Entrar

Plano de aula de A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil

História

Original Teachy

'EF08HI10'

A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil

Plano de Aula | Metodologia Teachy | A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil

Palavras ChaveHistória, Família Real Portuguesa, Brasil, Metodologia Digital, Atividades Interativas, Perfis Fictícios, Jornal Digital, Escape Room, Redes Sociais, Mudanças Culturais, Migração, Globalização, Pensamento Crítico, Colaboração
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Celulares, Aplicativos de edição de imagem e vídeo (ex.: Canva, Adobe Spark), Plataformas de criação de documentos (ex.: Google Docs), Ferramentas para elaboração de escape rooms digitais (ex.: Google Forms), Projetor ou tela para apresentação, Materiais de apoio histórico (ex.: livros, artigos, sites confiáveis)
Códigos BNCCEF08HI10: Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.; EF08HI11: Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e estruturada para o aprendizado, destacando os principais pontos que serão abordados durante a aula. Isso ajudará a contextualizar o tema e preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão, garantindo que eles tenham uma compreensão sólida dos objetivos que deverão ser alcançados ao final da aula.

Objetivos principais:

1. Compreender as motivações políticas, econômicas e sociais que levaram à transferência da corte portuguesa para o Brasil.

2. Analisar as mudanças significativas que o episódio causou na história do Brasil e de Portugal.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica através de atividades práticas e interativas.
  2. Fomentar a discussão e o debate, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e compreensões sobre o tema.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é aquecer os alunos para o tema da aula, incentivando-os a buscar informações adicionais e a pensar criticamente sobre o assunto. Além disso, ao compartilhar fatos interessantes, os alunos começam a se engajar e a participar ativamente do processo de aprendizado, o que é fundamental para o sucesso da metodologia digital.

Aquecendo

易 Para iniciar a aula, explique aos alunos que a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808 foi um dos eventos mais marcantes da história brasileira, transformando o cenário político, econômico e cultural do país. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Por que a Família Real Portuguesa decidiu se transferir para o Brasil?

2. Quais foram as principais mudanças que a chegada da corte trouxe para o Brasil?

3. Como a presença da corte portuguesa afetou a relação entre Brasil e Portugal?

4. Quais foram as reações da população local à chegada da Família Real Portuguesa?

5. De que maneira esse evento influenciou a independência do Brasil?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é promover um aprendizado ativo e engajador, onde os alunos são protagonistas na construção do conhecimento. As atividades propostas utilizam tecnologias digitais para contextualizar e aprofundar o tema da vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, incentivando a pesquisa, a criatividade e o trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influencers Reais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos na história através da criação de conteúdos digitais contextualizados, promovendo uma compreensão profunda do tema e desenvolvendo habilidades de pesquisa e edição digital.

- Descrição: Os alunos devem criar um perfil fictício de uma rede social para um membro da Família Real Portuguesa ou uma figura histórica relevante do período. Através desse perfil, eles vão postar 'atualizações de status', fotos e vídeos (editados) que poderiam ter sido feitos na época da chegada da família real ao Brasil. Utilizando ferramentas de edição de imagem e vídeo, os alunos devem contextualizar a vida e os acontecimentos históricos, destacando os impactos e mudanças ocorridas com a vinda da corte.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um personagem histórico relacionado à vinda da Família Real Portuguesa.

  • Utilizando aplicativos de edição de imagem e vídeo, como Canva ou Adobe Spark, criem posts fictícios mostrando o dia a dia desse personagem.

  • Os posts devem incluir acontecimentos históricos, mudanças sociais e políticas, além de reações da população.

  • Cada grupo deve criar pelo menos 5 postagens e uma série de stories.

  • No final, cada grupo apresentará seu perfil fictício para a turma, explicando as escolhas feitas e como suas postagens refletem os eventos históricos.

Atividade 2 - Jornal Digital do Século XIX 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a pesquisa histórica e a criatividade dos alunos, proporcionando uma compreensão detalhada dos eventos e mudanças trazidos pela vinda da Família Real Portuguesa através de uma abordagem interativa e colaborativa.

- Descrição: Os alunos devem criar uma edição especial de um jornal digital da época, relatando a chegada da Família Real Portuguesa e os eventos subsequentes. Eles devem utilizar plataformas como Google Docs ou Canva para criar uma edição de jornal com notícias, entrevistas fictícias, anúncios da época e artigos de opinião.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um aspecto diferente para cobrir em seu jornal (ex.: política, economia, vida social).

  • Utilizando ferramentas como Google Docs ou Canva, cada grupo deve criar uma edição completa de um jornal da época.

  • Incentive os alunos a usar fontes históricas para redigir artigos de opinião, criar entrevistas fictícias com personagens históricos e incluir anúncios típicos do início do século XIX.

  • Cada edição de jornal deve ter entre 4 e 6 páginas.

  • Após a confecção dos jornais, cada grupo faz uma apresentação mostrando as principais matérias e discute as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira com a chegada da corte.

Atividade 3 - Escape Room Digital: A Aventura da Família Real 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma experiência imersiva e interativa que permita aos alunos explorar a história de maneira dinâmica e envolvente, estimulando o pensamento crítico e a colaboração.

- Descrição: Os alunos participam de um 'Escape Room' digital, no qual precisam resolver enigmas e desafios baseados em eventos históricos para 'ajudar' a Família Real Portuguesa a se estabelecer no Brasil. Utilizando plataformas como Google Forms ou sites especializados em escape rooms virtuais, os enigmas abordam aspectos da chegada da corte, mudanças políticas e sociais, e eventos subsequentes.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que eles participarão de um 'Escape Room' digital, onde terão que resolver enigmas históricos para completar a atividade.

  • Utilize plataformas como Google Forms ou sites especializados para criar os desafios e enigmas.

  • Os enigmas devem ser contextualizados com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e podem incluir charadas, quebra-cabeças e questões históricas.

  • Cada grupo deve resolver os enigmas para 'liberar' os próximos passos e avançar até concluir a 'missão'.

  • No final, cada grupo compartilha suas soluções e discute como os eventos históricos influenciaram os desdobramentos posteriores na história do Brasil.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e análise crítica sobre o aprendizado, promovendo a troca de experiências e reforçando os conhecimentos adquiridos. A discussão em grupo e o feedback 360° incentivam a colaboração, o pensamento crítico e o reconhecimento dos pontos fortes e áreas de melhoria entre os alunos.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo : Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilhem suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Um breve roteiro para introduzir a discussão pode ser: Convide cada grupo a apresentar o perfil fictício, jornal digital ou as soluções do 'Escape Room'. Pergunte aos grupos como abordaram seus projetos e quais foram os maiores desafios enfrentados. Incentive os alunos a compartilhar as principais descobertas sobre a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e as mudanças subsequentes.

Reflexões

1. Como a chegada da Família Real Portuguesa influenciou o desenvolvimento político e econômico do Brasil? 2. Quais foram as principais mudanças culturais observadas após a vinda da corte portuguesa? 3. De que maneira a transferência da corte portuguesa impactou a relação entre Brasil e Portugal?

Feedback 360°

Feedback 360° : Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno receberá feedback dos outros membros do grupo. Oriente-os para que o feedback seja construtivo e respeitoso, enfatizando pontos fortes e aspectos a melhorar. Pode-se sugerir frases como: 'O que mais gostei da sua contribuição foi...' e 'Uma sugestão para melhorar seria...'.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado da aula, reforçando os pontos principais de forma divertida e significativa. Conectar o conteúdo histórico com a realidade atual permite que os alunos percebam a relevância do tema estudado, facilitando a retenção do conhecimento e estimulando a aplicação prática das informações.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine uma postagem viral nas redes sociais: ' Quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil, foi como se um meteoro caísse no nosso país!  Eles trouxeram mudanças políticas, econômicas e culturais gigantescas! Em 1808, fugindo das guerras napoleônicas, a corte portuguesa decidiu se abrigar no Brasil. Isso significou novos portos abertos, universidades fundadas e uma nova era para a colônia! #HistóriaViva #Brasil1808'

No Mundo

No Mundo Atual: A história da vinda da Família Real Portuguesa nos ensina muito sobre deslocamentos forçados, migrações e mudanças culturais, temas que continuam extremamente relevantes hoje. A globalização e os movimentos migratórios atuais têm raízes em acontecimentos históricos como este, moldando sociedades inteiras e suas interações.

Na Prática

Aplicações: Entender a vinda da Família Real Portuguesa e seu impacto nos ajuda a compreender processos de transformação social e política. Além disso, destaca a importância da adaptação e inovação em tempos de crise, uma habilidade crucial nos dias de hoje.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies