Entrar

Plano de aula de Some, Any, Many, Much

Inglês

Original Teachy

'EF08LI16'

Some, Any, Many, Much

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Some, Any, Many, Much

Palavras ChaveSome, Any, Many, Much, Quantities, 8th Grade, English, Affirmative sentences, Negative sentences, Questions, Contextual usage, Examples, Practice, Discussion, Engagement, Summary
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor ou TV, Slides de apresentação, Folhas de exercícios, Canetas, Caderno de anotações, Material de apoio com exemplos
Códigos BNCCEF08LI16: Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma compreensão clara e detalhada dos objetivos principais que os alunos devem alcançar ao final da aula. Isso ajudará a focar a atenção dos alunos nos aspectos cruciais do uso de 'some', 'any', 'many' e 'much', garantindo que eles possam diferenciar e aplicar corretamente essas palavras ao fazer referência a quantidades em diversos contextos linguísticos.

Objetivos principais:

1. Entender as diferenças entre 'some', 'any', 'many' e 'much' no contexto de quantidades.

2. Aprender a utilizar corretamente 'some', 'any', 'many' e 'much' em frases contextuais.

3. Reconhecer situações específicas onde se aplicam 'some', 'any', 'many' e 'much'.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será explorado. Ao contextualizar o tema e apresentar curiosidades, os alunos serão mais receptivos e engajados, facilitando a compreensão e a aplicação correta de 'some', 'any', 'many' e 'much' ao longo da aula.

Contexto

Contexto: Comece a aula apresentando uma situação cotidiana onde a quantidade é importante. Por exemplo, fale sobre fazer compras no supermercado. Explique que, ao fazer uma lista de compras, precisamos usar palavras específicas para descrever a quantidade dos itens que queremos comprar. Diga aos alunos que aprenderemos como usar 'some', 'any', 'many' e 'much' para falar sobre quantidades de maneira correta e eficiente em inglês.

Curiosidades

Curiosidade: Você sabia que a palavra 'some' é usada frequentemente em inglês para oferecer algo ou fazer um pedido educado? Por exemplo, ao perguntar 'Would you like some coffee?' em uma cafeteria, você está sendo educado e oferecendo algo de maneira amigável. Já 'any' é comumente usado em perguntas e frases negativas, como em 'Do you have any questions?' ou 'I don't have any money.'

Desenvolvimento

Duração: 40 a 50 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma compreensão detalhada e prática dos usos de 'some', 'any', 'many' e 'much'. Ao abordar cada tópico com explicações claras e exemplos, os alunos poderão diferenciar e aplicar corretamente essas palavras em diferentes contextos. As questões propostas servirão para consolidar o conhecimento adquirido e permitir que os alunos pratiquem o uso adequado dessas palavras.

Tópicos Abordados

1.Some: Explicar que 'some' é usado em frases afirmativas e para oferecer ou pedir algo de maneira educada. Exemplos: 'I have some friends.' ou 'Would you like some tea?' 2.Any: Detalhar que 'any' é utilizado em perguntas e frases negativas. Exemplos: 'Do you have any siblings?' ou 'I don't have any money.' 3.Many: Explicar que 'many' é usado com substantivos contáveis em perguntas e frases negativas, mas pode ser usado em frases afirmativas também. Exemplos: 'How many apples do you have?' ou 'I don't have many books.' 4.Much: Detalhar que 'much' é usado com substantivos incontáveis em perguntas e frases negativas, mas pode ser usado em frases afirmativas. Exemplos: 'How much water do you drink?' ou 'I don't have much time.'

Questões para Sala de Aula

1. Complete a frase: 'There aren't _____ chairs in the room.' 2. Formule uma pergunta usando 'many' sobre a quantidade de livros que alguém tem. 3. Diga se a frase está correta ou não: 'Do you have some questions?' Justifique sua resposta.

Discussão de Questões

Duração: 25 a 30 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, esclarecendo quaisquer dúvidas que possam ter surgido. Ao discutir as respostas e engajar os alunos em reflexões adicionais, o professor garante que os alunos compreendam plenamente o uso de 'some', 'any', 'many' e 'much', e saibam aplicá-los corretamente em diferentes contextos.

Discussão

  • Discussão:

  • Complete a frase: 'There aren't _____ chairs in the room.' Explicação: Nesta frase, a palavra correta é 'many' porque 'chairs' é um substantivo contável e a frase está na forma negativa. A frase completa seria: 'There aren't many chairs in the room.'

  • Formule uma pergunta usando 'many' sobre a quantidade de livros que alguém tem. Explicação: A pergunta correta seria: 'How many books do you have?' Aqui, 'many' é usado porque 'books' é um substantivo contável e estamos fazendo uma pergunta.

  • Diga se a frase está correta ou não: 'Do you have some questions?' Justifique sua resposta. Explicação: A frase está incorreta. A forma correta seria: 'Do you have any questions?' porque 'any' é usado em perguntas e frases negativas.

Engajamento dos Alunos

1.Engajamento dos Alunos: 2. Por que usamos 'many' e 'much' em diferentes contextos? 3. Dê um exemplo de uma frase usando 'some' em uma oferta educada. 4. Crie uma frase negativa usando 'any' e um substantivo incontável. 5. Como você diferenciaria o uso de 'some' e 'any' em perguntas?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido, garantindo que os alunos retenham as informações mais importantes. Ao recapitular os pontos principais e destacar a relevância prática do conteúdo, o professor reforça a importância do aprendizado e prepara os alunos para aplicá-lo em contextos diversos.

Resumo

  • Some: Usado em frases afirmativas e para oferecer ou pedir algo de maneira educada.
  • Any: Utilizado em perguntas e frases negativas.
  • Many: Usado com substantivos contáveis em perguntas e frases negativas, mas também pode ser usado em frases afirmativas.
  • Much: Utilizado com substantivos incontáveis em perguntas e frases negativas, mas também pode ser usado em frases afirmativas.

Durante a aula, os alunos foram expostos a explicações teóricas sobre o uso de 'some', 'any', 'many' e 'much'. Em seguida, aplicaram esse conhecimento na prática através de exemplos e exercícios, permitindo uma compreensão mais profunda e contextualizada do conteúdo.

Compreender como utilizar 'some', 'any', 'many' e 'much' é essencial para a comunicação eficaz em inglês. Esses termos são frequentemente utilizados em conversas cotidianas, como ao fazer compras ou pedir informações, tornando o aprendizado prático e aplicável em situações reais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies