Entrar

Plano de aula de Coerência e Coesão

Português

Original Teachy

'EF08LP03'

Coerência e Coesão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e aplicar os conceitos de coerência e coesão nos textos que leem e produzem, a fim de melhorar a qualidade e a compreensão desses textos.
  • Incentivar os alunos a perceberem as relações de sentido entre as palavras, expressões, orações e parágrafos, a fim de tornar a escrita mais clara e coesa.
  • Promover a reflexão sobre a importância da coerência e coesão textual para uma comunicação eficaz.

Objetivos secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos, por meio de discussões e atividades práticas, no processo de aprendizado dos conceitos de coerência e coesão.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica dos alunos em relação à utilização de recursos de coerência e coesão em diferentes tipos de textos.
  • Incentivar a prática constante da leitura e escrita, como forma de aprimorar a habilidade de coerência e coesão textual.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão do conteúdo prévio: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de texto, parágrafo, oração e palavra, e como esses elementos se relacionam para formar um texto coeso e coerente. Ele pode pedir para os alunos relembrarem exemplos de textos que leram recentemente e discutirem juntos como a coerência e coesão foram estabelecidas nesses textos.

  2. Apresentação de situações-problema: O professor então propõe duas situações que instiguem os alunos a pensar sobre a importância da coerência e coesão textual.

    • A primeira situação pode ser a leitura de um texto mal escrito, com várias ideias soltas e sem conexão, e pedir para os alunos tentarem entender o que o autor quis dizer.

    • A segunda situação pode ser a leitura de um texto bem escrito, com ideias bem organizadas e conectadas, e pedir para os alunos refletirem sobre como essa organização facilita a compreensão do texto.

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explica que a coerência e coesão textual são fundamentais para que a mensagem que o autor quer transmitir seja compreendida de maneira clara e eficaz. Ele pode dar exemplos de situações reais, como a importância da coerência e coesão em um e-mail profissional, em uma redação para um concurso ou vestibular, ou mesmo em uma conversa informal.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades ou histórias relacionadas ao tema. Por exemplo, ele pode mencionar que a falta de coerência e coesão em um texto é um dos erros mais comuns cometidos em provas de redação, ou que a habilidade de formar textos coesos e coerentes é avaliada em diversos testes de proficiência em língua portuguesa. Além disso, ele pode citar exemplos de autores renomados que são elogiados justamente pela sua habilidade de escrever textos coesos e coerentes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de caça ao tesouro textual (10 - 15 minutos):

    • Divisão dos grupos: O professor divide a turma em grupos de no máximo 5 alunos e entrega para cada grupo um envelope fechado com recortes de textos de diferentes gêneros (notícias, contos, poemas, cartas, etc.) e um conjunto de cartões com palavras ou expressões de coesão (por exemplo: "portanto", "apesar de", "além disso", "em Conclusão", etc.).
    • Objetivo da atividade: O objetivo da atividade é que os grupos montem um texto coeso e coerente utilizando os recortes de textos e as palavras de coesão. Eles devem prestar atenção na sequência das ideias e na conexão entre elas.
    • Desenvolvimento da atividade: Os grupos abrem o envelope e começam a montar o texto. Eles podem recortar e colar partes dos textos, e utilizar as palavras de coesão para conectar as ideias. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.
  2. Atividade de produção textual (10 - 15 minutos):

    • Divisão dos grupos: O professor mantém os mesmos grupos da atividade anterior.
    • Objetivo da atividade: O objetivo desta atividade é que os grupos produzam um pequeno texto (máximo de 10 linhas) sobre um tema proposto pelo professor, utilizando os conceitos de coerência e coesão que aprenderam na atividade anterior.
    • Desenvolvimento da atividade: O professor propõe um tema (por exemplo: "A importância da leitura na formação do indivíduo") e os grupos começam a produzir o texto. Eles devem prestar atenção na sequência das ideias, na conexão entre elas e na utilização de palavras e expressões de coesão. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.
  3. Atividade de feedback e reflexão (5 - 10 minutos):

    • Discussão em grupo: Após a produção dos textos, o professor propõe que cada grupo leia o seu texto para a turma e explique as estratégias que utilizaram para garantir a coerência e coesão. O professor e os demais alunos podem fazer perguntas e dar feedback para cada grupo.
    • Reflexão final: O professor encerra a atividade propondo uma reflexão sobre a importância da prática constante da leitura e da escrita para o Desenvolvimento da habilidade de coerência e coesão textual. Ele pode também fazer um link com a teoria apresentada no início da aula, reforçando os conceitos e as estratégias que os alunos aprenderam.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve propor uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades práticas. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas percepções e as estratégias que utilizaram para garantir a coerência e coesão nos textos que produziram.
    • Durante a discussão, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes ideias e soluções apresentadas.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele pode destacar como os conceitos de coerência e coesão foram aplicados na prática, e reforçar a importância desses conceitos para a produção e compreensão de textos.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que vocês aprenderam hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?", "Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje em suas próximas atividades de leitura e escrita?".
    • O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre essas perguntas, e depois abrir um espaço para aqueles que quiserem compartilhar suas reflexões com a turma. Ele deve valorizar todas as respostas, e reforçar a importância do processo de aprendizagem contínuo e reflexivo.
  4. Feedback do professor (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve dar um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e as áreas que precisam ser aprimoradas. Ele pode também fazer um breve comentário sobre a importância do tema da aula para a vida dos alunos, e como eles podem continuar a desenvolver suas habilidades de coerência e coesão textual.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele pode relembrar os conceitos de coerência e coesão textual, e como esses elementos são fundamentais para a clareza e eficácia da comunicação escrita.
    • Além disso, ele pode reforçar as estratégias que os alunos aprenderam para garantir a coerência e coesão em seus textos, como a utilização de palavras e expressões de coesão, a organização das ideias e a estruturação do texto em parágrafos.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode destacar como as atividades práticas ajudaram os alunos a compreenderem e aplicarem os conceitos de coerência e coesão textual de maneira concreta.
    • Além disso, ele pode ressaltar como a reflexão sobre as estratégias utilizadas durante as atividades práticas contribuiu para o aprofundamento do entendimento dos alunos sobre o tema.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, artigos, sites educativos, vídeos e exercícios online sobre coerência e coesão textual.
    • Ele pode também indicar alguns exercícios de fixação que os alunos podem fazer em casa para praticar o que aprenderam na aula.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tema da aula para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que a habilidade de escrever textos coesos e coerentes é fundamental em diversas situações, desde a redação de um e-mail profissional até a produção de uma tese acadêmica.
    • Além disso, ele pode enfatizar que o Desenvolvimento dessa habilidade não só facilita a comunicação escrita, mas também contribui para o Desenvolvimento do pensamento lógico e crítico dos alunos.

O professor deve encerrar a aula reforçando a disponibilidade para sanar futuras dúvidas e parabenizando os alunos pelo engajamento durante a aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies