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Plano de aula de África: População

Geografia

Original Teachy

'EF08GE05'

África: População

Plano de Aula | Metodologia Ativa | África: População

Palavras ChaveÁfrica, populações, diversidade cultural, etnias, dinâmica populacional, atividades práticas, interatividade, aplicação do conhecimento, pesquisa, debate, mapa vivo, festival cultural, conferência, apresentação
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Projetor e tela, Papéis e canetas para anotações, Materiais para criação de estandes ou estações (papelão, tecidos, marcadores), Acessórios culturais para demonstração (instrumentos musicais, trajes típicos, artefatos culinários), Espaço amplo para montagem do Mapa Vivo da África no chão da sala
Códigos BNCCEF08GE05: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como um norte para as atividades subsequentes, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com os resultados de aprendizagem desejados. Além disso, ao especificar os objetivos, facilita-se a avaliação do progresso e a eficácia do ensino-aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a discutir e comparar as diversas populações africanas, destacando suas diferenças e similaridades culturais.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer a diversidade étnica e cultural da África e como isso se reflete na dinâmica populacional do continente.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico dos alunos ao analisar as razões por trás das diferentes distribuições populacionais na África.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como propósito engajar os alunos e revisitar conceitos previamente estudados, permitindo que apliquem o conhecimento de maneira contextualizada e crítica. As situações problema estimulam o pensamento analítico e a aplicação de conceitos, enquanto a contextualização realça a relevância do estudo da população africana em cenários práticos e atuais, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre a matéria.

Situações Problema

1. Imagine que você é um antropólogo designado para estudar diferentes grupos étnicos na África. Quais critérios e métodos você usaria para classificar e comparar esses grupos?

2. Considere que você é um planejador de políticas públicas em um país africano. Como a compreensão da diversidade cultural e populacional pode influenciar suas decisões sobre alocação de recursos e serviços?

Contextualização

A África é um continente singular em sua diversidade cultural e étnica, que é frequentemente subestimada no cenário global. Por exemplo, a Nigéria, o maior país da África, é o lar de mais de 250 grupos étnicos, cada um com sua própria língua e costumes. Essa riqueza cultural não é apenas fascinante, mas também crucial para entender as complexidades sociais e políticas do continente. Além disso, a dinâmica populacional da África tem impactos diretos em questões como urbanização, saúde e desenvolvimento econômico, tornando o estudo desse tema essencial para qualquer pessoa interessada em geopolítica e relações internacionais.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre as populações africanas, reforçando a compreensão e a valorização da diversidade cultural e demográfica do continente. As atividades propostas visam não apenas informar, mas também engajar os alunos na exploração criativa e crítica de como essas populações se manifestam em termos culturais e demográficos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festival das Culturas Africanas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar e apresentar a riqueza cultural e demográfica da África de maneira interativa, promovendo a troca de conhecimentos entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão organizadores de um grande festival que celebra as diversas culturas e populações africanas. O objetivo é criar estações interativas que representem diferentes aspectos culturais e demográficos de regiões específicas da África.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma região da África para focar: Norte, Sul, Leste, Oeste, Central.

  • Pesquisar e preparar uma apresentação interativa que inclua aspectos demográficos (população, etnias) e culturais (música, dança, culinária, vestuário) da região escolhida.

  • Montar uma estação ou estande no local do festival, onde os visitantes (ou outras turmas) poderão interagir e aprender sobre a cultura da região escolhida.

  • Apresentar a estação para a classe, demonstrando o que foi aprendido e preparado.

Atividade 2 - Mapa Vivo da África

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender a diversidade cultural e demográfica da África de forma lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos irão criar um grande mapa da África no chão da sala, marcando as diferentes áreas culturais e étnicas. Este mapa será dinâmico, com os alunos se movendo e representando a população de cada região, suas características culturais e desafios sociais.

- Instruções:

  • Dividir a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo é responsável por uma região específica da África.

  • Pesquisar e preparar marcadores que representem aspectos demográficos (densidade populacional, grupos étnicos) e culturais (trajes típicos, instrumentos musicais) da região.

  • Montar o mapa no chão da sala, posicionando corretamente cada marcador.

  • Apresentar o mapa vivo para a classe, explicando os marcadores e movimentando-se para simular a diversidade e dinâmica das populações africanas.

Atividade 3 - Conferência de Etnólogos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e debate, enquanto se aprofunda no conhecimento das populações africanas.

- Descrição: Os alunos se dividirão em grupos representando diferentes etnólogos que discutirão e apresentarão suas descobertas sobre as populações africanas. Cada grupo focará em uma região específica e preparará uma apresentação que detalhe aspectos culturais e demográficos únicos.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos, cada um representando um etnólogo.

  • Atribuir a cada grupo uma região específica da África para pesquisar.

  • Pesquisar e preparar uma apresentação que inclua informações demográficas (população, migração) e culturais (tradições, línguas, artes) da região.

  • Organizar uma conferência na sala de aula, onde cada grupo apresentará suas descobertas para os colegas etnólogos.

  • Fomentar um debate ao final da conferência sobre as semelhanças e diferenças entre as regiões apresentadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado obtido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e compartilhem suas descobertas e reflexões. Esta discussão promove a habilidade de comunicação e argumentação dos alunos, além de oferecer uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento dos estudantes sobre o tópico. É também uma chance para os alunos aprenderem uns com os outros e perceberem a complexidade e importância do estudo das populações africanas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve dividir a classe em grupos de até 10 alunos, preferencialmente misturando membros de diferentes grupos de atividades anteriores para promover uma troca ampla de ideias e experiências. O professor pode começar a discussão com uma breve recapitulação das atividades realizadas, enfatizando a importância de entender as diversas populações africanas e sua riqueza cultural. Em seguida, cada grupo deve compartilhar suas principais descobertas e desafios enfrentados durante a preparação e execução das atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ou descobertas que seu grupo fez ao explorar as populações e culturas africanas?

2. Como a diversidade cultural da África pode influenciar políticas internas em seus próprios países?

3. De que maneira as atividades práticas ajudaram a solidificar seu entendimento sobre a população da África?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, vinculando as atividades práticas com os conceitos teóricos estudados, e destacar a relevância do tema para o cotidiano e para a formação dos alunos. Ao recapitular e resumir, o professor ajuda os alunos a solidificar o conhecimento adquirido e a entender a aplicabilidade das informações em contextos mais amplos, estimulando uma reflexão crítica sobre a importância da diversidade cultural e demográfica da África.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre as populações africanas, reiterando as diferenças e semelhanças culturais entre os diversos grupos étnicos e as dinâmicas demográficas. É essencial recapitular os conteúdos para reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma visão clara da complexidade e diversidade da África.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico em cenários práticos e contextualizados. As atividades, como o Festival das Culturas Africanas e o Mapa Vivo da África, não apenas ilustraram os conceitos demográficos e culturais, mas também proporcionaram uma compreensão mais profunda e memorável através da experiência direta.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a importância do estudo das populações africanas, não apenas como um campo de conhecimento geográfico, mas também como uma lente valiosa para entender questões globais como diversidade, migração e desenvolvimento. Compreender esses tópicos é crucial para promover uma visão mais informada e inclusiva em um mundo cada vez mais interconectado.

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