Entrar

Plano de aula de Comparativo e Superlativo de Adjetivos

Inglês

Original Teachy

'EF08LI15'

Comparativo e Superlativo de Adjetivos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Comparativo e Superlativo de Adjetivos

Palavras ChaveComparativos e Superlativos, Inglês, 8º ano, Atividades Interativas, Discussão em Grupo, Aplicação Prática, Estruturas Gramaticais, Engajamento Estudantil, Contextualização, Reflexão Crítica
Materiais NecessáriosCartões de descrição de celebridades fictícias, Objetos variados da sala de aula, Prêmios para a caça ao tesouro, Pistas impressas para a caça ao tesouro, Cronômetro para o debate, Painel para jurados, Materiais para escrita (lápis, canetas, papel)
Códigos BNCCEF08LI15: Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco da aula e estabelecer claramente o que os alunos devem alcançar ao final da sessão. Ao definir os objetivos principais, o professor assegura que tanto a preparação prévia dos alunos quanto as atividades em sala estejam alinhadas com o propósito de consolidar o entendimento dos alunos sobre os comparativos e superlativos em inglês, permitindo uma aplicação prática e eficaz dos conceitos estudados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender e aplicar os conceitos de comparativos e superlativos em inglês, incluindo suas estruturas e formações regulares e irregulares.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e utilizar comparativos e superlativos em contextos variados, aprimorando a proficiência dos alunos na construção de frases comparativas e superlativas corretas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de discussões e atividades colaborativas que promovam o uso dos comparativos e superlativos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações-problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática dos comparativos e superlativos. Além disso, a contextualização do uso dessas formas gramaticais em contextos reais ajuda a perceber a importância e a aplicabilidade do assunto, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que comparem duas de suas celebridades favoritas, usando comparativos e superlativos. Por exemplo, 'Tom Hanks é mais talentoso que Robert Downey Jr.' ou 'Denzel Washington é o ator mais respeitado em Hollywood.'

2. Solicite que os alunos façam uma competição de superlativos, onde eles devem escolher um objeto ou pessoa na sala e argumentar por que ele é o melhor, o pior, o mais bonito, etc., usando estruturas de superlativo.

Contextualização

Explique a importância dos comparativos e superlativos no dia a dia, como em avaliações de desempenho, competições esportivas e em conversas informais. Utilize exemplos de situações reais, como a corrida espacial durante a Guerra Fria, em que a competição entre Estados Unidos e União Soviética era frequentemente descrita usando superlativos. Essa contextualização ajuda os alunos a perceberem a relevância prática do estudo desses elementos gramaticais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e significativa os conceitos de comparativos e superlativos que estudaram previamente. Através de atividades lúdicas e interativas, eles terão a oportunidade de reforçar o aprendizado, desenvolver habilidades de comunicação e colaboração, e explorar o uso dessas estruturas gramaticais em contextos variados. Esta seção é essencial para a consolidação do conhecimento e para garantir que os alunos possam usar os comparativos e superlativos de maneira eficaz e confiante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festa dos Adjetivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a formação de comparativos e superlativos em um contexto lúdico e interativo, reforçando o entendimento das estruturas gramaticais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos organizarão uma 'Festa dos Adjetivos' onde terão que descrever seus convidados usando comparativos e superlativos. Cada aluno receberá um cartão que descreve uma celebridade fictícia, e eles precisarão criar frases comparativas e superlativas para apresentar seu convidado à classe, utilizando as estruturas corretas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cartões de descrição de celebridades fictícias para cada grupo.

  • Cada grupo deve discutir as características de seu convidado e criar frases comparativas e superlativas para apresentar.

  • Cada aluno do grupo apresentará seu convidado e suas frases para a classe.

  • Os outros grupos devem adivinhar qual característica está sendo comparada ou descrita superlativamente.

Atividade 2 - O Grande Debate dos Superlativos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e uso de superlativos em um contexto competitivo e divertido.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate onde defenderão por que seu objeto escolhido é o melhor, o mais bonito ou o mais eficiente, usando estruturas de superlativos. Este debate será conduzido em estilo de torneio, com eliminatórias e um painel de jurados formado pelos próprios colegas.

- Instruções:

  • Os alunos escolhem um objeto da sala para defender em formato de superlativo.

  • Formam-se duplas que debaterão contra outras duplas, apresentando argumentos usando superlativos.

  • Cada dupla terá um tempo para apresentação e um tempo para réplica.

  • Os colegas e o professor atuarão como jurados, avaliando a clareza dos argumentos e o uso correto dos superlativos.

  • Uma final será realizada, onde as duas duplas com melhores argumentos se enfrentarão.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro dos Comparativos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar o uso prático dos comparativos e superlativos em um contexto real e dinâmico, promovendo o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da escola, procurando por pistas que contêm frases com comparativos e superlativos. Cada pista leva a outra, e o objetivo é encontrar o 'tesouro', uma coleção de prêmios que os alunos podem compartilhar.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente uma série de pistas escondidas pela escola, cada uma contendo uma frase com comparativos ou superlativos.

  • Divida a classe em pequenos grupos e distribua a primeira pista para cada grupo.

  • Os grupos devem resolver as pistas para encontrar a próxima, usando corretamente os comparativos e superlativos nas respostas.

  • O primeiro grupo a encontrar o 'tesouro' ganha a oportunidade de compartilhar os prêmios.

  • Após a atividade, faça uma revisão em classe sobre as frases encontradas e discuta o uso dos comparativos e superlativos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado prático e compartilhem suas experiências, promovendo uma compreensão mais profunda e consolidação dos conceitos de comparativos e superlativos. Além disso, esta discussão ajuda a identificar quaisquer dificuldades persistentes ou mal-entendidos que podem ser abordados antes da conclusão da aula, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, o professor deve conduzir uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará as descobertas e insights obtidos durante as tarefas. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar os comparativos e superlativos de forma prática, gostaríamos de ouvir o que cada grupo descobriu. Compartilhem um exemplo interessante que vocês encontraram ou criaram durante as atividades e expliquem como a atividade ajudou a entender melhor o uso dessas estruturas.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao aplicar comparativos e superlativos nas atividades?

2. Como as atividades ajudaram a esclarecer o uso dos comparativos e superlativos?

3. Houve alguma situação em que você precisou modificar seu uso dos comparativos ou superlativos? Por quê?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para solidificar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam articular claramente o que aprenderam e entender a conexão entre teoria e prática. Além disso, esta seção visa reforçar a relevância prática dos comparativos e superlativos, incentivando os alunos a continuarem a explorar e a utilizar essas estruturas em seu cotidiano.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os conceitos principais abordados, relembrando as estruturas de comparativos e superlativos tanto regulares quanto irregulares. É essencial recapitular exemplos utilizados durante as atividades para consolidar o entendimento dos alunos.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi claramente estabelecida através de atividades interativas como a 'Festa dos Adjetivos', o 'Grande Debate dos Superlativos' e a 'Caça ao Tesouro dos Comparativos'. Essas atividades permitiram que os alunos aplicassem os conceitos teóricos em contextos divertidos e significativos, demonstrando a utilidade e a relevância dos comparativos e superlativos no uso diário da língua.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos comparativos e superlativos no dia a dia, destacando como essas estruturas gramaticais são essenciais para a comunicação eficaz e para a expressão de ideias claras e precisas. Esta reflexão ajuda os alunos a perceberem a aplicabilidade direta do que aprenderam em situações reais e a valorizar o estudo da língua inglesa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies