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Plano de aula de Discurso Direto e Discurso Indireto

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Discurso Direto e Discurso Indireto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a diferença entre discurso direto e indireto:
    • Identificar as características principais de cada um.
    • Entender como ocorre a transformação de um para o outro.
  2. Desenvolver habilidades de transformação de discurso:
    • Praticar a transformação de sentenças do discurso direto para o indireto e vice-versa.
  3. Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas:
    • Analisar textos e identificar o tipo de discurso utilizado.
    • Escrever textos utilizando corretamente os dois tipos de discurso.

Objetivos secundários:

  • Estimular a reflexão sobre o uso do discurso direto e indireto na comunicação cotidiana e literária.
  • Promover o Desenvolvimento da habilidade de leitura crítica, através da análise de textos com a presença desses discursos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve começar a aula recapitulando brevemente os conceitos de frase, oração e enunciado, além de revisar os tipos de frases (afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas) e suas estruturas. Essa revisão é essencial para que os alunos possam entender melhor as características do discurso direto e indireto. (3 - 5 minutos)
  2. Contextualização do assunto:

    • O professor deve então contextualizar a importância do discurso direto e indireto, explicando que eles são amplamente utilizados na literatura, jornalismo, relatos de histórias e até mesmo na comunicação do dia a dia.
    • Exemplos de situações reais onde o conhecimento desses discursos é fundamental podem ser citados, como em entrevistas, reportagens, apresentações, conversas formais, entre outros. (3 - 5 minutos)
  3. Apresentação de situações-problema:

    • O professor pode propor duas situações para os alunos pensarem:
      1. "Como vocês acreditam que as falas dos personagens em um livro seriam se fossem transformadas de discurso direto para indireto?"
      2. "Imaginem que vocês tiveram que contar para alguém algo que outra pessoa disse, mas não podiam falar exatamente as palavras. Como vocês fariam isso?".
    • Essas situações servem para instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução ao tópico:

    • O professor deve, então, introduzir o tópico de discurso direto e indireto, explicando que eles são diferentes formas de relatar o que alguém disse, mas que possuem características específicas.
    • Pode-se, por exemplo, apresentar a origem dos termos "direto" e "indireto" e como eles se relacionam com a ideia de falar algo de forma mais próxima ou mais distante do que foi realmente dito. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da teoria (8 - 10 minutos):

    • O professor deve iniciar a explicação sobre discurso direto e indireto, ressaltando que ambos são formas de relatar o que alguém disse, mas de maneiras diferentes.
    • O discurso direto é a forma mais fiel de reproduzir uma fala, pois cita as palavras exatas do locutor, sendo sempre delimitado por aspas (""). Exemplo: João disse: "Eu gosto de sorvete".
    • Já o discurso indireto reproduz o conteúdo da fala, mas não as palavras exatas, e não é delimitado por aspas. É como se fosse um relato do que foi dito. Exemplo: João disse que gostava de sorvete.
    • O professor deve explicar que, ao transformar uma fala de direto para indireto, ocorrem algumas mudanças, como a substituição dos pronomes pessoais, ajustes nos tempos verbais e a Introdução de conjunções integrantes.
    • Deve-se esclarecer que, ao transformar uma fala de indireto para direto, as mudanças são reversas, ou seja, os verbos voltam para o tempo original, as conjunções são retiradas, entre outros.
    • Exemplos de transformação de frases devem ser dados para ilustrar a explicação.
  2. Atividade prática - Transformação de discurso (10 - 12 minutos):

    • O professor deve propor uma atividade de transformação de discursos, onde os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases em discurso direto que deverão ser transformadas em discurso indireto e vice-versa.
    • Os alunos devem, em seus grupos, discutir as mudanças necessárias em cada frase e realizar a transformação. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário.
    • Após a atividade, cada grupo deve apresentar uma de suas frases transformadas para a classe, explicando as mudanças que fizeram. Isso possibilitará a correção de possíveis erros e a consolidação do aprendizado.
  3. Discussão e esclarecimento de dúvidas (2 - 3 minutos):

    • Após a atividade, o professor deve promover uma discussão em classe, perguntando aos alunos sobre as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas para a transformação de frases, entre outros.
    • Este é o momento para o professor esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido durante a aula, reforçando os conceitos principais e as regras de transformação de discurso.
  4. Conexão com a prática (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve conectar a atividade realizada com a teoria apresentada.
    • Deve-se enfatizar a importância do conhecimento sobre discurso direto e indireto para a compreensão e produção de textos, bem como para a comunicação eficaz em situações reais.
    • O professor pode, por exemplo, apresentar um texto de uma reportagem ou de um livro, e pedir que os alunos identifiquem os discursos presentes, justificando suas respostas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e abrir um espaço para que cada grupo compartilhe as suas soluções ou conclusões das atividades práticas realizadas.
    • Cada grupo terá até 2 minutos para apresentar e, após todas as apresentações, os alunos são incentivados a fazer perguntas ou comentar sobre as soluções apresentadas pelos outros grupos.
    • O professor deve mediar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que as contribuições sejam respeitosas e construtivas.
    • Esta etapa é importante para que os alunos possam aprender uns com os outros, perceber diferentes abordagens para o mesmo problema e desenvolver habilidades de argumentação e escuta ativa.
  2. Verificação de aprendizado (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve fazer um breve resumo das principais ideias e conceitos discutidos, reforçando as aprendizagens realizadas.
    • O professor pode perguntar aos alunos quais foram os pontos mais importantes que eles aprenderam durante a aula e como eles pretendem aplicar esse conhecimento no futuro.
    • Esta etapa serve para verificar se os Objetivos de aprendizagem foram alcançados e para identificar possíveis lacunas no entendimento dos alunos que precisarão ser abordadas em aulas futuras.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos):

    • O professor deve propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar silenciosamente sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após a reflexão, os alunos serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve encorajar a participação de todos, mas respeitar aqueles que preferirem não compartilhar.
    • Esta etapa é importante para que os alunos possam internalizar o que aprenderam, identificar possíveis dificuldades e expressar suas dúvidas ou curiosidades.
  4. Conclusão (1 minuto):

    • Para finalizar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos e aprendidos, reforçar a importância do conhecimento sobre discurso direto e indireto e agradecer a participação e o esforço dos alunos.
    • O professor deve deixar claro que, apesar da aula ter terminado, ele estará disponível para esclarecer dúvidas e dar suporte aos alunos em seu processo de aprendizagem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação do conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando o conceito de discurso direto e indireto, as características de cada um e as regras para a sua transformação.
    • Pode-se fazer um rápido questionário para verificar se os alunos compreenderam o conteúdo, perguntando, por exemplo, "O que é discurso direto?" e "Quais são as mudanças que ocorrem ao transformar um discurso direto em indireto?".
  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, através da explicação dos conceitos, com a prática, por meio da atividade de transformação de discursos.
    • Deve-se ressaltar que a compreensão teórica é fundamental para a realização das atividades práticas, e que, por sua vez, as atividades práticas são essenciais para consolidar o aprendizado teórico.
  3. Sugestão de materiais extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve indicar materiais de estudo complementares para os alunos que desejarem aprofundar o tema. Isso pode incluir livros, sites, vídeos, jogos educativos, entre outros.
    • Por exemplo, pode-se sugerir o livro "O pequeno príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, que apresenta muitos exemplos de discurso direto e indireto, ou o site "Nova Escola", que oferece atividades interativas para a prática de transformação de discursos.
  4. Relevância do tema (1 minuto):

    • Para finalizar, o professor deve ressaltar a importância do conhecimento sobre discurso direto e indireto para a vida cotidiana dos alunos.
    • Deve-se explicar que a habilidade de transformação de discursos é fundamental para a produção de textos coerentes e coesos, para a compreensão de textos literários e jornalísticos, e para a comunicação eficaz em diversas situações.
    • O professor pode, por exemplo, citar a importância desse conhecimento para a realização de provas e exames, para a elaboração de trabalhos escolares, para a participação em debates e discussões, entre outros contextos.
  5. Encerramento (1 minuto):

    • Para finalizar a aula, o professor deve agradecer a participação e o empenho dos alunos, encorajá-los a continuar estudando e se esforçando, e reforçar que ele estará disponível para esclarecer dúvidas e dar suporte ao aprendizado, mesmo após o término da aula.
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