Objetivos (5 - 7 minutos)
- Compreender a diferença entre discurso direto e indireto:
- Identificar as características principais de cada um.
- Entender como ocorre a transformação de um para o outro.
- Desenvolver habilidades de transformação de discurso:
- Praticar a transformação de sentenças do discurso direto para o indireto e vice-versa.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas:
- Analisar textos e identificar o tipo de discurso utilizado.
- Escrever textos utilizando corretamente os dois tipos de discurso.
Objetivos secundários:
- Estimular a reflexão sobre o uso do discurso direto e indireto na comunicação cotidiana e literária.
- Promover o Desenvolvimento da habilidade de leitura crítica, através da análise de textos com a presença desses discursos.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores:
- O professor deve começar a aula recapitulando brevemente os conceitos de frase, oração e enunciado, além de revisar os tipos de frases (afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas) e suas estruturas. Essa revisão é essencial para que os alunos possam entender melhor as características do discurso direto e indireto. (3 - 5 minutos)
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Contextualização do assunto:
- O professor deve então contextualizar a importância do discurso direto e indireto, explicando que eles são amplamente utilizados na literatura, jornalismo, relatos de histórias e até mesmo na comunicação do dia a dia.
- Exemplos de situações reais onde o conhecimento desses discursos é fundamental podem ser citados, como em entrevistas, reportagens, apresentações, conversas formais, entre outros. (3 - 5 minutos)
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Apresentação de situações-problema:
- O professor pode propor duas situações para os alunos pensarem:
- "Como vocês acreditam que as falas dos personagens em um livro seriam se fossem transformadas de discurso direto para indireto?"
- "Imaginem que vocês tiveram que contar para alguém algo que outra pessoa disse, mas não podiam falar exatamente as palavras. Como vocês fariam isso?".
- Essas situações servem para instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado. (2 - 3 minutos)
- O professor pode propor duas situações para os alunos pensarem:
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Introdução ao tópico:
- O professor deve, então, introduzir o tópico de discurso direto e indireto, explicando que eles são diferentes formas de relatar o que alguém disse, mas que possuem características específicas.
- Pode-se, por exemplo, apresentar a origem dos termos "direto" e "indireto" e como eles se relacionam com a ideia de falar algo de forma mais próxima ou mais distante do que foi realmente dito. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Apresentação da teoria (8 - 10 minutos):
- O professor deve iniciar a explicação sobre discurso direto e indireto, ressaltando que ambos são formas de relatar o que alguém disse, mas de maneiras diferentes.
- O discurso direto é a forma mais fiel de reproduzir uma fala, pois cita as palavras exatas do locutor, sendo sempre delimitado por aspas (""). Exemplo: João disse: "Eu gosto de sorvete".
- Já o discurso indireto reproduz o conteúdo da fala, mas não as palavras exatas, e não é delimitado por aspas. É como se fosse um relato do que foi dito. Exemplo: João disse que gostava de sorvete.
- O professor deve explicar que, ao transformar uma fala de direto para indireto, ocorrem algumas mudanças, como a substituição dos pronomes pessoais, ajustes nos tempos verbais e a Introdução de conjunções integrantes.
- Deve-se esclarecer que, ao transformar uma fala de indireto para direto, as mudanças são reversas, ou seja, os verbos voltam para o tempo original, as conjunções são retiradas, entre outros.
- Exemplos de transformação de frases devem ser dados para ilustrar a explicação.
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Atividade prática - Transformação de discurso (10 - 12 minutos):
- O professor deve propor uma atividade de transformação de discursos, onde os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases em discurso direto que deverão ser transformadas em discurso indireto e vice-versa.
- Os alunos devem, em seus grupos, discutir as mudanças necessárias em cada frase e realizar a transformação. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário.
- Após a atividade, cada grupo deve apresentar uma de suas frases transformadas para a classe, explicando as mudanças que fizeram. Isso possibilitará a correção de possíveis erros e a consolidação do aprendizado.
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Discussão e esclarecimento de dúvidas (2 - 3 minutos):
- Após a atividade, o professor deve promover uma discussão em classe, perguntando aos alunos sobre as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas para a transformação de frases, entre outros.
- Este é o momento para o professor esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido durante a aula, reforçando os conceitos principais e as regras de transformação de discurso.
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Conexão com a prática (2 - 3 minutos):
- Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve conectar a atividade realizada com a teoria apresentada.
- Deve-se enfatizar a importância do conhecimento sobre discurso direto e indireto para a compreensão e produção de textos, bem como para a comunicação eficaz em situações reais.
- O professor pode, por exemplo, apresentar um texto de uma reportagem ou de um livro, e pedir que os alunos identifiquem os discursos presentes, justificando suas respostas.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em grupo (3 - 4 minutos):
- O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e abrir um espaço para que cada grupo compartilhe as suas soluções ou conclusões das atividades práticas realizadas.
- Cada grupo terá até 2 minutos para apresentar e, após todas as apresentações, os alunos são incentivados a fazer perguntas ou comentar sobre as soluções apresentadas pelos outros grupos.
- O professor deve mediar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que as contribuições sejam respeitosas e construtivas.
- Esta etapa é importante para que os alunos possam aprender uns com os outros, perceber diferentes abordagens para o mesmo problema e desenvolver habilidades de argumentação e escuta ativa.
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Verificação de aprendizado (2 - 3 minutos):
- Após a discussão, o professor deve fazer um breve resumo das principais ideias e conceitos discutidos, reforçando as aprendizagens realizadas.
- O professor pode perguntar aos alunos quais foram os pontos mais importantes que eles aprenderam durante a aula e como eles pretendem aplicar esse conhecimento no futuro.
- Esta etapa serve para verificar se os Objetivos de aprendizagem foram alcançados e para identificar possíveis lacunas no entendimento dos alunos que precisarão ser abordadas em aulas futuras.
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Reflexão individual (2 - 3 minutos):
- O professor deve propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar silenciosamente sobre as seguintes perguntas:
- "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
- Após a reflexão, os alunos serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve encorajar a participação de todos, mas respeitar aqueles que preferirem não compartilhar.
- Esta etapa é importante para que os alunos possam internalizar o que aprenderam, identificar possíveis dificuldades e expressar suas dúvidas ou curiosidades.
- O professor deve propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar silenciosamente sobre as seguintes perguntas:
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Conclusão (1 minuto):
- Para finalizar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos e aprendidos, reforçar a importância do conhecimento sobre discurso direto e indireto e agradecer a participação e o esforço dos alunos.
- O professor deve deixar claro que, apesar da aula ter terminado, ele estará disponível para esclarecer dúvidas e dar suporte aos alunos em seu processo de aprendizagem.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Recapitulação do conteúdo (2 - 3 minutos):
- O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando o conceito de discurso direto e indireto, as características de cada um e as regras para a sua transformação.
- Pode-se fazer um rápido questionário para verificar se os alunos compreenderam o conteúdo, perguntando, por exemplo, "O que é discurso direto?" e "Quais são as mudanças que ocorrem ao transformar um discurso direto em indireto?".
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Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos):
- O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, através da explicação dos conceitos, com a prática, por meio da atividade de transformação de discursos.
- Deve-se ressaltar que a compreensão teórica é fundamental para a realização das atividades práticas, e que, por sua vez, as atividades práticas são essenciais para consolidar o aprendizado teórico.
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Sugestão de materiais extras (1 - 2 minutos):
- O professor deve indicar materiais de estudo complementares para os alunos que desejarem aprofundar o tema. Isso pode incluir livros, sites, vídeos, jogos educativos, entre outros.
- Por exemplo, pode-se sugerir o livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, que apresenta muitos exemplos de discurso direto e indireto, ou o site "Nova Escola", que oferece atividades interativas para a prática de transformação de discursos.
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Relevância do tema (1 minuto):
- Para finalizar, o professor deve ressaltar a importância do conhecimento sobre discurso direto e indireto para a vida cotidiana dos alunos.
- Deve-se explicar que a habilidade de transformação de discursos é fundamental para a produção de textos coerentes e coesos, para a compreensão de textos literários e jornalísticos, e para a comunicação eficaz em diversas situações.
- O professor pode, por exemplo, citar a importância desse conhecimento para a realização de provas e exames, para a elaboração de trabalhos escolares, para a participação em debates e discussões, entre outros contextos.
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Encerramento (1 minuto):
- Para finalizar a aula, o professor deve agradecer a participação e o empenho dos alunos, encorajá-los a continuar estudando e se esforçando, e reforçar que ele estará disponível para esclarecer dúvidas e dar suporte ao aprendizado, mesmo após o término da aula.