Entrar

Plano de aula de Complementos da Oração: Objetos Direto e Indireto, Agente da Passiva, Complemento Nominal

Português

Original Teachy

'EF08LP09'

Complementos da Oração: Objetos Direto e Indireto, Agente da Passiva, Complemento Nominal

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Complementos da Oração: Objetos Direto e Indireto, Agente da Passiva, Complemento Nominal

Palavras ChavePortuguês, 8º ano, Complementos da Oração, Objeto Direto, Objeto Indireto, Agente da Passiva, Complemento Nominal, Metodologia Socioemocional, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social
Materiais NecessáriosTexto para identificação de complementos da oração, Papel e caneta para cada aluno, Quadro branco e marcadores, Cópias das instruções da atividade de respiração profunda, Planilhas para anotação de metas pessoais e acadêmicas
Códigos BNCCEF08LP09: Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.; EF08LP10: Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar claramente os objetivos da aula, para que os alunos compreendam o que se espera que eles aprendam e desenvolvam ao longo da aula. Isso inclui a identificação e análise dos complementos da oração e a estrutura básica da oração, promovendo um entendimento mais profundo e consciente do uso correto da língua portuguesa. Além disso, essa etapa inicial visa preparar os alunos para as atividades subsequentes, que serão centradas no desenvolvimento das competências socioemocionais através do método RULER.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e identificar os diferentes complementos da oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva e complemento nominal.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e analisar a estrutura básica da oração nos textos lidos e produzidos pelos próprios alunos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para o Foco e a Concentração

A Atividade de Respiração Profunda é uma técnica simples e eficaz que ajuda a acalmar a mente e o corpo, promovendo um estado de relaxamento e foco. Ela envolve respirar de maneira consciente e controlada, o que pode reduzir o estresse e aumentar a concentração. Esta prática é especialmente útil no início de uma aula, pois prepara os alunos emocionalmente para o aprendizado.

1. Peça aos alunos para se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos relaxadas sobre o colo.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos, se sentirem confortáveis, ou a fixarem o olhar em um ponto à frente.

3. Oriente-os a inspirarem profundamente pelo nariz, contando até quatro.

4. Peça que segurem a respiração por um momento, contando mentalmente até quatro.

5. Instrua-os a expirarem lentamente pela boca, contando novamente até quatro.

6. Repita esse ciclo de respiração por cerca de cinco minutos, incentivando os alunos a se concentrarem na sensação do ar entrando e saindo de seus corpos.

7. Após o exercício, peça que abram os olhos lentamente e percebam como se sentem mais calmos e focados.

Contextualização do Conteúdo

Os complementos da oração são elementos essenciais para a construção de frases claras e corretas. Saber identificar objetos diretos e indiretos, agentes da passiva e complementos nominais não só melhora a capacidade de escrita dos alunos, mas também a compreensão de textos. Ao entender a estrutura das orações, os alunos podem se expressar de maneira mais precisa e eficaz, tanto na escrita quanto na fala. Além disso, essa compreensão contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, pois facilita a comunicação e a expressão de sentimentos e ideias. Em situações cotidianas, como discussões em grupo ou apresentações, a habilidade de construir frases bem estruturadas pode aumentar a confiança e a clareza na transmissão de mensagens, promovendo uma interação mais harmoniosa e eficiente.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. Objeto Direto: Complemento que liga-se diretamente ao verbo, sem preposição. Exemplo: Maria comprou um livro.

2. Objeto Indireto: Complemento que liga-se ao verbo por meio de uma preposição. Exemplo: Ele gosta de música.

3. Agente da Passiva: Indica quem pratica a ação em uma voz passiva. Exemplo: O bolo foi feito pela Maria.

4. Complemento Nominal: Complementa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e sempre ligado por preposição. Exemplo: Ele está ansioso por notícias.

5. Explique que os complementos são essenciais para a construção de frases claras e precisas, facilitando a comunicação escrita e oral.

6. Use analogias como a de um quebra-cabeça, onde cada peça (complementos) é essencial para formar uma imagem completa (frase).

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 - 35 minutos

Identificação de Complementos nas Origens de Textos

Os alunos trabalharão em duplas para identificar os diferentes complementos das orações em um texto fornecido. Após a identificação, cada dupla compartilhará suas descobertas com a turma, promovendo uma discussão sobre as diferentes interpretações e correções necessárias.

1. Divida a turma em duplas.

2. Distribua um texto contendo diversas orações aos alunos.

3. Instrua as duplas a identificarem e sublinharem os objetos diretos, objetos indiretos, agentes da passiva e complementos nominais no texto.

4. Peça que cada dupla discuta suas identificações e anotem quaisquer dúvidas ou pontos de divergência.

5. Após a identificação, cada dupla apresentará suas descobertas para a turma.

6. Promova uma discussão coletiva, corrigindo erros e esclarecendo dúvidas.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER durante a discussão em grupo, comece pedindo aos alunos que Reconheçam as emoções que sentiram durante a atividade, como frustração por não entender algo ou alegria por acertar. Depois, peça que Compreendam as causas dessas emoções, discutindo se foi dificuldade com a matéria ou colaboração eficaz com o parceiro. Incentive os alunos a Nomear essas emoções, dizendo claramente o que sentiram. Em seguida, peça que os alunos Expressem essas emoções apropriadamente, compartilhando com a turma e o professor. Por fim, ajude-os a Regular essas emoções, oferecendo estratégias para lidar com frustrações e reforçando o comportamento positivo quando eles se sentem bem-sucedidos. Este processo não só ajuda na identificação e correção dos complementos das orações, mas também no desenvolvimento das competências socioemocionais.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos para refletirem sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Essa reflexão pode ser realizada por meio de uma escrita individual ou uma discussão em grupo. Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo sobre um desafio específico que encontraram (por exemplo, dificuldade em identificar um complemento da oração) e como se sentiram em relação a isso. Em seguida, peça que compartilhem as estratégias que usaram para lidar com essa emoção (como pedir ajuda ao colega, respirar fundo, etc.). Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências e ouvir as dos outros.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a autoavaliar suas emoções e a maneira como as geriram durante a aula. Isso os ajuda a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre seus sentimentos e comportamentos, os alunos desenvolvem autoconhecimento e autocontrole, componentes essenciais das competências socioemocionais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo estudado. Por exemplo, uma meta acadêmica pode ser 'Identificar corretamente todos os tipos de complementos da oração em um texto' e uma meta pessoal pode ser 'Pedir ajuda quando sentir dificuldade em entender um conceito'. Incentive os alunos a anotarem essas metas e a compartilharem com a turma, se se sentirem confortáveis.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Identificar corretamente todos os tipos de complementos da oração em textos.

2. Escrever frases utilizando objetos diretos e indiretos de forma correta.

3. Reconhecer e corrigir erros na utilização de complementos nominais e agentes da passiva.

4. Pedir ajuda quando sentir dificuldade em entender um conceito.

5. Praticar a respiração profunda quando se sentir ansioso ou estressado durante a aula. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, ajudando-os a estabelecer metas claras e alcançáveis que promovam a continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Isso incentiva os alunos a se responsabilizarem por seu próprio aprendizado e a utilizarem as habilidades socioemocionais desenvolvidas durante a aula em futuras situações de aprendizagem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies