Entrar

Plano de aula de Aspectos Culturais

Inglês

Original Teachy

'EF08LI18'

Aspectos Culturais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Aspectos Culturais

Palavras Chaveaspectos culturais, língua inglesa, artes plásticas, literatura, música, cinema, expressões culturais, diversidade cultural, apresentações multimídia, debate, galeria de arte, análise crítica, interação, comunicação global
Materiais Necessárioscomputadores com acesso à internet, projetor e tela, sistema de som para exibição de música e filmes, PowerPoint ou software similar para apresentações, materiais para impressão de obras de arte, cópias de filmes em inglês, espaço para montar galeria de arte, papéis e canetas para anotações
Códigos BNCCEF08LI18: Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.; EF08LI19: Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.; EF08LI20: Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de 'Objetivos' é essencial para estabelecer um foco claro para a aula, garantindo que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão precisa do que será abordado. Esta seção orienta as atividades e discussões subsequentes, assegurando que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de forma eficaz e estruturada.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e explicar os aspectos culturais distintos dos povos de língua inglesa através de suas manifestações artísticas como artes plásticas e visuais, literatura, música e cinema.

2. Desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos para comparar e contrastar as expressões culturais de diferentes regiões de língua inglesa, ressaltando as diversidades e características únicas.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o respeito e a apreciação pela diversidade cultural através do entendimento das diferentes formas de expressão artística.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é crucial para engajar os alunos e fazê-los pensar criticamente sobre como as expressões culturais podem ser interpretadas além de sua superfície. As situações problema incentivam os alunos a aplicar o conhecimento prévio de forma analítica, enquanto a contextualização ajuda a relatar a relevância do estudo cultural para a compreensão de questões mais amplas.

Situações Problema

1. Considerando as diferentes formas de expressão artística, como a música, artes visuais, literatura e cinema, que vocês exploraram em casa, como essas manifestações podem refletir ou influenciar a identidade cultural de uma região de língua inglesa específica?

2. Pensem em um filme, uma canção, uma obra de arte ou um livro de um país de língua inglesa que vocês estudaram. Como esses elementos culturais podem ser vistos como um reflexo das questões sociais, políticas ou históricas dessa região?

Contextualização

Os aspectos culturais de um povo são expressos de diversas maneiras, como na música, no cinema, na literatura e nas artes visuais, que não só entretêm, mas também servem como um espelho das condições sociais, históricas e políticas. Por exemplo, o filme britânico 'The King's Speech' não apenas conta a história de um rei, mas também reflete sobre a importância da comunicação em tempos de crise, algo que pode ser comparado a outras formas de arte em diferentes contextos culturais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido em casa sobre os aspectos culturais dos países de língua inglesa. Através das atividades propostas, os alunos irão aprofundar seu entendimento sobre a diversidade cultural e como ela é expressa em diferentes formatos artísticos, enquanto desenvolvem habilidades importantes como pesquisa, apresentação e análise crítica.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Exploradores Culturais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação em inglês, além de aprofundar o entendimento sobre a diversidade cultural dos países de língua inglesa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma região de língua inglesa para explorar suas manifestações culturais através de uma apresentação multimídia. Eles deverão pesquisar sobre música, arte, literatura e cinema dessa região, criando uma apresentação que destaque como esses elementos refletem a identidade cultural do local.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo uma região de língua inglesa (América do Norte, Europa, etc.).

  • Os alunos deverão pesquisar sobre as manifestações culturais desta região (música, arte, literatura, cinema).

  • Os grupos criarão uma apresentação multimídia (PowerPoint, vídeo, etc.) que mostre como esses elementos culturais refletem a identidade do local.

  • Cada grupo apresentará seu trabalho para a classe, seguido de uma breve sessão de perguntas e respostas.

Atividade 2 - Cinema em Debate

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a análise crítica e a discussão em inglês sobre temas complexos apresentados no cinema.

- Descrição: Os alunos irão assistir a um filme de um país de língua inglesa, selecionado previamente com base em sua relevância cultural e social. Após o filme, serão realizadas discussões em grupo sobre os temas abordados, como questões sociais, políticas e culturais, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e aprendam com as perspectivas dos outros.

- Instruções:

  • Escolha um filme em inglês que aborde temas culturais significativos.

  • Organize a sala em um formato que permita a visualização do filme por todos.

  • Após o filme, divida os alunos em grupos para discutir sobre os temas abordados no filme.

  • Incentive os alunos a relacionar o filme com os aspectos culturais estudados em casa.

  • Conduza uma discussão em classe sobre as diferentes perspectivas apresentadas nos grupos.

Atividade 3 - Galeria de Arte Interativa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o conhecimento sobre arte de diferentes regiões de língua inglesa e desenvolver habilidades de apresentação e crítica artística.

- Descrição: Transforme a sala de aula em uma galeria de arte, onde cada grupo de alunos deve 'expor' obras de arte (reais ou reproduções) de artistas de países de língua inglesa. Cada grupo deve explicar as obras escolhidas, o contexto histórico e cultural e sua importância para a identidade do país.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até cinco membros.

  • Atribua a cada grupo um país de língua inglesa e peça que pesquisem sobre artistas notáveis desse país.

  • Os grupos deverão trazer imagens das obras (impressas ou digitais) e preparar uma breve explicação sobre cada uma.

  • Organize a sala de aula como uma galeria de arte, onde cada grupo montará seu 'estande'.

  • Cada grupo apresentará suas obras aos colegas, explicando a relevância cultural e histórica.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A seção de retorno é crucial para consolidar o aprendizado e permitir aos alunos refletirem sobre o conhecimento adquirido durante a aula. Ao compartilhar suas descobertas e ouvir as dos colegas, os alunos são capazes de ver as culturas de língua inglesa de uma perspectiva mais ampla, promovendo uma compreensão mais profunda e respeitosa das diferenças culturais. Esta etapa também serve como uma oportunidade para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode começar com uma breve introdução relembrando os temas explorados durante a aula, seguida por uma rodada de compartilhamento onde cada grupo relata suas descobertas e experiências. Incentive os alunos a discutirem as diferenças e semelhanças entre as culturas exploradas, bem como a importância de entender essas culturas para uma comunicação global eficaz.

Perguntas Chave

1. Quais foram os aspectos culturais mais interessantes que vocês descobriram sobre o continente ou país que pesquisaram?

2. Como essas manifestações culturais ajudam a definir a identidade de uma região?

3. Houve algum elemento cultural que os surpreendeu ou mudou a percepção que você tinha sobre o país ou região estudada?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é vital para solidificar o aprendizado, proporcionando aos alunos uma oportunidade para sintetizar as informações adquiridas e refletir sobre a aplicação desses conhecimentos no contexto mais amplo da comunicação e compreensão interculturais. Este momento também é importante para reforçar como as atividades práticas complementaram a teoria e prepararam os alunos para aplicar esses entendimentos em situações reais e cotidianas.

Resumo

Para encerrar a aula, é essencial resumir e recapitular os principais conteúdos abordados, enfatizando como as manifestações culturais de diferentes regiões de língua inglesa refletem identidades e questões sociais. A diversidade encontrada nas expressões artísticas como música, cinema, literatura e artes plásticas foi explorada, mostrando como essas formas de arte são um espelho das sociedades que as produzem.

Conexão com a Teoria

Esta aula foi estruturada para ligar a teoria estudada em casa com práticas e discussões em sala, permitindo aos alunos aplicar conhecimentos sobre a cultura de países anglofônicos de maneira interativa e reflexiva. As atividades propostas, desde apresentações multimídia até debates sobre filmes, serviram não apenas para reforçar a teoria, mas também para estimular a análise crítica e a expressão em inglês.

Fechamento

Compreender os aspectos culturais de diferentes regiões não é apenas uma expansão do conhecimento linguístico e cultural, mas também uma habilidade essencial no mundo globalizado. Por meio do estudo das artes, os alunos são capazes de perceber e respeitar a diversidade e complexidade das culturas que estudam, aplicando essas percepções em suas interações diárias e futuras aprendizagens.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies