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Plano de aula de Gênero Textual: Carta de Leitor

Português

Original Teachy

'EF89LP07', 'EF89LP10', 'EF89LP19'

Gênero Textual: Carta de Leitor

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Gênero Textual Carta de Leitor: Os alunos devem ser capazes de identificar as características do gênero textual carta de leitor, compreendendo sua estrutura, linguagem e finalidade.

  2. Desenvolvimento da Habilidade de Argumentação: Através da análise de cartas de leitor, os alunos devem aprimorar suas habilidades de argumentação, aprendendo a expressar suas opiniões e pontos de vista de maneira clara e respeitosa.

  3. Familiarização com o Conteúdo de Jornais e Revistas: Além do estudo do gênero carta de leitor, os alunos devem se familiarizar com o conteúdo de jornais e revistas, identificando a seção de cartas e o contexto em que as cartas de leitor são escritas.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o Pensamento Crítico: Através da leitura e análise de cartas de leitor, os alunos devem ser incentivados a desenvolver um pensamento crítico, questionando os argumentos apresentados e formando suas próprias opiniões.

  2. Promover a Participação Ativa: Através de atividades práticas, os alunos devem ser incentivados a participar ativamente da aula, compartilhando suas opiniões e escrevendo suas próprias cartas de leitor.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a estrutura do gênero textual, a importância de respeitar a norma culta ao escrever e as características de um texto argumentativo. Essa revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos ou com a apresentação de exemplos práticos. (3 - 4 minutos)

  2. Situações Problema: O professor propõe duas situações para introduzir o tópico. A primeira pode ser uma notícia atual que tenha gerado muitas opiniões divergentes, como a construção de uma nova praça na cidade. A segunda pode ser uma notícia de um jornal ou revista que tenha recebido uma carta de leitor em resposta, por exemplo, uma carta de leitor falando sobre a construção da praça. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica que a habilidade de escrever uma carta de leitor é muito importante, pois permite que os alunos expressem suas opiniões e comentem sobre assuntos que são discutidos na sociedade. Além disso, a carta de leitor é um gênero textual muito comum em jornais e revistas, portanto, é importante que os alunos saibam como escrever nesse formato. (2 - 3 minutos)

  4. Curiosidades e Engajamento: O professor compartilha algumas curiosidades para despertar o interesse dos alunos. Pode falar sobre a origem da carta de leitor, que remonta à antiguidade, quando as pessoas escreviam cartas para expressar suas opiniões aos reis e imperadores. Outra curiosidade pode ser sobre a importância das cartas de leitor na atualidade, como por exemplo, a influência que elas têm na formação de opinião pública. Para engajar os alunos, o professor pode propor um jogo de curiosidades sobre a carta de leitor, onde os alunos devem adivinhar qual é a resposta correta. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Carta de Leitor Invertida" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor vai dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma notícia atual (preferencialmente de um jornal ou revista) e deverá escrever uma carta de leitor "inversa", ou seja, ao invés de expressar sua opinião como leitor, eles devem escrever a resposta da notícia como se fossem o autor da notícia, defendendo o ponto de vista apresentado na notícia.
    • Passo a passo:
      1. O professor distribui as notícias para cada grupo. É importante que as notícias sejam sobre assuntos que despertem o interesse dos alunos e que possam gerar opiniões divergentes.
      2. Os alunos leem a notícia e discutem em grupo sobre os possíveis argumentos que o autor da notícia poderia ter utilizado.
      3. Em seguida, os alunos escolhem os argumentos mais relevantes e elaboram a carta de leitor "inversa", focando em defender o ponto de vista apresentado na notícia.
      4. Cada grupo deve apresentar sua carta de leitor "inversa" para a turma, explicando brevemente o contexto da notícia e os argumentos utilizados.
  2. Atividade "Debate de Cartas de Leitor" (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Após a apresentação das cartas de leitor "inversas", o professor propõe um debate entre os grupos. Cada grupo deve defender o ponto de vista apresentado na notícia que recebeu e rebater os argumentos apresentados pelos outros grupos.
    • Passo a passo:
      1. O professor organiza a sequência dos debates e cada grupo tem um tempo determinado para apresentar seus argumentos e rebater os argumentos dos outros grupos.
      2. Durante o debate, o professor deve atuar como moderador, garantindo que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que a discussão seja respeitosa e produtiva.
      3. Ao final do debate, o professor faz um resumo dos principais argumentos apresentados, destacando a importância da argumentação respeitosa e baseada em fatos e opiniões.
  3. Discussão e Reflexão (5 - 6 minutos)

    • Descrição: Após as atividades práticas, o professor conduz uma discussão aberta com a turma, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e comentem sobre a experiência de escrever e debater cartas de leitor. O professor deve estimular os alunos a refletirem sobre a importância da carta de leitor como uma ferramenta para expressar suas opiniões de maneira respeitosa e argumentativa.
    • Passo a passo:
      1. O professor inicia a discussão perguntando aos alunos como eles se sentiram durante a atividade e o que acharam da experiência de escrever e debater cartas de leitor.
      2. Em seguida, o professor faz perguntas que estimulem os alunos a refletirem sobre a importância da carta de leitor e sobre como eles podem aplicar essa habilidade em suas vidas.
      3. O professor encerra a discussão ressaltando a importância do respeito às opiniões dos outros, mesmo que sejam diferentes das nossas, e da necessidade de basear nossos argumentos em fatos e opiniões bem fundamentadas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Descrição: O professor deve resumir as principais conclusões da atividade prática, destacando como elas se relacionam com a teoria apresentada no início da aula. Isso pode ser feito através de perguntas direcionadas aos alunos ou com a apresentação de exemplos práticos.
    • Passo a passo:
      1. O professor pode perguntar aos alunos quais foram as características do gênero carta de leitor que eles mais utilizaram ao escrever suas cartas "inversas".
      2. Em seguida, o professor pode pedir para os alunos identificarem os argumentos mais persuasivos que foram apresentados durante o debate e discutir como eles se relacionam com a habilidade de argumentação.
      3. O professor pode também pedir para os alunos refletirem sobre como a atividade prática os ajudou a compreender melhor a importância da carta de leitor e como eles podem aplicar essa habilidade em suas vidas.
  2. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor propõe que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as perguntas que serão feitas. Essa reflexão individual é importante para que os alunos internalizem o aprendizado da aula e possam expressar suas opiniões de maneira mais autêntica.
    • Passo a passo:
      1. O professor pede para os alunos fecharem os olhos e pensarem por um minuto sobre as seguintes perguntas:
        1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
        2. Quais questões ainda não foram respondidas?
      2. Após o minuto de reflexão, o professor pede para os alunos compartilharem suas respostas com a turma. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a discussão seja respeitosa e produtiva.
  3. Feedback e Encerramento (3 minutos)

    • Descrição: O professor finaliza a aula pedindo para os alunos darem um feedback sobre a aula. O professor pode perguntar o que os alunos mais gostaram na aula, o que acharam mais desafiador e o que gostariam de aprender mais sobre o gênero carta de leitor.
    • Passo a passo:
      1. O professor pede para os alunos pensarem por um minuto sobre as perguntas:
        1. O que você mais gostou na aula de hoje?
        2. O que você achou mais desafiador?
        3. O que você gostaria de aprender mais sobre o gênero carta de leitor?
      2. Em seguida, o professor pede para alguns alunos compartilharem suas respostas com a turma. O professor deve aproveitar o feedback dos alunos para planejar as próximas aulas e garantir que as necessidades e interesses dos alunos sejam atendidos.
      3. O professor agradece a participação dos alunos e encerra a aula, reforçando a importância da carta de leitor como uma ferramenta para expressar opiniões de maneira respeitosa e argumentativa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • Descrição: O professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição do gênero textual carta de leitor, sua estrutura, linguagem e finalidade. Deve também lembrar dos exemplos práticos discutidos, especialmente dos argumentos apresentados nas cartas de leitor "inversas" e no debate.
    • Passo a passo:
      1. O professor recapitula as características do gênero textual carta de leitor, destacando a importância de respeitar a norma culta ao escrever e a necessidade de apresentar argumentos claros e bem fundamentados.
      2. O professor relembra os principais pontos discutidos durante o debate, ressaltando os argumentos mais persuasivos e a importância do respeito às opiniões dos outros.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação do conhecimento. Deve ressaltar como a atividade "Carta de Leitor Invertida" permitiu aos alunos aplicar a teoria na prática, desenvolvendo suas habilidades de argumentação e de escrita no gênero carta de leitor.
    • Passo a passo:
      1. O professor explica que a atividade "Carta de Leitor Invertida" permitiu aos alunos aplicar a teoria na prática, pois eles tiveram que analisar uma notícia, identificar os argumentos utilizados pelo autor e escrever uma carta de leitor "inversa" defendendo esse ponto de vista.
      2. O professor ressalta que o debate permitiu aos alunos aprimorar suas habilidades de argumentação, pois eles tiveram que apresentar seus argumentos de maneira clara e rebater os argumentos dos outros grupos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero carta de leitor. Esses materiais podem incluir artigos, vídeos, podcasts, livros e sites especializados.
    • Passo a passo:
      1. O professor indica alguns materiais extras, explicando brevemente o conteúdo de cada um e como eles podem ajudar os alunos a compreender melhor o gênero carta de leitor.
      2. O professor também pode sugerir algumas atividades extras para os alunos praticarem em casa, como escrever uma carta de leitor sobre um assunto de sua escolha ou analisar a seção de cartas de leitor de um jornal ou revista.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Descrição: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos. Deve enfatizar a relevância da habilidade de argumentação e da expressão de opiniões respeitosas e bem fundamentadas, não só no contexto escolar, mas também na vida em sociedade.
    • Passo a passo:
      1. O professor destaca que a habilidade de escrever uma carta de leitor é muito importante, pois permite que os alunos expressem suas opiniões e comentem sobre assuntos que são discutidos na sociedade.
      2. O professor ressalta que a carta de leitor é um gênero textual muito comum em jornais e revistas, portanto, é importante que os alunos saibam como escrever nesse formato.
      3. O professor encerra a aula reforçando a importância do respeito às opiniões dos outros, mesmo que sejam diferentes das nossas, e da necessidade de basear nossos argumentos em fatos e opiniões bem fundamentadas.

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