Entrar

Plano de aula de Coerência e Coesão

Português

Original Teachy

'EF08LP03'

Coerência e Coesão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de coerência e coesão: Os alunos deverão ser capazes de entender o que é coerência e coesão em um texto, bem como sua importância para a compreensão e fluidez da leitura.

  2. Identificação de recursos coesivos: Após a Introdução teórica, os alunos deverão ser capazes de identificar, em um texto, os recursos coesivos utilizados pelo autor para estabelecer relações lógicas e temporais entre as ideias.

  3. Aplicação prática de técnicas de coerência e coesão: Por fim, os alunos serão incentivados a aplicar os conceitos aprendidos na produção de seus próprios textos, de modo a aprimorar a clareza e a organização de suas ideias.

Objetivos secundários:

  • Estímulo à leitura crítica: Ao analisar como a coerência e a coesão são construídas nos textos, os alunos também serão estimulados a desenvolver uma leitura mais crítica e atenta.

  • Melhoria na produção textual: Ao aprender a utilizar recursos coesivos de maneira eficiente, os alunos irão melhorar a qualidade de suas produções textuais, sejam elas dissertativas, narrativas ou argumentativas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de parágrafo, frase e palavra, bem como a estrutura básica de um texto. Estes conceitos são fundamentais para a compreensão do tópico a ser abordado. (2 - 3 minutos)

  2. Situação-problema 1: O professor apresenta um pequeno texto, retirado de uma notícia, onde as frases estão desconexas e não há clareza nas ideias. Pergunta aos alunos o que eles acham do texto e se conseguem entender o que o autor queria transmitir. Esta atividade visa despertar a percepção dos alunos sobre a importância da coerência e coesão na escrita. (3 - 4 minutos)

  3. Situação-problema 2: Em seguida, o professor apresenta um texto bem estruturado, com uso correto de conectivos e expressões de coesão, mas com ideias pouco relacionadas entre si. Novamente, pede aos alunos para analisarem o texto e questiona se, mesmo com o uso adequado de recursos coesivos, o texto é coerente. Esta atividade visa reforçar a ideia de que coerência e coesão são conceitos diferentes, mas igualmente importantes na escrita. (3 - 4 minutos)

  4. Contextualização: O professor explica que, no mundo real, a habilidade de escrever textos coerentes e coesos é essencial em diversas situações, como na redação de um currículo, na elaboração de um relatório de trabalho ou na produção de um artigo científico. Além disso, é um requisito fundamental para a compreensão de textos, sejam eles literários, acadêmicos ou jornalísticos. (2 - 3 minutos)

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos no assunto, o professor pode contar duas curiosidades. A primeira é que a falta de coerência e coesão na escrita pode levar a interpretações equivocadas e até mesmo a situações constrangedoras. A segunda é que muitos autores famosos, como Gabriel Garcia Márquez e Machado de Assis, eram conhecidos por sua habilidade em construir textos ricos em coerência e coesão. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Jogo da Conexão: (10-12 minutos)

    • Materiais necessários: Cartas com palavras-chave, conectivos e expressões de coesão (ex: "portanto", "devido a", "primeiramente", "além disso", "em resumo", "consequentemente", etc).

    • Descrição: O professor divide a classe em grupos de até 5 alunos. Cada grupo recebe um conjunto de cartas com palavras-chave, conectivos e expressões de coesão. Em seguida, o professor apresenta uma frase de um texto e os grupos devem, de forma lúdica, escolher a melhor carta para estabelecer a coesão entre a frase apresentada e a próxima a ser escrita. O grupo que conseguir formar a maior sequência de frases coerentes e coesas é o vencedor.

    • Objetivo: Compreender na prática a importância dos conectivos e expressões de coesão para a coerência de um texto.

  2. Atividade 2 - Produção Textual: (10-12 minutos)

    • Materiais necessários: Folhas de papel e canetas.

    • Descrição: Cada grupo recebe um tema para a produção de um pequeno texto. O tema pode ser uma notícia, um conto, um artigo de opinião, entre outros. Os alunos devem, então, juntos, elaborar um texto utilizando os recursos coesivos aprendidos na aula. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e fazendo observações para correção de eventuais erros.

    • Objetivo: Aplicar na prática os conceitos de coerência e coesão na produção de um texto, promovendo a habilidade de escrita e a compreensão da importância desses conceitos.

  3. Atividade 3 - Análise de Texto: (5-7 minutos)

    • Materiais necessários: Textos variados (ex: notícias, contos, artigos de opinião, etc).

    • Descrição: O professor entrega um texto para cada grupo e pede que eles identifiquem os recursos coesivos utilizados pelo autor. Após a identificação, o professor pede para que os alunos discutam entre si sobre a eficiência desses recursos na construção da coerência do texto.

    • Objetivo: Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos, além de aprimorar a percepção sobre a utilização dos recursos coesivos em diferentes tipos de texto.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor chama cada grupo para compartilhar suas conclusões e soluções encontradas durante as atividades. Cada grupo terá, no máximo, 3 minutos para apresentar. Durante as apresentações, o professor deverá fazer perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos e aprofundar a discussão sobre o uso de recursos coesivos para a criação de textos coerentes. (5 - 6 minutos)

  2. Conexão com a Teoria: Após todas as apresentações, o professor fará uma breve revisão teórica, destacando os principais pontos abordados durante as atividades. Ele ressaltará a importância de utilizar os recursos coesivos de forma correta e eficiente para garantir a coerência e a coesão de um texto. (2 - 3 minutos)

  3. Análise Crítica: O professor propõe que os alunos reflitam sobre as atividades realizadas e respondam às seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Os alunos terão um minuto para pensar e, em seguida, poderão compartilhar suas respostas com a turma. O professor anotará as respostas e utilizará as informações para planejar as aulas futuras e ajustar seu ensino conforme as necessidades dos alunos. (3 - 4 minutos)

  4. Feedback e Encerramento: Para finalizar a aula, o professor agradece a participação de todos e pede um feedback sobre a aula, perguntando o que os alunos mais gostaram e o que acharam mais desafiador. Ele também pode sugerir algumas leituras ou exercícios extra para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. (1 - 2 minutos)

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor faz um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de coerência e coesão, a importância de cada um desses aspectos na construção de um texto e a identificação e aplicação prática de recursos coesivos. O professor pode usar exemplos das atividades realizadas para reforçar esses conceitos. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor destaca como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do uso de coerência e coesão na escrita. Ele pode observar como os conceitos foram aplicados durante as atividades e discutir novamente as situações problema apresentadas na Introdução. Isso permite que os alunos vejam a relevância do que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas próprias produções textuais. (1 - 2 minutos)

  3. Materiais Complementares: O professor sugere alguns materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros de gramática, sites educativos, vídeos explicativos, entre outros. O professor pode compartilhar esses recursos por e-mail ou em uma plataforma online. (1 minuto)

  4. Importância do Tema: Por fim, o professor reforça a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos. Ele explica que a habilidade de escrever textos coerentes e coesos é fundamental em muitas situações, desde a elaboração de uma redação escolar até a escrita de um e-mail profissional. Além disso, o professor ressalta que a capacidade de compreender a coerência e a coesão em textos também é essencial para a leitura e a interpretação de diversos tipos de materiais. (1 minuto)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies