positivo.

Na Prática

Aplicações: O conhecimento adquirido sobre as características socioeconômicas da África é essencial para entender melhor as complexidades do mundo atual. Seja na análise de notícias, em discussões acadêmicas ou mesmo em interações sociais, estar bem-informado sobre o continente africano nos capacita a combater estereótipos e a promover um mundo mais justo e informado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies