Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Crônica

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Gênero Textual: Crônica

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Gênero Textual: Crônica

Palavras ChaveCrônicas, Gênero Literário, Cotidiano, Brevidade, Simplicidade, Objetividade, Redes Sociais, Criação de Vídeos, Storytelling, Trabalho em Equipe, Gamificação, Reflexão Crítica, Expressão Criativa, Aprendizagem Ativa, Metodologia Digital
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Vídeo (InShot, KineMaster), Aplicativos de Criação Gráfica (Canva, Adobe Spark), Simuladores de Redes Sociais (Social Dummy), Plataforma de Quiz Interativo (Kahoot!), Projetor e Computador (para apresentações), Folhas e canetas (para roteirização), Material de apoio sobre crônicas
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF89LP09: Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.; EF89LP35: Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos objetivos da aula, alinhando expectativas sobre o que será abordado e explorado em profundidade. Esta etapa estabelece uma base sólida para as atividades subsequentes, ajudando os alunos a conectar o conteúdo da aula com suas próprias experiências e a realidade digital em que vivem.

Objetivos principais:

1. Compreender que a crônica é um gênero literário que reflete sobre acontecimentos do cotidiano.

2. Identificar as características principais de uma crônica, como brevidade, simplicidade e objetividade.

3. Refletir sobre como a crônica pode ser relevante e aplicável na vida moderna e nas redes sociais.

Objetivos secundários:

  1. Promover a reflexão crítica sobre o cotidiano através da produção e análise de crônicas.
  2. Incentivar a criatividade e a expressão pessoal dos alunos ao explorar exemplos de crônicas modernas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos objetivos da aula, alinhando expectativas sobre o que será abordado e explorado em profundidade. Esta etapa estabelece uma base sólida para as atividades subsequentes, ajudando os alunos a conectar o conteúdo da aula com suas próprias experiências e a realidade digital em que vivem.

Aquecendo

Explique brevemente que a crônica é um gênero literário que reflete sobre acontecimentos do cotidiano de forma breve, simples e direta. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar nas redes sociais um fato interessante sobre o cotidiano que poderia ser transformado em uma crônica. Incentive-os a pensar em notícias atuais, eventos locais ou mesmo situações cotidianas compartilhadas por influenciadores digitais.

Reflexões Iniciais

1. O que vocês encontraram nas redes sociais que poderia ser transformado em uma crônica?

2. Por que vocês acham que esse fato é interessante o suficiente para ser tema de uma crônica?

3. Quais características da crônica vocês percebem que podem ser aplicadas ao fato encontrado? (Brevidade, simplicidade, objetividade)

4. Como a crônica pode ajudar a refletir sobre o cotidiano de uma maneira crítica e criativa?

5. Vocês acham que a crônica é um gênero literário relevante para o mundo digital de hoje? Por quê?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos em atividades práticas que utilizam tecnologias digitais para explorar e aplicar o conhecimento sobre crônicas. As atividades visam estimular a criatividade, a colaboração e a reflexão crítica, ao mesmo tempo em que contextualizam o aprendizado no mundo moderno e digital.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Crônicas Digitais em Vídeo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos ao transformar uma crônica escrita em um formato audiovisual, além de desenvolver habilidades de storytelling e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para criar uma crônica em vídeo inspirada em um acontecimento do cotidiano, utilizando seus celulares para filmagem e edição. Eles deverão escolher um evento ou situação discutida na fase de aquecimento, roteirizar, filmar e editar o vídeo, que será apresentado para a turma no final da aula.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça para cada grupo escolher um acontecimento do cotidiano que gostariam de transformar em uma crônica.

  • Oriente os alunos a roteirizarem a crônica, definindo personagens, cenários e falas.

  • Instrua os alunos a utilizarem seus celulares para filmar as cenas da crônica.

  • Permita que usem aplicativos de edição de vídeo gratuitos (como InShot ou KineMaster) para editar o material filmado.

  • Os vídeos devem ter no máximo 3 minutos de duração.

  • Reserve os últimos 15 minutos da aula para a apresentação e discussão dos vídeos.

Atividade 2 - Influenciadores da Crônica

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade dos alunos de adaptar conteúdos literários para formatos digitais modernos, além de estimular a reflexão sobre a relevância das crônicas no contexto das redes sociais.

- Descrição: Os alunos se transformarão em 'influenciadores digitais de crônicas' e criarão postagens para redes sociais baseadas em crônicas que produziram. Eles devem usar aplicativos que simulam redes sociais para criar postagens atrativas, incluindo texto, imagem, hashtags e até pequenos vídeos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar uma crônica baseada em um evento cotidiano.

  • Incentive os alunos a escreverem o texto da crônica de modo a captar a atenção do público, como fariam em uma postagem real.

  • Oriente-os a usar aplicativos como Canva ou Adobe Spark para criar imagens atrativas que acompanhem o texto da crônica.

  • Peça que usem simuladores de redes sociais (como Social Dummy) para criar a postagem completa, incluindo hashtags e emojis.

  • Os alunos devem preparar uma pequena explicação sobre por que escolheram aquele tema e como a crônica pode engajar o público nas redes sociais.

  • Reserve os últimos 15 minutos para que os grupos apresentem suas 'postagens' e expliquem suas escolhas.

Atividade 3 - Gamificação das Crônicas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar os alunos a refletirem sobre as características das crônicas de forma interativa e lúdica, além de promover a colaboração e a competição saudável.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo interativo em formato de 'quiz' sobre crônicas, utilizando uma plataforma digital como Kahoot!. Eles devem formular perguntas baseadas em crônicas famosas e também em suas crônicas próprias, com respostas que incentivem a reflexão sobre as características do gênero.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve selecionar algumas crônicas famosas e criar suas próprias crônicas curtas.

  • Os alunos deverão formular questões de múltipla escolha sobre as crônicas (por exemplo: 'Qual é a principal característica desta crônica?', 'Qual é o tema central?', etc.).

  • Utilize a plataforma Kahoot! para criar os quizzes interativos.

  • Cada grupo deve criar um quiz com no mínimo 10 perguntas.

  • Após a criação, os grupos se revezarão na apresentação dos quizzes, com os demais alunos participando e tentando responder.

  • Reserve os últimos 15 minutos da aula para jogar os quizzes e discutir as respostas.

Retorno

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha o que aprenderam ao realizar as atividades propostas. Siga o roteiro sugerido abaixo para introduzir a discussão:

  1. Peça para cada grupo apresentar brevemente o processo de criação da sua crônica, vídeo ou quiz.
  2. Incentive cada grupo a discutir os desafios que encontraram durante a atividade e como os superaram.
  3. Pergunte aos alunos como a análise e a produção das crônicas afetaram a maneira como eles enxergam o cotidiano e as redes sociais.
  4. Encoraje os alunos a refletirem sobre a relevância da crônica no mundo moderno e digital, e como o gênero pode ser utilizado para expressar suas próprias reflexões e críticas sobre o dia a dia.

Reflexões

1. Quais foram as principais características das crônicas que vocês identificaram durante as atividades? 2. Como vocês acham que a utilização de recursos digitais influenciou na criação e interpretação das crônicas? 3. De que forma essa experiência de criar crônicas em diferentes formatos afetou sua percepção sobre a importância da observação e reflexão do cotidiano?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para um feedback construtivo e respeitoso:

  1. Elogios: Comece destacando um ponto positivo do trabalho de seus colegas.
  2. Sugestões: Dê sugestões específicas para melhoria, apontando aspectos que poderiam ser abordados de outra maneira ou aperfeiçoados.
  3. Reconhecimento das dificuldades: Reconheça os desafios enfrentados pelo grupo e valorize o esforço feito para superá-los.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A conclusão tem como objetivo consolidar os principais tópicos abordados durante a aula, mostrando a relevância das crônicas no mundo moderno e suas aplicações práticas no cotidiano dos alunos. Esse momento de fechamento ajuda a conectar o aprendizado à realidade deles e incentiva a continuidade da reflexão. 

Resumo

 Resumão da Crônica de Hoje: Imagina um bate-papo com um amigo sobre algo inusitado que aconteceu na sua vizinhança, mas transformado em literatura. Isso é uma crônica! Hoje, vimos que crônicas são textos breves, diretos e muitas vezes engraçados ou reflexivos, que falam sobre o cotidiano. Exploramos suas características principais como a brevidade, simplicidade e objetividade! ✨

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: As crônicas são como os posts que lemos nas redes sociais, só que com mais charme literário! Elas nos ajudam a refletir sobre nossas vidas e situações cotidianas de maneira criativa e crítica. Assim como influenciadores postam sobre suas rotinas e eventos, nós também podemos transformar nossas observações diárias em arte literária. 

Na Prática

✍️ Aplicações no Dia a Dia: Aprender sobre crônicas nos ajuda a perceber a magia em situações comuns e a expressar nossos pensamentos de forma mais criativa. Podemos usar esse conhecimento para escrever posts mais interessantes nas redes sociais, para refletir sobre nossos dias no diário ou até mesmo para criar vídeos engraçados e significativos. O gênero nos ensina a olhar o cotidiano com olhos mais críticos e criativos. ✨

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies