Entrar

Plano de aula de Estatística: Mediana

Matemática

Original Teachy

'EF08MA25'

Estatística: Mediana

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Estatística: Mediana

Palavras ChaveMediana, Estatística, Medidas de Tendência Central, Educação Digital, Aprendizado Ativo, Planilhas Eletrônicas, Google Sheets, Microsoft Excel, Redes Sociais, Instagram, Desenvolvimento de Jogos, Scratch, Tynker, Análise de Dados, Habilidades Colaborativas
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Acesso ao Google Sheets ou Microsoft Excel, Ferramentas de desenvolvimento de jogos (Scratch ou Tynker), Conta no Instagram (ou uma plataforma de simulação para criação de stories), Acesso a fontes online de dados (por exemplo, sites de estatísticas esportivas, bancos de dados públicos), Conexão de internet confiável, Quadro branco ou flip chart para anotações, Projetor (opcional, para apresentações dos grupos)
Códigos BNCCEF08MA25: Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara e detalhada dos objetivos fundamentais que os alunos precisam alcançar ao longo da aula. Estes objetivos guiam tanto o planejamento do professor quanto as expectativas dos alunos, assegurando que todos estejam alinhados quanto às metas de aprendizado exigidas pelo tema da mediana em Estatística.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de mediana como medida central em uma amostra de dados.

2. Calcular a mediana de diferentes conjuntos de dados de maneira correta.

3. Reconhecer a importância da mediana na análise de dados do mundo real.

Objetivos secundários:

  1. Familiarizar-se com o uso de ferramentas digitais, como planilhas eletrônicas, para calcular a mediana.
  2. Desenvolver habilidades colaborativas ao trabalhar em grupo para resolver problemas estatísticos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir o tema de forma dinâmica e interativa, incentivando os alunos a se engajarem com o conteúdo desde o início da aula. Ao utilizar a tecnologia (celulares) para buscar informações, os alunos ativam seus conhecimentos prévios e começam a contextualizar a mediana no mundo real, preparando-se para as atividades práticas que virão a seguir.

Aquecendo

Explique aos alunos que a mediana é uma medida de tendência central amplamente utilizada em estatística. Ela representa o valor do meio em um conjunto de dados ordenados. Para tornar a introdução mais interativa, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a mediana. Em seguida, peça para que compartilhem esses fatos com a turma, incentivando uma breve discussão sobre o que encontraram.

Reflexões Iniciais

1. O que é a mediana e como ela se diferencia da média?

2. Por que a mediana é uma medida de tendência central importante?

3. Em que situações do mundo real a mediana pode ser mais útil que a média?

4. Alguém encontrou um exemplo prático de uso da mediana em suas pesquisas?

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar um aprendizado interativo e prático sobre o conceito de mediana, utilizando tecnologias modernas e temas atuais para envolver os alunos. As atividades propostas incentivam a colaboração, a criatividade e a aplicação do conhecimento estatístico em contextos do mundo real.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores e Mediana 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de mediana em um contexto prático e atual, utilizando redes sociais para envolver e motivar os alunos.

- Descrição: Esta atividade envolve a criação de um story no Instagram para explicar o conceito de mediana de forma divertida e prática. Os alunos trabalharão em grupos para criar um conteúdo que possa ser compartilhado nas redes sociais, mostrando a importância da mediana em situações do dia a dia de um influenciador digital.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos.

  • Cada grupo deve imaginar que são influenciadores digitais em uma plataforma de rede social (por exemplo, Instagram).

  • Peça que os alunos escolham um tema relacionado ao dia a dia de um influenciador, como análises de engajamento em posts, comentários recebidos ou visualizações de stories.

  • Os alunos devem coletar um conjunto de dados fictícios ou reais para o tema escolhido e calcular a mediana desses dados.

  • Cada grupo deve criar um story no Instagram para explicar o conceito de mediana, mostrando como calcular a mediana com os dados que coletaram.

  • Os stories devem incluir: uma breve definição de mediana, o conjunto de dados utilizado, o cálculo da mediana e uma explicação de por que a mediana é uma medida importante para o influenciador digital.

  • Após criarem os stories, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a classe, explicando seus processos e conclusões.

Atividade 2 - Caçadores de Mediana 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades práticas na coleta e análise de dados utilizando planilhas eletrônicas, além de reforçar o conceito de mediana.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão planilhas eletrônicas para analisar dados estatísticos reais e identificar a mediana. A tarefa envolve a coleta de dados de fontes online confiáveis e a aplicação de fórmulas estatísticas em softwares como Google Sheets ou Microsoft Excel.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema de interesse que possua dados disponíveis online, como notas de filmes, estatísticas esportivas ou dados de mercado.

  • Usando computadores ou celulares, os alunos devem coletar um conjunto de dados relevante ao tema escolhido.

  • Os grupos devem então inserir esses dados em uma planilha eletrônica (Google Sheets ou Microsoft Excel).

  • Ensine os alunos a utilizar a função de mediana na planilha para calcular a mediana do conjunto de dados.

  • Cada grupo deve criar um gráfico ou representação visual que mostre os dados e destaque a mediana.

  • Ao final, os grupos devem apresentar suas planilhas e gráficos para a turma, explicando a importância da mediana nos dados que analisaram.

Atividade 3 - Mediana Gamer 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar a criatividade e o pensamento computacional dos alunos ao desenvolverem um jogo que ensine a mediana, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar um mini-game educativo que ensine o conceito de mediana. Utilizando simples ferramentas de desenvolvimento de jogos online, como Scratch ou Tynker, cada grupo deverá projetar um jogo que explique e aplique a mediana de maneira interativa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos.

  • Peça que cada grupo escolha uma ferramenta de desenvolvimento de jogos simples, como Scratch ou Tynker.

  • Os alunos devem projetar um mini-game que inclua uma situação onde o jogador precise calcular a mediana para avançar no jogo.

  • Oriente os grupos para que o jogo inclua: uma introdução explicativa sobre mediana, um conjunto de dados para que o jogador organize, e uma fase onde o jogador precisa encontrar a mediana para completar a tarefa.

  • Cada grupo deve trabalhar colaborativamente para programar o jogo, testando e fazendo ajustes conforme necessário.

  • Ao final, os grupos devem apresentar seus jogos à classe, explicando o processo de desenvolvimento e como o jogo ensina o conceito de mediana.

  • Se possível, permita que outros grupos joguem os jogos desenvolvidos para uma experiência mais interativa.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado por meio da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos vejam diferentes abordagens e aplicações do conceito de mediana, enquanto o feedback 360° promove o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe, essenciais para o aprendizado colaborativo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Para introduzir essa discussão, use o seguinte roteiro:

  1. Peça que cada grupo apresente brevemente suas atividades, destacando o processo e as conclusões que chegaram.
  2. Pergunte a cada grupo quais foram os maiores desafios e como os superaram.
  3. Incentive os alunos a discutirem como a mediana pode ser aplicada em diferentes contextos do mundo real além dos exemplos que já utilizaram.
  4. Peça que reflitam sobre o uso das ferramentas digitais e como elas facilitaram (ou dificultaram) a análise de dados.

Reflexões

1. Como a mediana se diferencia da média na prática? 2. Quais foram as situações em que a mediana se mostrou mais útil do que outras medidas de tendência central? 3. Como o uso de ferramentas digitais impactou a maneira como vocês calcularam e entenderam a mediana?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira que cada aluno destaque um ponto positivo e uma área de melhoria para cada colega. Enfatize a importância de focar em comportamentos e contribuições específicas, evitando críticas pessoais.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Consolidando o Conhecimento!  A finalidade desta etapa é resumir os conteúdos principais de forma divertida e contextualizada, reforçando a aprendizagem e conectando o tema ao mundo atual e suas aplicações práticas. Esta reflexão final também estimula os alunos a reconhecerem a relevância do estudo da mediana em suas vidas diárias e futuras. 

Resumo

Exploradores da Mediana!  Durante nossa jornada estatística, mergulhamos nos conceitos de mediana, aquela medida central que revela o meio termo dos nossos dados. Desvendamos como calculá-la e sua importância em analisar dados de forma prática e eficaz. Passamos de influenciadores digitais a gamers, aplicando a mediana em contextos modernos e interativos! 

No Mundo

Conectando com o Agora!  A aula de hoje nos mostrou que a estatística não é apenas sobre números, mas como ela se entrelaça com o mundo à nossa volta. Descobrimos como as redes sociais dependem de métricas como a mediana para entender engajamento e como ferramentas digitais transformam a análise de dados em algo dinâmico e acessível. 

Na Prática

Por que isso importa?  Compreender e calcular a mediana nos permite tomar decisões mais informadas e precisas em diversos contextos do cotidiano, desde a análise de desempenho escolar até a interpretação de tendências de mercado. Ela é essencial para transformar dados brutos em informações úteis!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies