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Plano de aula de Discurso Direto e Discurso Indireto

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Discurso Direto e Discurso Indireto

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Discurso Direto e Discurso Indireto

Palavras ChaveDiscurso Direto, Discurso Indireto, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Interatividade, Redes Sociais, Instagram, Stop Motion, Jogo de Tabuleiro Digital, Criatividade, Tecnologia, Feedback 360°, Engajamento, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Contas no Instagram (temporárias ou fictícias), Aplicativo de Stop Motion (como Stop Motion Studio), Materiais para cenários de Stop Motion (papel, massinha, brinquedos), Ferramentas digitais para criação de jogos (Google Slides, Scratch), Projetor ou TV para apresentação final, Conexão de internet estável, Folhas de papel e canetas para rascunhos
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF08LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).; EF89LP04: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.; EF89LP05: Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos de aprendizagem relacionados ao reconhecimento e aplicação dos tipos de discurso. Isso prepara o terreno para que eles possam participar ativamente das atividades práticas ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Reconhecer a diferença entre discurso direto e indireto em diferentes contextos textuais.

2. Aplicar corretamente o uso de discurso direto e indireto em situações apropriadas.

Objetivos secundários:

  1. Refletir sobre a importância da escolha do tipo de discurso na comunicação efetiva.
  2. Fomentar a capacidade crítica dos alunos em relação aos textos que leem.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos de aprendizagem relacionados ao reconhecimento e aplicação dos tipos de discurso. Isso prepara o terreno para que eles possam participar ativamente das atividades práticas ao longo da aula.

Aquecendo

Discurso direto e discurso indireto são elementos chave na construção de textos literários e informativos. O discurso direto reproduz literalmente as palavras ditas por uma pessoa, enquanto o discurso indireto reestrutura essas palavras de acordo com a perspectiva do narrador. Peça aos alunos que, utilizando seus celulares, façam uma rápida pesquisa sobre um fato interessante relacionado ao tema. Eles podem buscar exemplos de diálogos famosos em livros ou filmes, ou até mesmo em discursos históricos.

Reflexões Iniciais

1. Qual a principal diferença entre discurso direto e indireto?

2. Em quais situações vocês acham que o discurso direto é mais eficaz?

3. Quais são as vantagens de utilizar o discurso indireto em um texto?

4. Vocês conseguem lembrar de algum exemplo de discurso direto ou indireto que leram recentemente?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma experiência de aprendizagem ativa e envolvente, utilizando tecnologias digitais para aplicar e aprofundar os conhecimentos sobre discurso direto e indireto. As atividades práticas e lúdicas visam engajar os alunos e promover uma compreensão contextualizada e relevante para a realidade atual.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Criando uma História Interativa no Instagram 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar aos alunos uma experiência prática e criativa de como usar discurso direto e indireto em narrativas modernas, aproveitando as ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos irão criar uma história interativa no Instagram utilizando discurso direto e indireto. Eles devem desenvolver uma narrativa onde personagens interagem entre si e com o público, utilizando postagens e stories.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça às equipes que escolham um tema para sua história (ex: mistério, comédia, drama escolar).

  • Cada grupo deve criar um roteiro básico, definindo quais partes serão apresentadas em discurso direto e quais em discurso indireto.

  • Usando seus celulares, os alunos devem tirar fotos, criar vídeos curtos e escrever textos para contar a história.

  • Os grupos devem alternar entre postagens no feed e stories para apresentar a história, utilizando as ferramentas do Instagram (enquetes, perguntas, etc.) para aumentar a interação com o público.

  • Peça aos grupos que publiquem suas histórias em uma conta fictícia criada para a aula ou em uma conta privada temporária.

  • No final, cada grupo deve apresentar sua história para a turma, explicando suas escolhas de discurso direto e indireto.

Atividade 2 - Stop Motion: Transformando Discursos em Animação 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Permitir que os alunos aprofundem seu entendimento sobre discurso direto e indireto de uma maneira altamente visual e prática, utilizando técnicas de animação e ferramentas tecnológicas.

- Descrição: Os alunos irão criar uma animação em stop motion onde cenas curtas representam diferentes tipos de discurso. Eles deverão planejar e executar a produção utilizando aplicativos de stop motion e ferramentas digitais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um pequeno roteiro que inclua pelo menos três cenas, sendo uma com discurso direto, uma com discurso indireto e uma combinando ambos.

  • Utilizando celulares e um aplicativo de stop motion (como Stop Motion Studio), os grupos devem criar seus cenários utilizando materiais como papel, massinha ou brinquedos.

  • Os alunos devem tirar várias fotos para criar a ilusão de movimento e adicionar narrações ou balões de fala para incluir os discursos.

  • Depois de finalizada a animação, os grupos devem editar o vídeo, adicionando música e efeitos se desejar.

  • Cada grupo apresentará sua animação à turma, explicando as escolhas de discurso em cada cena.

Atividade 3 - Jogo de Tabuleiro Digital: Diálogo e Narração 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos ao aplicar os conceitos de discurso direto e indireto de uma forma lúdica e interativa, utilizando ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos desenvolverão um jogo de tabuleiro digital onde os jogadores precisam identificar e converter trechos de discurso direto e indireto para avançar. Utilizarão ferramentas digitais para criar o jogo e testarão entre si.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá a tarefa de criar um jogo de tabuleiro digital utilizando ferramentas como Google Slides ou plataformas de criação de jogos online (ex: Scratch).

  • Os grupos devem elaborar diferentes desafios e questões relacionadas a discurso direto e indireto que os jogadores precisam resolver para avançar no jogo.

  • Incentive os alunos a incluir elementos gráficos, animações e interações para tornar o jogo mais cativante.

  • Após completar o jogo, os grupos trocarão jogos com outros grupos para jogarem e avaliarem.

  • No final da atividade, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, destacando os principais desafios e aprendizagens.

Retorno

Duração: 25 a 30 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a internalização dos conhecimentos adquiridos durante as atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem experiências, aprendam uns com os outros e reforcem seu entendimento sobre discurso direto e indireto. O feedback 360° proporciona uma oportunidade de autoavaliação e desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação e trabalho em equipe.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, incentivando cada grupo a compartilhar suas experiências e conclusões ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para orientar a discussão:

  1. Introdução: Peça para cada grupo apresentar brevemente a atividade que realizaram (História Interativa no Instagram, Stop Motion ou Jogo de Tabuleiro Digital).
  2. Aprendizados: Pergunte aos grupos o que aprenderam sobre o uso de discurso direto e indireto durante a realização da atividade.
  3. Desafios e Soluções: Incentive os alunos a discutirem os principais desafios que enfrentaram e as soluções que encontraram.
  4. Aplicações Futuras: Solicite aos alunos que pensem em como poderão aplicar o conhecimento adquirido em outras situações, dentro e fora da escola.

Reflexões

1. Quais foram as principais diferenças que vocês perceberam entre os discursos direto e indireto ao criar suas atividades? 2. Como a utilização das ferramentas digitais ajudou ou dificultou o entendimento dos conceitos de discurso direto e indireto? 3. De que maneira vocês acham que poderiam melhorar suas atividades se tivessem mais tempo ou recursos?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve dar e receber feedback dos outros colegas do grupo. Oriente os alunos a serem construtivos e respeitosos em seus comentários. Sugira que abordem pontos como colaboração, criatividade, clareza e aplicação correta dos conceitos de discurso direto e indireto. Exemplo de perguntas para guiar o feedback:

  1. Colaboração: Como foi a colaboração dentro do grupo? Alguém se destacou em ajudar os colegas?
  2. Criatividade: O grupo foi criativo ao elaborar a atividade?
  3. Clareza: A apresentação final foi clara e fácil de entender?
  4. Aplicação dos Conceitos: O grupo utilizou corretamente os conceitos de discurso direto e indireto?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

易 A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre os conhecimentos adquiridos. O resumo divertido reforça a compreensão de maneira leve e a conexão com a realidade moderna motiva o engajamento contínuo. A aplicação prática encerra o ciclo de aprendizagem, mostrando a importância do conteúdo para o dia a dia dos alunos. 

Resumo

Concluímos nossa jornada!  Em um mundo onde até conversas podem ser remixadas, aprendemos a diferença entre o discurso direto ( "Eu amo pizza", disse João) e o discurso indireto ( João disse que ama pizza). 拾 Exploramos como usá-los em histórias no Instagram, animações em stop motion e até jogos de tabuleiro digitais. 

No Mundo

Mundo atual: Em tempos de redes sociais e comunicação digital, saber quando e como usar discurso direto ou indireto pode transformar um texto simples em algo impactante. Seja em posts, blogs ou vlogs, a forma como relatamos conversas e eventos pode mudar totalmente nossa mensagem e engajamento. 

Na Prática

Aplicações: Reconhecer e aplicar discursos direto e indireto é essencial para a compreensão e produção de textos narrativos, jornalísticos e até em projetos escolares. Isso auxilia na clareza da comunicação e no desenvolvimento do pensamento crítico, habilidades essenciais no cotidiano e no cenário acadêmico. 

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