Plano de Aula | Metodologia Teachy | Prefixos e Sufixos
Palavras Chave | prefixos, sufixos, inglês, metodologia digital, atividade prática, Instagram, memes, quiz interativo, gamificação, feedback 360°, colaboração, pensamento crítico, tecnologia, redes sociais, aprendizado autônomo |
Materiais Necessários | Celulares ou dispositivos com acesso à internet, Contas no Instagram ou plataforma de design (ex: Canva), Ferramentas de edição de imagens e vídeos, Ferramentas de criação de memes (ex: Canva, Imgur, Meme Generator), Plataforma de quiz interativo (ex: Kahoot, Quizizz), Projetor ou tela para apresentação dos trabalhos, Computadores ou tablets para pesquisa e atividades online, Materiais de papelaria para anotação e planejamento, Quadro branco e marcadores |
Códigos BNCC | EF08LI13: Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Inglês |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa do plano de aula visa introduzir os objetivos principais e secundários da aula, levando os alunos a compreender a importância de aprender prefixos e sufixos. Com isso, os alunos serão capazes de expandir seu vocabulário e utilizar de forma eficaz os recursos da língua inglesa, fomentando um aprendizado mais profundo e contextualizado. A finalidade é garantir que todos estejam cientes das expectativas da aula e dos resultados que se espera que alcancem.
Objetivos principais:
1. Compreender os principais prefixos e sufixos da língua inglesa.
2. Identificar como e quando usar prefixos e sufixos em diferentes contextos.
3. Aplicar o conhecimento de prefixos e sufixos na construção de novas palavras.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao analisar e criar palavras com prefixos e sufixos.
- Promover a autonomia no aprendizado por meio de atividades práticas e interativas.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é engajar os alunos e proporcionar um início dinâmico, utilizando a tecnologia e a curiosidade natural dos estudantes. Isso também os prepara para um debate significativo sobre o tema, ativando conhecimentos prévios e motivando a participação ativa durante toda a aula.
Aquecendo
Aquecimento: Comece a aula explicando brevemente que prefixos e sufixos são partes fundamentais da língua inglesa, permitindo a criação de novas palavras e a compreensão de termos complexos. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre prefixos e sufixos na língua inglesa. Pode ser uma curiosidade histórica, uma palavra famosa que usa um prefixo/sufixo, ou um dado estatístico. Conceda 5 minutos para essa busca e, depois, permita que compartilhem com a turma os fatos encontrados.
Reflexões Iniciais
1. Qual é a diferença entre um prefixo e um sufixo?
2. Por que é importante conhecer os prefixos e sufixos em inglês?
3. Podem dar exemplos de palavras que mudam completamente de significado com a adição de um prefixo ou sufixo?
4. Como os prefixos e sufixos podem ajudar no entendimento de palavras desconhecidas?
5. Existem prefixos ou sufixos que são mais comuns na língua inglesa? Quais seriam esses?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar ativamente o conhecimento de prefixos e sufixos em um contexto prático e moderno. Ao utilizar tecnologias digitais e abordagens criativas, espera-se aumentar o engajamento e a retenção do conteúdo, desenvolvendo também habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Criação de Campanha no Instagram
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Aplicar o conhecimento de prefixos e sufixos de forma criativa e prática, além de desenvolver habilidades de apresentação e argumentação.
- Descrição: Os alunos devem criar uma campanha publicitária fictícia no Instagram, utilizando prefixos e sufixos aprendidos. Eles deverão fazer postagens, stories e legendas que demonstrem a utilização correta dessas estruturas linguísticas.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve criar uma conta fictícia no Instagram ou utilizar uma plataforma de design que simule postagens (como Canva).
-
Os grupos deverão escolher um produto ou serviço fictício para criar a campanha.
-
Utilize prefixos e sufixos aprendidos para criar as postagens e stories. Por exemplo, usar prefixos como 're-', 'un-', 'pre-' e sufixos como '-able', '-less', '-ful'.
-
As postagens devem incluir texto e imagem. No texto, destaque as palavras com prefixos e sufixos.
-
Os alunos podem usar ferramentas de edição de imagens e vídeos para deixar as postagens mais atraentes.
-
No final, cada grupo apresentará sua campanha para o resto da turma, explicando o uso dos prefixos e sufixos.
Atividade 2 - Desafio de Memes Educativos ️
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover o entendimento dos prefixos e sufixos através do humor e da criatividade, bem como incentivar a colaboração e a utilização de ferramentas digitais.
- Descrição: Os alunos devem criar memes educativos que expliquem o uso de prefixos e sufixos de uma maneira engraçada e fácil de entender. Os memes devem ser compartilhados em uma rede social da turma ou apresentados em sala.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve discutir e escolher alguns prefixos e sufixos para trabalhar.
-
Utilize ferramentas online de criação de memes (como Canva, Imgur ou Meme Generator) para criar os memes.
-
Os memes devem explicar de forma humorística e educativa o uso dos prefixos e sufixos escolhidos.
-
Cada grupo deve criar pelo menos 3 memes.
-
Os memes serão apresentados à turma e, se possível, compartilhados em uma rede social privada da turma.
-
Os alunos poderão votar nos memes mais criativos e educativos.
Atividade 3 - Quiz Interativo de Prefixos e Sufixos
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Revisar e fixar o conhecimento sobre prefixos e sufixos de maneira dinâmica e competitiva, utilizando a gamificação para aumentar o engajamento.
- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo online sobre prefixos e sufixos. A plataforma escolhida para o quiz pode ser Kahoot ou Quizizz, onde os alunos podem competir em tempo real para ver quem entende melhor o uso dessas estruturas.
- Instruções:
-
Explique brevemente como funcionará o quiz e crie antecipadamente a lista de perguntas e respostas na plataforma escolhida.
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo deve ter um dispositivo conectado à internet.
-
Inicie o quiz online e forneça o código de acesso para que os alunos possam participar.
-
Durante o quiz, monitore o progresso dos alunos e forneça feedback imediato após cada pergunta.
-
Após o término do quiz, analise as perguntas que mais causaram dificuldade e discuta as respostas com a turma.
-
Premie o grupo com melhor desempenho com um reconhecimento simbólico.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e troca de experiências entre os alunos, consolidando o aprendizado sobre prefixos e sufixos. A discussão em grupo e o feedback 360° permitem que os alunos identifiquem suas forças e áreas de melhoria, promovendo um ambiente colaborativo e de crescimento contínuo.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Peça que os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar a campanha no Instagram, os memes educativos e o quiz interativo. Sugira o seguinte roteiro para a introdução da discussão:
- Comece reforçando a importância do uso de prefixos e sufixos na língua inglesa e como essas atividades contribuíram para a compreensão desse tema.
- Pergunte aos alunos como se sentiram ao utilizar ferramentas digitais para aprender sobre prefixos e sufixos.
- Solicite que cada grupo apresente brevemente sua campanha no Instagram, seus memes educativos e os destaques do quiz interativo.
- Incentive os alunos a discutirem as dificuldades que encontraram e como as superaram.
- Peça aos alunos para refletirem sobre o que mais gostaram na metodologia digital aplicada e como isso influenciou seu aprendizado.
Reflexões
1. Como a utilização de plataformas digitais ajudou no entendimento de prefixos e sufixos? 2. Quais foram os principais desafios encontrados durante as atividades e como foram superados? 3. De que maneira a criação de conteúdos (campanhas, memes, quizzes) contribuiu para a fixação do conteúdo?
Feedback 360°
Feedback 360° Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo com quem trabalhou nas atividades. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo, focando nos seguintes pontos:
- Pontos Positivos: O que cada membro fez bem durante a atividade?
- Áreas de Melhoria: O que cada membro pode melhorar em futuras atividades?
- Colaboração e Comunicação: Como foi a dinâmica de trabalho em grupo e a comunicação entre os membros?
Lembre os alunos de serem respeitosos e objetivos em seus comentários.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e refletir sobre a relevância dos prefixos e sufixos no contexto moderno. Ao resumir os conteúdos, conectar a aula ao mundo atual e destacar as aplicações práticas, reforçamos a importância do tema e incentivamos os alunos a utilizarem o conhecimento de forma autônoma e eficaz.
Resumo
🅟🅡🅔🅕🅘🅧🅞🅢 e 🅢🅤🅕🅘🅧🅞🅢 são como superpoderes na língua inglesa! Com prefixos, adicionamos novos significados no início das palavras, como transformar 'happy' em 'unhappy'. Já os sufixos são como uma assinatura no final da palavra, mudando sua função, como converter 'help' em 'helpful'. Durante nossa jornada, fomos Super Linguistas, desvendando o poder das palavras!
No Mundo
Na era digital, a habilidade de compreender e utilizar prefixos e sufixos nos conecta ao mundo de informações instantâneas. ️ Ao decifrar palavras em redes sociais, sites e aplicativos, podemos entender melhor contextos e mensagens, dando-nos mais autonomia e confiança em nosso dia a dia digital.
Na Prática
Saber usar prefixos e sufixos aumenta nosso vocabulário, proporciona uma compreensão mais profunda de textos e facilita a aprendizagem de novas palavras. Na vida cotidiana, isso significa escrever mensagens claras, entender conteúdos complexos e comunicar-se com precisão e clareza.