Entrar

Plano de aula de Questões de dependência africana

Geografia

Original Teachy

'EF08GE20'

Questões de dependência africana

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Questões de dependência africana

Palavras ChaveDependência Econômica, África, Geografia, Colonialismo, História Econômica, Economia Africana, Redes Sociais, Atividades Interativas, Cúpula Econômica, Influenciadores Digitais, Simulação, Jogo Educativo, Política Internacional
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos para criação de conteúdo (Instagram, TikTok), Ferramentas de edição de vídeo e imagem, Projetor e tela, Material de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis), Contas em plataformas de jogo educacional online, Cadernos e canetas para anotações, Papéis para rascunhos e planejamento
Códigos BNCCEF08GE20: Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara e detalhada dos fatores históricos e atuais que contribuem para a dependência econômica da África em relação a outras nações, bem como os impactos econômicos e políticos dessa dependência. Este entendimento fornecerá a base necessária para realizar atividades práticas e interativas ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender as razões históricas e econômicas que levaram à dependência econômica da África em relação a nações de fora do continente.

2. Analisar como essa dependência econômica impacta a economia e a política local dos países africanos nos dias atuais.

Objetivos secundários:

  1. Explorar exemplos específicos de países africanos que são significativamente afetados por essa dependência.
  2. Discutir possíveis soluções ou alternativas para reduzir essa dependência econômica.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos e promover um entendimento inicial do tema, utilizando pesquisas rápidas para trazer informações atualizadas e relevantes. Ao incentivar o uso de dispositivos móveis para a busca ativa de informações, os alunos desenvolvem habilidades de pesquisa e aumentam seu engajamento com o tema da aula.

Aquecendo

Inicie a aula explicando brevemente que a África possui uma história rica e complexa, com muitos países ainda enfrentando desafios econômicos devido a dependências históricas e estruturais de outras nações. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a dependência econômica da África. Dê a eles 5 minutos para encontrar e compartilhar suas descobertas com a turma. Isso ajudará a contextualizar o tema e a engajar os alunos, trazendo informações atuais e relevantes para a discussão.

Reflexões Iniciais

1. Quais são algumas das principais razões históricas que levaram à dependência econômica da África em relação a outras nações?

2. Como essa dependência econômica afeta a política local dos países africanos?

3. Existem exemplos específicos de países africanos que são mais afetados por essa dependência? Quais são eles?

4. Quais são as principais commodities exportadas pelos países africanos e para quais regiões?

5. Quais são algumas possíveis soluções ou alternativas para reduzir essa dependência econômica?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos de maneira prática e interativa, explorando diferentes aspectos da dependência econômica da África. As atividades propostas incentivam a colaboração, a criatividade e o uso de tecnologias digitais para aprofundar a compreensão do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais da Economia Africana 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a linguagem das redes sociais para compreender e explicar a dependência econômica da África, desenvolvendo habilidades de comunicação digital e pensamento crítico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos desempenharão o papel de influenciadores digitais, criando conteúdo para redes sociais sobre a dependência econômica da África. Em grupos, eles devem elaborar postagens informativas e atraentes para plataformas como Instagram ou TikTok. O objetivo é explicar, de forma simples e visual, os fatores históricos e atuais que contribuem para essa dependência, além de discutir possíveis soluções.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma de rede social (Instagram, TikTok, etc.) e criar uma conta fictícia para o influenciador digital.

  • Pesquisa adicional pode ser realizada para enriquecer o conteúdo.

  • Os grupos devem produzir um total de 3 postagens: um vídeo curto/IGTV, um carrossel de imagens com texto explicativo e um story com uma enquete ou quiz.

  • As postagens devem abordar os seguintes tópicos: razões históricas da dependência econômica, impactos na economia e política local, e possíveis soluções para a dependência.

  • Os alunos devem utilizar aplicativos e ferramentas disponíveis no celular/computador para editar os vídeos e imagens.

  • Após a produção, cada grupo apresentará suas postagens para a turma, explicando o processo criativo e o conteúdo abordado.

Atividade 2 - Simulação de Cúpula Econômica Internacional 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e negociação, além de promover uma compreensão mais profunda da dinâmica econômica e política internacional que afeta a África.

- Descrição: Os alunos participarão de uma simulação de cúpula econômica internacional, representando diferentes países e organizações. Eles debaterão e proporão soluções para a dependência econômica da África. Cada grupo representará um país africano ou uma organização internacional (ONU, FMI, OMC) e deverá preparar argumentos e propostas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve ser designado a representar um país africano ou uma organização internacional relevante.

  • Os grupos devem realizar pesquisas adicionais para entender suas posições e interesses.

  • Preparar um discurso inicial de 3 minutos apresentando a perspectiva de seu país/organização sobre a dependência econômica da África.

  • Desenvolver propostas concretas que possam ajudar a reduzir a dependência econômica, considerando investimentos, comércio justo, perdão de dívidas, etc.

  • Durante a cúpula, cada grupo apresentará seu discurso inicial e, em seguida, participarão de debates moderados, negociando acordos e colaborando na formulação de um plano de ação conjunto.

  • Ao final da cúpula, cada grupo deve redigir um breve relatório resumindo as propostas aceitas e as estratégias acordadas.

Atividade 3 - Jogo da Economia Global: Desafios e Soluções 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a aplicação prática dos conhecimentos sobre dependência econômica da África em um ambiente de simulação, desenvolvendo habilidades de tomada de decisão e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo interativo online onde enfrentarão diferentes desafios econômicos relacionados à dependência da África. Cada grupo terá que tomar decisões estratégicas para superar os desafios e melhorar as condições econômicas de um país fictício africano.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar um jogo educativo online sobre economia global (sugestão: Global Market Game, ou algum similar disponível gratuitamente).

  • Os grupos devem se registrar no jogo e escolher um país fictício africano para administrar.

  • Durante o jogo, os grupos enfrentarão diferentes desafios econômicos, como flutuações no preço das commodities, negociações com nações ricas, sanções econômicas, etc.

  • Os alunos devem discutir e tomar decisões estratégicas em grupo, utilizando os conhecimentos adquiridos previamente sobre a dependência econômica da África.

  • Ao final do jogo, cada grupo deve fazer um breve relatório explicando suas estratégias, os desafios enfrentados e os resultados alcançados.

  • Cada grupo apresentará seus resultados e reflexões para a turma, promovendo uma discussão sobre as diferentes abordagens e soluções.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e troca de experiências, permitindo que os alunos consolidem seus aprendizados e desenvolvam habilidades de comunicação e pensamento crítico. A discussão em grupo promove a troca de perspectivas e o feedback 360° incentiva o autoconhecimento e a melhoria contínua.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, solicitando que cada grupo compartilhe o que aprenderam com as atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Parabenize os alunos pelo empenho nas atividades e destaque a importância de compartilhar conhecimentos e experiências.
  2. Apresentação dos Grupos: Peça que cada grupo apresente um resumo das suas postagens nas redes sociais, discursos na cúpula econômica e estratégias no jogo da economia global.
  3. Discussão Aberta: Estimule um debate sobre as diferentes abordagens e soluções apresentadas, incentivando os alunos a comentar e discutir sobre as similaridades e diferenças entre os trabalhos dos grupos.
  4. Conclusão: Enfatize os principais pontos aprendidos durante a aula e a importância de continuar explorando temas econômicos e políticos.

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao criar conteúdos digitais sobre a dependência econômica da África? 2. Como as atividades práticas ajudaram a aprofundar a compreensão sobre a economia e a política da África? 3. Quais soluções vocês consideram mais viáveis para reduzir a dependência econômica da África e por quê?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°. Oriente-os a darem feedbacks construtivos e respeitosos sobre a participação e contribuição de cada colega nas atividades. Siga este roteiro:

  1. Introdução ao Feedback 360°: Explique o conceito de feedback 360°, ressaltando a importância de ser honesto, respeitoso e construtivo.
  2. Sessão de Feedback: Cada aluno deve receber feedback individual de seus colegas de grupo. Sugira que utilizem a estrutura 'Ponto Positivo - Ponto a Melhorar - Sugestão' para organizar os comentários.
  3. Reflexão e Discussão: Após o feedback, peça que os alunos reflitam sobre os comentários recebidos e discutam em grupo estratégias para melhorar seu desempenho e colaboração futura.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectando os pontos explorados na aula de uma forma que mostre a relevância do tema no contexto global e pessoal dos alunos. Isso ajuda a fixar o conhecimento e motiva os alunos a continuar explorando o assunto além da sala de aula.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine a África como um grande quebra-cabeça. Cada peça representa um país, e muitas dessas peças são influenciadas por outras peças fora do continente. Hoje, exploramos este quebra-cabeça para entender por que tantas peças africanas dependem de peças de outros lugares. Vimos que a história, como o colonialismo, e a economia global, com suas regras e mercados, moldaram essa dependência. E ao mesmo tempo, pensamos em maneiras de tornar essas peças mais independentes e fortes por conta própria! 里

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: No mundo dinâmico e interconectado de hoje, a dependência econômica da África é um reflexo das relações complexas entre países. Redes sociais, comércio internacional e políticas globais estão todos interligados, influenciando o desenvolvimento e as oportunidades econômicas dos países africanos. Entender essas conexões nos ajuda a ver como pequenas mudanças podem ter grandes impactos em um cenário global.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Compreender a dependência econômica da África nos permite ver o mundo com outros olhos. A partir daqui, podemos discutir e apoiar políticas de comércio justo, entender melhor as notícias internacionais e até fazer escolhas mais conscientes ao consumirmos produtos globais. É um passo importante para sermos cidadãos globais informados e ativos!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies