Objetivos (5 - 7 minutos)
- Introduzir o conceito de intertextualidade e discutir sua importância na compreensão de textos literários e não literários.
- Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e analisar diferentes tipos de intertextualidade em textos variados.
- Estimular a prática da intertextualidade na produção de textos, incentivando os alunos a incorporarem referências de outros textos em suas próprias produções.
Objetivos secundários:
- Promover a discussão e a reflexão sobre a função e o impacto da intertextualidade na construção de sentidos nos textos.
- Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao explorarem a intertextualidade em suas produções textuais.
- Fomentar o respeito às diferentes formas de expressão e a valorização da cultura e do conhecimento presentes nos textos intertextuais.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Revisão de Conteúdos Anteriores - O professor iniciará a aula com uma breve revisão dos conceitos de gêneros textuais e figuras de linguagem, uma vez que estes são essenciais para a compreensão do conceito de intertextualidade. O professor pode fazer perguntas aos alunos para verificar a retenção desses conceitos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes. (3 - 4 minutos)
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Situações-Problema - O professor apresentará duas situações-problema para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre o tema:
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Primeira situação: O professor apresentará um trecho de uma música popular e um trecho de um poema clássico. Os alunos serão desafiados a identificar se há alguma relação entre os dois textos e, em caso afirmativo, que tipo de relação é essa. (2 - 3 minutos)
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Segunda situação: O professor apresentará uma notícia de jornal e um trecho de um romance famoso. Os alunos serão convidados a observar se há alguma referência do texto literário no jornalístico e vice-versa. (2 - 3 minutos)
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Contextualização - O professor explicará que a intertextualidade é uma ferramenta amplamente utilizada na literatura, na publicidade, no jornalismo, na música, no cinema e em muitas outras formas de expressão. O professor pode citar alguns exemplos famosos de intertextualidade, como a série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams, que faz várias referências à cultura pop e à filosofia, ou o filme "Pulp Fiction" de Quentin Tarantino, que faz inúmeras referências à cultura pop e à história do cinema. (2 - 3 minutos)
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Introdução do Tópico - O professor introduzirá o conceito de intertextualidade, explicando que ele se refere às múltiplas maneiras pelas quais um texto pode se relacionar com outros textos, seja por meio de referências diretas, alusões, citações, paródias, entre outros. O professor pode usar exemplos simples e claros para ilustrar cada tipo de intertextualidade. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a Atenção dos Alunos - Para finalizar a Introdução e ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a intertextualidade. Por exemplo:
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Curiosidade 1: O termo "intertextualidade" foi cunhado pelo teórico literário Julia Kristeva na década de 1960, mas o conceito em si é muito mais antigo e pode ser encontrado em textos tão antigos quanto a Bíblia e a literatura clássica grega e romana.
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Curiosidade 2: A intertextualidade é uma das principais ferramentas usadas pelos escritores de fanfictions, que são histórias escritas por fãs que se baseiam em personagens e universos de obras já existentes. (1 - 2 minutos)
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Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "Cruzando as Linhas" - Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e analisar diferentes tipos de intertextualidade em textos variados. (10 - 12 minutos)
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Divisão dos Alunos: Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 integrantes. Cada grupo receberá uma pasta com diversos textos curtos de diferentes gêneros (poemas, contos, notícias de jornal, letras de músicas, trechos de filmes, entre outros).
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Instruções: Cada grupo deverá analisar os textos de sua pasta e identificar quaisquer relações de intertextualidade presentes, marcando as referências e explicando a relação. Eles também devem classificar as relações de acordo com os diferentes tipos de intertextualidade estudados (referência direta, alusão, citação, paródia, entre outros).
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Apresentação: Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar para a classe alguns dos exemplos que encontraram, explicando a relação de intertextualidade e a classificação que deram. O professor deve incentivar a participação de todos os membros do grupo na apresentação.
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Atividade "Criação Intertextual" - Esta atividade tem como objetivo estimular a prática da intertextualidade na produção de textos. (10 - 12 minutos)
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Divisão dos Alunos: Os alunos continuarão nos mesmos grupos da atividade anterior.
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Instruções: Cada grupo receberá a tarefa de criar um texto coletivo que incorpore referências de outros textos. Eles podem escolher livremente os textos a serem usados como referência, mas devem incluir pelo menos um texto literário e um não literário. O texto criado pode ser de qualquer gênero (poema, conto, notícia de jornal, letra de música, entre outros).
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Elaboração do Texto: Os alunos devem discutir em grupo como irão incorporar as referências de forma coerente e criativa em seu texto. Eles também devem considerar como a intertextualidade irá contribuir para o sentido e o efeito do texto.
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Apresentação: Cada grupo deverá apresentar o texto que criou para a classe, explicando as referências que usaram e como a intertextualidade foi incorporada. O professor deve incentivar a classe a comentar e discutir os textos apresentados, destacando a importância da intertextualidade para a construção de sentidos nos textos.
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Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)
- O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas experiências durante as atividades em grupo. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar um resumo de suas conclusões e insights.
- O professor deve guiar a discussão, fazendo perguntas pertinentes para aprofundar a reflexão dos alunos sobre a intertextualidade.
- As apresentações dos grupos também servirão para os alunos perceberem diferentes abordagens e interpretações do mesmo tema, enriquecendo assim a compreensão coletiva do assunto.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)
- O professor deve retomar as definições e exemplos de intertextualidade apresentados na Introdução teórica e relacioná-los com as atividades práticas realizadas.
- O professor pode destacar como a prática da intertextualidade contribui para a construção de sentidos nos textos, reforçando a importância do tema para a compreensão e produção de textos em geral.
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Reflexão Individual (2 - 3 minutos)
- O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer perguntas como:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- O professor deve dar um minuto para que os alunos pensem e, em seguida, pode pedir que alguns compartilhem suas respostas com a classe.
- O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode fazer perguntas como:
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Feedback e Encerramento (1 minuto)
- O professor deve agradecer a participação dos alunos e reforçar a importância do tema para a compreensão e produção de textos.
- O professor pode também aproveitar este momento para dar um feedback geral sobre a aula, apontando os pontos positivos e as áreas que ainda precisam ser fortalecidas.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Recapitulação (2 - 3 minutos)
- O professor fará uma breve recapitulação dos principais pontos abordados na aula, relembrando a definição de intertextualidade e os diferentes tipos de relações intertextuais.
- O professor pode revisar alguns dos exemplos discutidos durante as atividades para reforçar a aplicação prática do conceito de intertextualidade.
- O professor pode também relembrar as principais conclusões e insights que surgiram durante a discussão em grupo e as apresentações dos textos criados pelos alunos.
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Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)
- O professor deve destacar como a aula conseguiu estabelecer uma conexão entre a teoria e a prática da intertextualidade.
- O professor pode citar exemplos concretos das atividades realizadas para ilustrar como o conhecimento teórico sobre intertextualidade foi aplicado na análise e na criação de textos.
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Materiais Complementares (1 minuto)
- O professor pode sugerir alguns materiais de leitura e de visualização para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre intertextualidade. Alguns exemplos podem incluir: artigos acadêmicos sobre o assunto, livros que fazem uso intensivo de intertextualidade, filmes que contêm referências a outras obras, entre outros.
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Importância do Assunto (1 - 2 minutos)
- Para encerrar, o professor deve ressaltar a importância da intertextualidade para a vida cotidiana, não apenas como ferramenta para a compreensão e a produção de textos, mas também como forma de expressão cultural e artística.
- O professor pode exemplificar como a intertextualidade está presente em diversos aspectos do dia a dia, como na publicidade, na música, no cinema, nos memes da internet, entre outros.
- O professor também pode destacar como a habilidade de reconhecer e de utilizar a intertextualidade de forma consciente e criativa pode ser uma vantagem em muitas áreas profissionais, como a publicidade, o jornalismo, a literatura, o cinema, entre outras.