🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Pronomes Relativos

Inglês

Original Teachy

Pronomes Relativos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir os conceitos básicos de pronomes relativos em inglês, explicando o que são e como funcionam na construção de frases.

  2. Proporcionar aos alunos a capacidade de identificar e utilizar pronomes relativos em frases simples e complexas, ampliando assim seu vocabulário e suas habilidades de escrita e leitura.

  3. Apresentar exemplos práticos e contextualizados do uso de pronomes relativos em situações do cotidiano, reforçando a importância do seu conhecimento para a comunicação eficaz em inglês.

    Objetivos secundários:

    • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, promovendo discussões e perguntas relacionadas ao tópico.

    • Desenvolver a habilidade de pesquisa e estudo autônomo, incentivando os alunos a buscar informações complementares sobre pronomes relativos em inglês.

    • Avaliar o progresso dos alunos no final da aula através de exercícios de fixação e questionários de compreensão.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conceitos básicos de gramática inglesa, como a estrutura de frases e o uso de pronomes. Isso ajudará a preparar o terreno para a Introdução do novo tópico - pronomes relativos.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar uma frase em inglês que usa um pronome relativo, mas com o pronome omitido. Por exemplo: "The book I read last week was really good." O professor pode perguntar aos alunos qual pronome seria apropriado nessa frase e por quê.
    • Outra situação pode ser a apresentação de duas frases em inglês que expressam a mesma ideia, mas uma delas usa um pronome relativo para torná-la mais concisa e fluente. Por exemplo: "The man who lives next door is a doctor." vs "The man that lives next door is a doctor." O professor pode perguntar aos alunos qual frase soa melhor e por quê.
  3. Contextualização: O professor pode explicar aos alunos que o uso correto de pronomes relativos é essencial para a comunicação eficaz em inglês, tanto na fala quanto na escrita. Além disso, o professor pode destacar que os pronomes relativos são amplamente utilizados em textos escritos, como artigos de jornais, revistas e livros, bem como em conversas formais e informais.

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode começar compartilhando uma curiosidade sobre pronomes relativos, como o fato de que o inglês tem mais pronomes relativos do que muitas outras línguas.
    • Outra estratégia para ganhar a atenção dos alunos pode ser a apresentação de uma história curta ou um trecho de um livro que use pronomes relativos de maneira criativa e interessante.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara da importância dos pronomes relativos e estar motivados para aprender mais sobre o assunto.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria (10 - 12 minutos)

    • Definição de pronomes relativos: O professor deve começar explicando que os pronomes relativos são palavras que se referem a um substantivo ou pronome anterior (chamado de antecedente) e introduzem uma cláusula adjetiva (que descreve ou limita o antecedente). Os pronomes relativos mais comuns em inglês são "who", "whom", "which", "that", "whose", "where" e "when".
    • Explicação do uso de cada pronome relativo: O professor deve, em seguida, explicar quando e como usar cada um dos pronomes relativos. Por exemplo, "who" e "whom" são usados para se referir a pessoas, "which" e "that" para se referir a coisas e animais, "whose" indica posse, "where" indica lugar e "when" indica tempo.
    • Demonstração através de exemplos: O professor deve ilustrar cada uso com exemplos claros e contextualizados. Por exemplo, "I have a friend who lives in New York" (Eu tenho um amigo que mora em Nova York), "This is the book which I was talking about" (Este é o livro sobre o qual eu estava falando), "Do you know the woman whose car was stolen?" (Você conhece a mulher cujo carro foi roubado?).
  2. Aplicação (5 - 7 minutos)

    • O professor deve propor aos alunos que criem frases próprias usando os pronomes relativos apresentados. Isso ajudará a consolidar o entendimento dos alunos sobre o uso desses pronomes.
    • O professor deve também apresentar aos alunos exercícios de preenchimento de lacunas e de transformação de frases que envolvam o uso de pronomes relativos. Isso permitirá que os alunos pratiquem o que aprenderam.
  3. Revisão e esclarecimento de dúvidas (5 - 6 minutos)

    • O professor deve revisar os pontos principais da teoria e esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter. É importante encorajar os alunos a fazer perguntas e a participar ativamente da aula.
    • O professor deve também fornecer feedback aos alunos sobre as frases que eles criaram e sobre os exercícios que eles fizeram, destacando os acertos e apontando as áreas que precisam de mais prática ou compreensão.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida dos pronomes relativos e serem capazes de usá-los corretamente em suas próprias frases. Além disso, eles devem se sentir confiantes para resolver exercícios e tarefas que envolvam o uso de pronomes relativos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Conexão com o mundo real e o cotidiano (3 - 4 minutos)

    • O professor deve incentivar os alunos a pensar em situações do dia a dia em que os pronomes relativos podem ser úteis. Por exemplo, ao descrever pessoas, lugares ou objetos, ao contar histórias, ao escrever cartas ou e-mails, ao ler um livro em inglês, etc.
    • O professor pode pedir aos alunos para compartilhar suas ideias e exemplos com a turma. Isso não só ajudará a reforçar o aprendizado, como também promoverá a interação e o engajamento dos alunos.
  2. Reflexão sobre o aprendizado (3 - 4 minutos)

    • O professor deve orientar os alunos a refletir sobre o que aprenderam na aula. Isso pode ser feito através de perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?", "Como você pode aplicar o que aprendeu sobre pronomes relativos em sua vida diária ou em seus estudos de inglês?".
    • Os alunos devem ser incentivados a expressar suas reflexões e a compartilhar suas dúvidas ou dificuldades. O professor deve garantir que todas as perguntas sejam respondidas e que todas as questões sejam esclarecidas.
  3. Feedback e avaliação (2 minutos)

    • O professor deve perguntar aos alunos o que eles acharam da aula e do método de ensino. Isso ajudará a identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado.
    • O professor pode também avaliar o progresso dos alunos através de uma pequena atividade de revisão ou de um questionário de compreensão. Isso permitirá que o professor verifique se os Objetivos de aprendizado foram alcançados e se os alunos estão prontos para avançar para o próximo tópico.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter refletido sobre o que aprenderam, ter feito conexões com o mundo real e o cotidiano, e ter recebido feedback sobre seu aprendizado. Eles devem estar motivados e preparados para continuar estudando pronomes relativos e outros tópicos de gramática inglesa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados na aula, ressaltando a definição de pronomes relativos, os diferentes tipos de pronomes relativos em inglês e suas respectivas formas de uso.
    • Também é importante relembrar os exemplos práticos e as situações-problema discutidos, para ajudar a fixar o conteúdo na mente dos alunos.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria (a definição e o uso correto de pronomes relativos) com a prática (os exercícios de preenchimento de lacunas e de transformação de frases) e as aplicações (as situações do cotidiano em que os pronomes relativos podem ser usados).
    • Isso ajudará os alunos a entender a relevância do que aprenderam e a como aplicar esse conhecimento em suas próprias comunicações em inglês.
  3. Materiais extras (1 minuto)

    • O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre pronomes relativos. Isso pode incluir livros de gramática inglesa, sites educacionais, vídeos explicativos no YouTube, entre outros.
    • Também é uma boa ideia fornecer aos alunos uma lista de exercícios de pronomes relativos para que eles possam praticar em seu tempo livre.
  4. Importância do tema (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância dos pronomes relativos para a comunicação eficaz em inglês, tanto na fala quanto na escrita.
    • O professor pode explicar que, embora os pronomes relativos possam parecer complicados a princípio, eles se tornam muito úteis e naturais de usar à medida que os alunos ganham mais prática e exposição ao idioma.
    • Além disso, o professor pode enfatizar que o domínio dos pronomes relativos ajudará os alunos a entender melhor textos em inglês e a se expressar de maneira mais precisa e fluente.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do conteúdo da aula, saber onde encontrar recursos adicionais para estudo e prática, e entender a relevância e o valor dos pronomes relativos para a sua aprendizagem de inglês.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies