Plano de Aula | Metodologia Teachy | Independências na América Latina: Formação das Primeira Repúblicas
Palavras Chave | Independência, América Latina, História, Diversidade Cultural, Diversidade Política, Organização Territorial, Metodologia Digital, Redes Sociais, Atividades Práticas, Gamificação, Histórias em Quadrinhos, Engajamento, Protagonismo Estudantil, Aprendizado Interativo |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Aplicativos de design gráfico (ex.: Canva, Pixton), Ferramentas de criação de jogos digitais (ex.: Scratch, plataformas de gamificação online), Computadores ou tablets, Projetor ou tela para apresentação, Materiais de escrita (papel, caneta), Acesso às redes sociais simuladas |
Códigos BNCC | EF08HI07: Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.; EF08HI08: Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.; EF08HI09: Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.; EF08HI11: Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.; EF08HI13: Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.; EF08HI19: Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer um entendimento claro e detalhado dos processos de independência na América Latina. Este conhecimento é essencial para engajar os alunos nas atividades práticas que se seguirão, permitindo-lhes explorar e aprofundar os aspectos culturais, políticos e territoriais destes eventos históricos.
Objetivos principais:
1. Compreender os principais processos de independência das metrópoles europeias na América Latina.
2. Analisar a diversidade cultural, política e a organização territorial durante a formação das primeiras repúblicas na América Latina.
Objetivos secundários:
- Identificar as influências europeias e locais nas movimentações independentistas.
- Discutir as consequências a longo prazo da formação das primeiras repúblicas na América Latina.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando-os emocionalmente e intelectualmente ao tema. A atividade de pesquisa rápida com celular permite que os alunos tragam informações novas e curiosas para a sala de aula, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e fomentando a curiosidade e o interesse pelo assunto. As perguntas chave ajudarão a iniciar um debate rico, fundamentado nos conhecimentos prévios que os alunos possuem, permitindo uma exploração mais profunda e crítica dos processos históricos.
Aquecendo
Para iniciar a aula sobre as independências na América Latina e a formação das primeiras repúblicas, explique brevemente que esses eventos foram marcados por uma série de revoltas e lutas contra os colonizadores europeus, culminando na formação de novos países independentes. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema, algo que eles ainda não sabiam e que possa ser compartilhado com a turma. Isso ajudará a contextualizar o assunto de maneira atualizada e envolvente.
Reflexões Iniciais
1. Quais foram as principais motivações dos países latino-americanos para buscar a independência das metrópoles europeias?
2. Como diferentes grupos culturais influenciaram os movimentos de independência na América Latina?
3. Quais foram alguns dos desafios enfrentados pelos novos estados pós-independência na organização de seus territórios e sistemas políticos?
4. Como os países atualmente independentes refletem a diversidade cultural e política de suas histórias de independência?
5. Quais foram as consequências a longo prazo das independências e da formação das primeiras repúblicas na América Latina?
Desenvolvimento
Duração: 65 - 75 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva, conectando os alunos com o contexto histórico através de atividades práticas e lúdicas. As atividades propostas utilizam tecnologias digitais para facilitar a compreensão e a interação com o conteúdo, promovendo o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Históricos
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Explorar o impacto das redes sociais no engajamento e mobilização de pessoas, conectando o contexto histórico com as dinâmicas modernas de comunicação.
- Descrição: Os alunos irão criar perfis fictícios de influenciadores digitais que existiriam durante o período da independência de um país latino-americano. Eles devem utilizar redes sociais fictícias para postar sobre os eventos, motivar seguidores e comentar sobre os desafios enfrentados.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo escolherá um país latino-americano envolvido no processo de independência.
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Os alunos devem criar um perfil fictício de um influenciador digital da época, incluindo um nome, uma breve biografia e interesses.
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Utilizando aplicativos de design gráfico e redes sociais simuladas, os alunos devem criar postagens (incluindo textos, imagens e hashtags) sobre os eventos históricos, motivações e desafios enfrentados na independência do país escolhido.
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Os alunos devem interagir com os perfis dos colegas, comentando e debatendo sobre as postagens realizadas.
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No final, cada grupo deve apresentar um resumo das interações e discutir como as redes sociais poderiam ter influenciado os eventos históricos.
Atividade 2 - Gamificação da Independência
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar a compreensão dos eventos históricos de forma lúdica e interativa, promovendo a colaboração entre os alunos.
- Descrição: Os alunos desenvolverão um jogo de tabuleiro digital usando ferramentas online, com foco nos eventos, personagens e desafios enfrentados durante a independência de um país latino-americano. O jogo deve ser educativo e envolvente.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo escolherá um país latino-americano envolvido no processo de independência.
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Os alunos devem pesquisar e listar os eventos importantes, personagens e desafios do processo de independência do país escolhido.
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Utilizando ferramentas de criação de jogos digitais, como o Scratch ou plataformas de gamificação online, os alunos devem desenvolver um jogo de tabuleiro que represente os eventos históricos.
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Os jogos devem ter regras claras, objetivos bem definidos e elementos visuais interessantes.
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No final, cada grupo deve apresentar seu jogo e permitir que os colegas joguem, explicando os aspectos históricos representados no jogo.
Atividade 3 - Histórias em Quadrinhos Digitais ✍️
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Fomentar a criatividade e a compreensão dos eventos históricos através da narrativa visual e escrita, promovendo a pesquisa e a colaboração.
- Descrição: Os alunos criarão histórias em quadrinhos digitais que representam os eventos e personagens importantes do processo de independência de um país latino-americano. A atividade envolve pesquisa, escrita e design.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo escolherá um país latino-americano envolvido no processo de independência.
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Os alunos devem pesquisar sobre os eventos históricos, personagens e desafios do processo de independência do país escolhido.
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Utilizando aplicativos de criação de quadrinhos digitais, como o Pixton ou o Canva, os alunos devem criar uma história em quadrinhos que narre os eventos históricos de forma envolvente.
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As histórias em quadrinhos devem incluir diálogos, descrições e elementos visuais que representem fielmente a época e os eventos.
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No final, cada grupo deve apresentar sua história em quadrinhos para a turma, explicando os acontecimentos históricos retratados.
Retorno
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa é refletir sobre as aprendizagens obtidas durante as atividades práticas, permitindo que os alunos consolidem o conhecimento adquirido e desenvolvam habilidades de comunicação e feedback. A discussão e o feedback 360° promovem a autoavaliação e o crescimento pessoal, além de estimular a capacidade crítica e o respeito à diversidade de opiniões.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, incentivando os grupos a compartilharem o que aprenderam ao realizar as atividades propostas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Inicie agradecendo a participação de todos os grupos e destacando a importância de compartilhar o que foi aprendido.
- Peça para cada grupo apresentar um resumo das suas atividades, destacando os principais aprendizados e desafios enfrentados.
- Incentive os alunos a refletirem sobre a conexão entre as dinâmicas modernas de comunicação e os processos históricos de independência na América Latina.
- Abra espaço para perguntas e comentários, promovendo um debate aberto sobre as impressões e conclusões que surgiram durante as atividades.
Reflexões
1. O que vocês acham que teria sido diferente se as redes sociais existissem durante os processos de independência na América Latina? 2. Como os desafios enfrentados pelos primeiros estados independentes são semelhantes ou diferentes dos desafios enfrentados pelos países latino-americanos hoje? 3. De que maneira as atividades realizadas ajudaram a compreender melhor a diversidade cultural, política e territorial da América Latina pós-independência?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback dos outros membros do seu grupo, focando em três aspectos principais: colaboração, criatividade e compreensão do conteúdo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, seguindo estas etapas:
- Cada aluno deve apontar um aspecto positivo sobre a participação de cada colega no grupo.
- Sugira um ponto de melhoria de forma respeitosa e específica, sempre focando em aspectos concretos que possam ser trabalhados no futuro.
- Finalize reforçando a importância da colaboração e do respeito mútuo dentro das atividades em grupo.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
✨ Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido de maneira envolvente e conectar o aprendizado histórico com a realidade atual dos alunos. Isso reforça os conceitos discutidos ao longo da aula e abre espaço para reflexões sobre a aplicação prática desse conhecimento em suas vidas cotidianas e na sociedade moderna.
Resumo
Vamos Relembrar! Durante nossa investigação digital sobre as Independências na América Latina, vocês se transformaram em influenciadores históricos, criadores de jogos e autores de histórias em quadrinhos. Exploramos como os movimentos de independência se formaram, quem foram os protagonistas e os desafios que enfrentaram. Além disso, vocês analisaram como a diversidade cultural, política e organização territorial influenciaram esses processos. Foi uma verdadeira viagem no tempo utilizando ferramentas digitais modernas!
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: As atividades realizadas mostraram como a comunicação moderna, principalmente através das redes sociais, poderia ter influenciado os eventos históricos. Hoje, os movimentos sociais e políticos se organizam e difundem suas ideias rapidamente graças ao poder das plataformas digitais. Os mesmos princípios que vocês aplicaram nas atividades de hoje são usados por ativistas, influencers e movimentos ao redor do mundo para provocar mudanças sociais significativas.
Na Prática
Importância do Assunto: Compreender as independências na América Latina nos ajuda a entender a formação das nações que compõem nosso continente, seus desafios e suas diversidades. Essa compreensão é vital para reconhecer as raízes históricas de questões políticas e sociais contemporâneas, promovendo uma cidadania mais consciente e informada.