Entrar

Plano de aula de Probabilidade de Eventos Complementares

Matemática

Original Teachy

'EF08MA22'

Probabilidade de Eventos Complementares

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Probabilidade de Eventos Complementares

Palavras ChaveProbabilidade, Eventos Complementares, Matemática, Metodologia Digital, Redes Sociais, Gamificação, Histórias Interativas, Engajamento, Colaboração, Aprendizado Ativo
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, etc.), Ferramentas de apresentação digital (PowerPoint, Google Slides, Canva), Plataforma de criação de jogos digitais (Kahoot!, Genially), Plataforma de criação de histórias interativas (StoryJumper, Plotagon), Quadro branco e marcadores, Projetor ou TV para apresentações, Fichas de feedback para avaliação 360°
Códigos BNCCEF08MA22: Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos compreendam plenamente os objetivos específicos de aprendizagem sobre a probabilidade de eventos complementares. Esta etapa servirá como uma base que guiará as atividades práticas subsequentes, garantindo que os alunos estejam cientes das habilidades que precisam desenvolver durante a aula.

Objetivos principais:

1. Entender o conceito de eventos complementares em probabilidade.

2. Reconhecer que a soma das probabilidades de eventos complementares é igual a 1.

3. Calcular a probabilidade de eventos complementares ao lançar três moedas em sequência.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos compreendam plenamente os objetivos específicos de aprendizagem sobre a probabilidade de eventos complementares. Esta etapa servirá como uma base que guiará as atividades práticas subsequentes, garantindo que os alunos estejam cientes das habilidades que precisam desenvolver durante a aula.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre Probabilidade de Eventos Complementares, explique aos alunos que a probabilidade é uma ferramenta matemática usada para medir a chance de um evento ocorrer. Introduza o conceito de eventos complementares, destacando que são eventos que, juntos, completam todas as possibilidades de um experimento. Depois, peça aos alunos para usarem seus celulares para pesquisar um fato interessante ou uma curiosidade sobre probabilidade e compartilharem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que são eventos complementares em probabilidade?

2. Como a soma das probabilidades de eventos complementares é igual a 1?

3. Você pode dar um exemplo cotidiano que represente a ideia de eventos complementares?

4. Como podemos calcular a probabilidade de um evento não ocorrer?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos oportunidades práticas e contextualizadas para aplicar o conceito de probabilidade de eventos complementares. Utilizando tecnologia e cenários relevantes para suas realidades, os alunos irão aprofundar seu entendimento por meio de atividades colaborativas e interativas, consolidando o conhecimento de forma criativa e envolvente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Probabilidades no Mundo dos Influenciadores Digitais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar um contexto moderno e relevante para os alunos, para entender e calcular a probabilidade de eventos complementares, reforçando o aprendizado de maneira prática e envolvente.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão explorar o mundo dos influenciadores digitais para entender e calcular a probabilidade de eventos complementares. Utilizando aplicativos de redes sociais, eles vão analisar postagens e estatísticas de engajamento para calcular a probabilidade de diferentes eventos ocorrerem, como a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos de uma postagem.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Escolha um influenciador digital popular nas redes sociais.

  • Cada grupo deverá selecionar uma postagem específica do influenciador e anotar as estatísticas de curtidas, comentários e compartilhamentos.

  • Utilizando essas estatísticas, os grupos devem calcular a probabilidade de eventos específicos, como a probabilidade de uma nova interação ser uma curtida, um comentário ou um compartilhamento.

  • Depois, calcule a probabilidade de eventos complementares, como a probabilidade de a nova interação NÃO ser uma curtida.

  • Os alunos devem comparar e discutir os resultados entre os grupos, refletindo sobre a relação entre eventos complementares e a soma das probabilidades ser igual a 1.

  • Por fim, cada grupo deve criar uma breve apresentação digital para compartilhar suas descobertas com a turma, utilizando ferramentas como PowerPoint, Google Slides ou Canva.

Atividade 2 - Gameficando a Probabilidade: Aventura em Jogo de Tabuleiro Virtual

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma experiência lúdica e colaborativa onde os alunos podem aplicar conceitos de probabilidade de eventos complementares em um ambiente de jogo interativo, reforçando o aprendizado por meio da gamificação.

- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo de tabuleiro virtual que simula aventuras onde terão que calcular a probabilidade de eventos complementares para avançar nas etapas do jogo. Utilizando uma plataforma online de criação de jogos, os alunos irão integrar conceitos matemáticos com uma experiência lúdica e interativa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos e instrua os alunos a acessarem uma plataforma de criação de jogos digitais, como Kahoot! ou Genially.

  • Cada grupo será responsável por criar um cenário de aventura em um jogo de tabuleiro virtual, onde os jogadores se deparam com diferentes desafios que envolvem cálculo de probabilidade de eventos complementares.

  • Os grupos deverão incluir perguntas no jogo onde os jogadores precisam calcular, por exemplo, a probabilidade de um evento A não ocorrer, baseado nas etapas do jogo.

  • Após a criação, os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para jogar e resolver os desafios propostos pelos colegas.

  • Os alunos devem documentar suas respostas e reflexões durante o jogo e discutir a importância da soma das probabilidades complementares ser igual a 1.

  • Cada grupo deverá fazer uma breve apresentação sobre a experiência e o aprendizado obtido, destacando os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para resolver os problemas.

Atividade 3 - Storytelling Matemático: Criando Histórias Interativas sobre Probabilidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a criatividade e a narrativa interativa para explorar o cálculo de probabilidade de eventos complementares, oferecendo uma abordagem inovadora e engajante para reforçar o aprendizado matemático.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar uma história interativa utilizando uma plataforma digital. A história deve envolver cenários onde os personagens enfrentam situações que exigem o cálculo de probabilidades de eventos complementares para tomar decisões.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos e peça que utilizem uma plataforma de criação de histórias interativas, como StoryJumper ou Plotagon.

  • Os grupos devem criar uma narrativa onde personagens enfrentam diversos desafios que exigem o cálculo de probabilidade. Por exemplo, um personagem pode precisar calcular a probabilidade de NÃO encontrar um obstáculo em uma determinada jornada.

  • Incentive os alunos a incluir decisões baseadas em probabilidade em diferentes pontos da história, permitindo ao leitor interagir e escolher caminhos diferentes na narrativa.

  • Cada grupo deve calcular as probabilidades dos eventos complementares envolvidos nas decisões da história, assegurando que a soma das probabilidades seja sempre igual a 1.

  • Após criar a história, os grupos irão compartilhar suas narrativas com a turma e discutir as diferentes probabilidades calculadas e como elas influenciaram o desenrolar da história.

  • Os alunos devem refletir sobre como a compreensão da probabilidade de eventos complementares pode ser aplicada em contextos do dia a dia e documentar essas reflexões em um breve relatório.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado por meio da troca de experiências e reflexões, permitindo que os alunos revejam e discutam o que aprenderam e como aplicaram os conceitos de probabilidade de eventos complementares. Através do feedback 360°, os alunos podem reconhecer seus pontos fortes, áreas de melhoria e fortalecer habilidades de comunicação e colaboração.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode utilizar o seguinte roteiro: Primeiramente, peça a cada grupo para compartilhar suas apresentações e falar sobre suas experiências ao calcular a probabilidade de eventos complementares. Incentive os alunos a discutirem como utilizaram redes sociais, jogos virtuais e narrativas interativas para investigar e aplicar os conceitos de probabilidade. Questione como eles relacionaram a soma das probabilidades complementares com a realidade dos dados coletados. Finalize pedindo aos alunos para refletirem sobre o impacto de compreender esses conceitos em situações do dia a dia.

Reflexões

1. Como a utilização de redes sociais e jogos interativos ajudou no entendimento dos conceitos de probabilidade? 2. Quais foram os maiores desafios que você encontrou ao calcular a probabilidade de eventos complementares? Como os superou? 3. De que maneira o conhecimento sobre probabilidade de eventos complementares pode ser aplicado em outras disciplinas ou situações cotidianas?

Feedback 360°

Instrua os alunos a participarem de uma sessão de feedback 360°, na qual cada aluno do grupo deve receber feedbacks honestos, construtivos e respeitosos dos seus colegas sobre sua participação nas atividades. Oriente os alunos a destacarem pontos positivos e áreas para melhoria, incentivando um ambiente de apoio mútuo e crescimento pessoal. Para facilitar, o professor pode fornecer uma ficha de feedback com aspectos específicos a serem avaliados, como colaboração, criatividade, precisão nos cálculos e engajamento.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

 Finalidade da Conclusão Esta etapa visa consolidar o aprendizado de forma divertida e relevante, ligando os conceitos abordados às vivências dos alunos. Ao resumir a aula, ilustrar suas conexões com o mundo moderno e destacar suas aplicações práticas, reforçamos a importância do conhecimento adquirido e promovemos uma reflexão profunda sobre sua utilidade. Assim, os alunos saem da aula com uma compreensão clara e aplicável das probabilidades de eventos complementares. 

Resumo

✨ Recap Matemático: A Grande Aventura da Probabilidade! Hoje, nos embarcamos em uma jornada fascinante pelo mundo dos eventos complementares!  Exploramos como calcular a probabilidade de eventos acontecerem (ou não). Lembramos que, em um universo de possibilidades, a soma total das probabilidades é sempre 1! Desde curtidas e comentários de influenciadores  até decisões desafiadoras em jogos virtuais , passamos por tudo. E, claro, criamos histórias e aventuras incríveis onde a matemática guiou nossos passos! ️

No Mundo

 No Mundo Digital e Real: A Conexão Moderna A aula de hoje mostrou como a probabilidade está presente em muitos aspectos da nossa vida digital e real. Vivemos em uma era onde análises de dados e decisões baseadas em probabilidades são essenciais - desde prever o sucesso de um post nas redes sociais até entender riscos e tomar decisões informadas em jogos e na vida cotidiana. A matemática se torna viva e palpável quando a vemos em ação ao nosso redor! 

Na Prática

 Aplicações Cotidianas Importantes Compreender a probabilidade de eventos complementares é crucial para tomar decisões informadas, avaliar riscos e entender padrões em diversas situações, seja ao planejar um projeto, ao investir em algo novo ou até mesmo ao estudar fenômenos naturais e sociais. A habilidade de calcular e interpretar essas probabilidades nos torna mais preparados para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades no dia a dia! 里

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies