Entrar

Plano de aula de Estatística: Frequências

Matemática

Original Teachy

'EF08MA24'

Estatística: Frequências

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Estatística: Frequências

Palavras ChaveEstatística, Frequência, Frequência Absoluta, Frequência Relativa, Frequência Acumulada, Classes, Tabela de Frequência, Gráficos de Frequência, Histograma, Polígono de Frequência, 8º ano, Matemática
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor ou TV para apresentação, Slides ou material visual sobre o tema, Caderno e caneta para anotações dos alunos, Conjunto de dados fictício para exercícios, Planilha ou software de gráficos (opcional), Calculadora
Códigos BNCCEF08MA24: Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de frequências em estatística, preparando-os para entender como organizar dados em classes e calcular a frequência de ocorrências. Esta introdução estabelecerá uma base sólida para as atividades subsequentes, garantindo que os alunos compreendam os objetivos da aula e estejam prontos para aplicar os conceitos aprendidos.

Objetivos principais:

1. Classificar as frequências de uma variável em classes.

2. Calcular a frequência de determinada variável como o número de vezes que ela assume esse valor.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de frequências em estatística, preparando-os para entender como organizar dados em classes e calcular a frequência de ocorrências. Esta introdução estabelecerá uma base sólida para as atividades subsequentes, garantindo que os alunos compreendam os objetivos da aula e estejam prontos para aplicar os conceitos aprendidos.

Contexto

Para começar a aula sobre frequências em estatística, é importante contextualizar os alunos sobre a importância da coleta e análise de dados no dia a dia. Pergunte aos alunos se já perceberam como as pesquisas de opinião são realizadas ou como os dados de uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de sua idade podem influenciar decisões de mercado, como a criação de novos produtos. Explique que a estatística nos ajuda a organizar e interpretar esses dados de forma que possamos extrair informações valiosas e tomar decisões mais informadas.

Curiosidades

Vocês sabiam que a estatística está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento? Por exemplo, na medicina, os pesquisadores usam estatísticas para determinar se um novo medicamento é eficaz. Nos esportes, analistas usam estatísticas para avaliar o desempenho dos jogadores e das equipes. Até mesmo nas redes sociais, as plataformas usam dados estatísticos para mostrar anúncios que são mais relevantes para cada um de nós.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o conceito de frequências em estatística, fornecendo exemplos práticos e exercícios que os ajudem a aplicar os conceitos aprendidos. Isso garantirá que os alunos possam não apenas compreender teoricamente, mas também utilizar as técnicas estatísticas para organizar e interpretar dados de maneira eficaz.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Frequência: Explique que a frequência de uma variável é o número de vezes que ela assume um determinado valor. Utilize exemplos simples, como a contagem de frutas em uma cesta (quantas maçãs, quantas bananas, etc.). 2. Tipos de Frequências: Detalhe os diferentes tipos de frequências: Frequência Absoluta (número total de ocorrências de um valor), Frequência Relativa (proporção ou porcentagem das ocorrências em relação ao total) e Frequência Acumulada (soma das frequências de todos os valores anteriores e do valor atual). 3. Organização em Classes: Mostre como os dados podem ser organizados em classes quando temos uma grande quantidade de valores distintos. Explique o conceito de intervalos de classes e como decidir a amplitude de cada classe. 4. Tabela de Frequência: Ensine a construção de uma tabela de frequência. Utilize um conjunto de dados fictício para demonstrar passo a passo como preencher uma tabela com as frequências absoluta, relativa e acumulada. 5. Gráficos de Frequência: Introduza os gráficos de frequência mais comuns, como o histograma e o polígono de frequência. Mostre exemplos de como cada gráfico pode ser construído a partir de uma tabela de frequência.

Questões para Sala de Aula

1. Dado o conjunto de dados: [5, 8, 7, 5, 9, 8, 7, 6, 5], construa uma tabela de frequência absoluta e relativa. 2. Organize os dados do exercício anterior em classes com amplitude 2 e construa a tabela de frequência correspondente. 3. Construa um histograma utilizando a tabela de frequência que você criou no exercício anterior.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que revisem e discutam as respostas às questões apresentadas. Ao envolver os alunos na discussão e reflexão sobre os conceitos trabalhados, esta etapa promove uma compreensão mais aprofundada e a internalização dos conteúdos, além de incentivar a participação ativa e o pensamento crítico.

Discussão

  • Discussão das questões resolvidas:

  • Tabela de Frequência Absoluta e Relativa:

  • Conjunto de dados: [5, 8, 7, 5, 9, 8, 7, 6, 5]

  • Frequência Absoluta: (5: 3, 6: 1, 7: 2, 8: 2, 9: 1)

  • Frequência Relativa: (5: 3/9 ≈ 0.33, 6: 1/9 ≈ 0.11, 7: 2/9 ≈ 0.22, 8: 2/9 ≈ 0.22, 9: 1/9 ≈ 0.11)

  • Organização em Classes com Amplitude 2:

  • Classes: [5-6), [6-8), [8-10)

  • Frequência Absoluta: (5-6): 4, (6-8): 4, (8-10): 1

  • Frequência Relativa: (5-6): 4/9 ≈ 0.44, (6-8): 4/9 ≈ 0.44, (8-10): 1/9 ≈ 0.11

  • Histograma:

  • Eixo x (classes): [5-6), [6-8), [8-10)

  • Eixo y (frequência): (5-6): 4, (6-8): 4, (8-10): 1

  • As barras do histograma devem refletir essas frequências, com alturas proporcionais aos valores.

Engajamento dos Alunos

1. Perguntas para Engajamento dos Alunos: 2. Qual a diferença entre frequência absoluta e relativa? 3. Por que é importante organizar dados em classes quando temos muitos valores distintos? 4. Como a visualização de dados em um histograma pode ajudar na interpretação de dados? 5. Você consegue pensar em outros exemplos do dia a dia onde a classificação em classes seria útil? 6. Como a frequência acumulada pode ser utilizada para entender melhor os dados?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos ao longo da aula, resumindo os principais pontos abordados e destacando a importância prática do tema. Esta conclusão visa reforçar a aplicação dos conceitos aprendidos e incentivar os alunos a refletirem sobre a relevância da estatística em suas vidas cotidianas.

Resumo

  • Frequência de uma variável: número de vezes que um valor é observado.
  • Tipos de Frequências: Absoluta, Relativa e Acumulada.
  • Organização de dados em classes e definição de intervalos de classes.
  • Construção de tabelas de frequência.
  • Criação de gráficos de frequência, como histograma e polígono de frequência.

A aula conectou a teoria com a prática através de exemplos detalhados e exercícios práticos que permitiram aos alunos aplicar os conceitos aprendidos. A construção de tabelas e gráficos de frequência a partir de conjuntos de dados fictícios mostrou como a estatística pode ser utilizada para organizar e interpretar dados de maneira eficaz e visualmente compreensível.

O tema da aula é altamente relevante para o dia a dia, pois a estatística é uma ferramenta essencial em diversas áreas, desde a medicina até o marketing. Compreender como classificar e calcular frequências ajuda os alunos a interpretar pesquisas, entender gráficos em notícias e tomar decisões informadas com base em dados concretos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies