Plano de Aula | Metodologia Teachy | Gênero Textual: Carta de Leitor
Palavras Chave | Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Carta do Leitor, Expressão de opinião, Brevidade, Redes sociais, Ferramentas digitais, Colaboração, Argumentação, Pensamento crítico, Engajamento, Design digital, Feedback 360°, Habilidades de comunicação, Inovação pedagógica |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Computadores ou tablets com acesso à internet, Ferramentas de design digital (como Canva ou Google Slides), Plataformas colaborativas (Google Docs ou Padlet), Cartas pré-definidas com diferentes pontos de vista, Projetor ou tela para apresentações, Material de escrita (papel e caneta, se necessário) |
Códigos BNCC | EF89LP07: Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.; EF89LP10: Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.; EF89LP19: Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Objetivos
Duração: 15 - 20 minutos
Essa etapa do plano de aula visa estabelecer uma compreensão clara e compartilhada sobre o tópico da carta do leitor. Os objetivos desta seção são garantir que os alunos entendam o que é uma carta do leitor, identificando suas características principais, e percebam sua relevância como forma de expressão e opinião no contexto midiático.
Objetivos principais:
1. Compreender o conceito de carta do leitor e sua finalidade.
2. Identificar as características essenciais de uma carta do leitor, como a expressão de opinião e a brevidade.
Objetivos secundários:
- Reconhecer a importância da carta do leitor como uma ferramenta de participação cidadã.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é engajar os alunos de forma ativa e colaborativa, utilizando ferramentas digitais que são parte de seu cotidiano, como celulares e internet. Este aquecimento irá prepará-los para um aprofundamento mais significativo durante a aula, incentivando a curiosidade e a compreensão inicial sobre o tema a ser trabalhado.
Aquecendo
Inicie a aula explicando brevemente que uma carta do leitor é um tipo de texto onde o leitor expressa sua opinião ou reação sobre um assunto publicado em jornais, revistas ou sites. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar exemplos reais de cartas do leitor em sites de jornais ou revistas. Incentive-os a compartilhar um fato interessante que encontrarem sobre o tema. Enfatize a importância de verificar a autenticidade das fontes online.
Reflexões Iniciais
1. O que diferencia uma carta do leitor de outros tipos de texto opinativo?
2. Quais são as características essenciais de uma carta do leitor?
3. Por que a opinião do leitor é importante em espaços como jornais e revistas?
4. Que tipo de linguagem é mais adequada para uma carta do leitor?
5. Como a brevidade influencia a comunicação eficaz em uma carta do leitor?
Desenvolvimento
Duração: 65 - 75 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma experiência prática e interativa, onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos na criação de cartas do leitor. Utilizando ferramentas e contextos digitais, as atividades incentivam a colaboração, a argumentação e o pensamento crítico, além de conectar os alunos ao universo das redes sociais e da comunicação moderna.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Digitais de Opinião
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Permitir que os alunos expressem suas opiniões e compreendam a estrutura da carta do leitor, utilizando uma abordagem atual e interativa através das redes sociais.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos para criar cartas de leitor em formato de postagens para redes sociais, simulando ser influenciadores digitais que expressam suas opiniões sobre um tema atual. Os grupos deverão criar um perfil fictício em uma rede social e publicar suas cartas, utilizando hashtags e menções para aumentar o engajamento e a visibilidade das postagens.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo deverá escolher um tema atual de interesse que será o foco da carta do leitor.
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Os alunos criarão um perfil fictício em uma rede social (pode ser simulado em uma plataforma educacional ou ferramenta de apresentação).
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Escrever a carta do leitor, observando as características da brevidade e opinião fundamentada.
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Publicar a carta no perfil fictício, utilizando hashtags e menções para aumentar o engajamento.
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Cada grupo deve interagir com as postagens dos colegas, comentando e compartilhando suas opiniões.
Atividade 2 - Jornal Interativo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita e design digital, permitindo que os alunos compreendam a prática de escrever cartas do leitor e a importância da apresentação visual em meios de comunicação.
- Descrição: Os alunos irão simular a redação de um jornal, em que cada grupo será responsável por criar uma seção de cartas do leitor. Eles deverão selecionar uma notícia real recente, escrever uma carta do leitor como resposta e, em seguida, utilizar ferramentas de design digital para criar uma página de jornal interativa, incluindo a carta e os elementos visuais correspondentes.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolherá uma notícia recente que foi publicada em um jornal ou site de notícias.
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Escrever uma carta do leitor em resposta à notícia, observando as características de brevidade e opinião fundamentada.
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Utilizar ferramentas digitais (como Canva, Google Slides, ou outra ferramenta de design) para criar uma página de jornal interativa.
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Incluir a carta do leitor e elementos visuais, como imagens, gráficos e títulos.
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Apresentar a página de jornal interativa para a turma, destacando os pontos principais da carta e o design criado.
Atividade 3 - Jogo das Cartas 🃏
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Fomentar a capacidade de argumentação e empatia, permitindo que os alunos explorem diferentes pontos de vista e compreendam a importância da diversidade de opiniões em cartas do leitor.
- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de cartas em que cada carta representa um ponto de vista sobre um assunto controverso. A tarefa de cada grupo será escrever uma carta do leitor a partir de uma perspectiva específica contida em uma das cartas do jogo. Depois, eles compartilharão suas cartas digitalmente em uma plataforma colaborativa e discutirão as diferentes perspectivas apresentadas.
- Instruções:
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Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
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Distribuir cartas contendo diferentes pontos de vista sobre um assunto controverso (as cartas podem ser criadas previamente e distribuídas digitalmente).
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Cada grupo escreverá uma carta do leitor, adotando a perspectiva contida na carta recebida.
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Publicar a carta do leitor em uma plataforma colaborativa (como Google Docs ou Padlet).
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Os grupos deverão ler as cartas dos colegas e escrever comentários, discutindo as diferentes perspectivas apresentadas.
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Conduzir uma discussão final com a turma sobre as diferentes opiniões e a importância de considerar múltiplos pontos de vista.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do feedback. A discussão em grupo e o feedback 360° permitem que os alunos revisitem suas atividades, troquem experiências e aprimorem suas habilidades de comunicação e colaboração. Além disso, essa etapa reforça a importância de diferentes perspectivas e da habilidade de argumentar de forma equilibrada e respeitosa.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Comece pedindo aos grupos que compartilhem brevemente o que aprenderam ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para orientar a discussão:
- Pergunte a cada grupo quais foram os principais desafios enfrentados ao criar suas cartas do leitor e como eles superaram esses desafios.
- Incentive os alunos a compartilhar como utilizaram ferramentas digitais para tornar suas cartas mais impactantes.
- Pergunte sobre o feedback recebido nas postagens e como isso influenciou a percepção deles sobre a escrita de cartas do leitor.
- Permita que os alunos reflitam sobre a importância da opinião do leitor na mídia e na sociedade como um todo.
Reflexões
1. Quais foram as características mais desafiadoras de serem incorporadas nas cartas do leitor? 2. Como as ferramentas digitais impactaram a forma como vocês construíram e compartilharam suas cartas? 3. De que maneira a interação com os comentários dos colegas ajudou a refinar suas ideias e opiniões?
Feedback 360°
Instrua a turma a realizar uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber um feedback construtivo dos demais membros do grupo sobre sua contribuição nas atividades. Oriente os alunos a seguir estas diretrizes:
- Seja específico ao mencionar o que cada colega fez bem e onde ele pode melhorar.
- Use uma linguagem respeitosa e encorajadora.
- Ofereça sugestões práticas para melhorias futuras.
- Enfatize os pontos positivos antes de abordar áreas de melhoria.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é, por meio de uma conclusão divertida e cativante, sintetizar o aprendizado da aula, reforçar a conexão com o mundo moderno e enfatizar a aplicação prática diária da Carta do Leitor. Esse resumo criativo e reflexivo visa consolidar o conhecimento adquirido, ao mesmo tempo que mantém os alunos motivados e cientes da relevância do tema em suas vidas cotidianas.
Resumo
✨ Parabéns, time de jornalistas digitais! ✨ Hoje vocês navegaram pelas águas da comunicação moderna, explorando a Carta do Leitor como forma de expressão de opiniões. Aprendemos que ela é breve, direta, e poderosa no mundo dos jornais e revistas. Vocês se tornaram influenciadores digitais, redatores de jornais interativos e participantes do Jogo das Cartas! Que jornada incrível de aprendizado colaborativo e interativo!
No Mundo
Na era das redes sociais e comunicação instantânea, a Carta do Leitor permite que todos nós sejamos ouvidos em plataformas variadas. Seja através de um tweet, uma postagem no Instagram, ou um comentário em um blog, a essência de expressar nossa opinião de maneira concisa e impactante está mais viva do que nunca. Esta aula conectou vocês com as práticas modernas, mostrando que a voz do cidadão tem um lugar valioso na mídia atual.
Na Prática
Saber escrever uma Carta do Leitor é uma habilidade essencial, não só para a escola, mas para a vida! Esta prática fortalece suas habilidades de argumentação, sintetiza suas opiniões de forma clara e engaja vocês em discussões relevantes. Além disso, permite que cada um se veja como um agente ativo na mídia e na sociedade.