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Plano de aula de Coerência e Coesão

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Original Teachy

'EF08LP03'

Coerência e Coesão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Coerência e Coesão

Palavras ChaveCoesão textual, Coesão e coerência, Recursos de coesão, Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Análise crítica, Atividades práticas, Aplicação de conceitos, Desenvolvimento de habilidades, Discussão em grupo, Metodologia de sala de aula invertida
Materiais NecessáriosTextos mal-escritos para análise, Conjuntos de palavras e expressões, Discursos políticos para análise, Materiais para apresentação (papel, marcadores, etc.), Acesso à internet (opcional para pesquisa adicional), Quadro branco ou flipchart, Marcadores para quadro branco
Códigos BNCCEF08LP03: Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.; EF08LP14: Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.; EF08LP15: Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.; EF89LP29: Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

Esta seção do plano de aula é crucial para estabelecer as bases teóricas que os alunos irão utilizar para entender e aplicar coesão e coerência textual. Ao definir claramente os objetivos, os alunos poderão focar em como os conceitos de coesão e coerência são utilizados na prática, preparando-os para a aplicação efetiva desses conceitos em atividades subsequentes.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o conceito de coesão e coerência textual, identificando e aplicando recursos que promovam a unidade e a lógica nos textos.

2. Desenvolver a habilidade de utilizar recursos de coesão, como sinonímia, antonímia e homonímia, para melhorar a progressão e a clareza textual.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a análise crítica de textos para identificar o uso de coesão e coerência por autores profissionais.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com a prática em sala. As situações problema incentivam a aplicação prática do conceito de coesão e coerência, preparando os alunos para atividades mais complexas. A contextualização ajuda a mostrar a relevância do tema, aumentando o interesse e a percepção da importância da coerência e coesão em diferentes contextos.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que analisem um texto curto que possui várias ideias desconexas e sem ligações claras entre si. Eles devem identificar onde estão os problemas de coerência e coesão e propor maneiras de reescrever o texto para torná-lo mais coeso e coerente.

2. Apresente um texto onde palavras ou expressões são repetidas excessivamente, criando redundância e prejudicando a fluidez. Desafie os alunos a substituírem algumas dessas repetições por sinônimos ou expressões que mantenham o sentido original, mas que contribuam para uma leitura mais agradável.

Contextualização

Explique aos alunos que a coesão e a coerência são fundamentais não apenas na escrita acadêmica, mas também em contextos profissionais e cotidianos. Utilize exemplos práticos, como um manual de instruções confuso ou um discurso político incoerente, para mostrar como a falta desses elementos pode afetar a compreensão e a credibilidade do texto. Além disso, relacione a importância da coesão e da coerência com a capacidade de argumentação e persuasão, essenciais em diversas situações comunicativas.

Desenvolvimento

Duração: (75-85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e contextualizada os conceitos de coesão e coerência que estudaram previamente. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de trabalhar colaborativamente, discutir e resolver problemas textuais, e criar novos textos, reforçando assim o aprendizado. Esta abordagem não só facilita a compreensão dos conceitos, mas também promove habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Coesão e Coerência

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise textual e aplicação de coesão e coerência em um contexto divertido e colaborativo.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos se tornarão detetives que precisam desvendar um mistério baseado em um texto mal-escrito. O texto contém erros de coesão e coerência propositais. Cada grupo receberá uma parte do texto e terá que identificar problemas, corrigi-los e justificar as mudanças feitas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua partes de um texto mal-escrito para cada grupo.

  • Cada grupo deve analisar seu trecho, identificar os problemas de coesão e coerência e propor correções.

  • Após a correção, os grupos devem justificar as mudanças realizadas para a classe.

  • O professor deve orientar e tirar dúvidas durante o processo.

Atividade 2 - Construtores de Histórias

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão e o uso efetivo de recursos de coesão e coerência em uma narrativa, fomentando a criatividade e o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão conjuntos de palavras e expressões que devem usar para construir uma história coerente. Cada conjunto contém palavras que têm relações de sinonímia, antonímia e homonímia, desafiando os alunos a usar esses recursos de forma eficaz.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e distribua os conjuntos de palavras.

  • Explique que cada grupo deve usar todas as palavras em seu conjunto para formar uma história.

  • A história deve ser coesa e coerente, explorando as relações de sinonímia, antonímia e homonímia das palavras.

  • Cada grupo apresenta sua história para a classe.

  • Realize uma votação para escolher a história mais criativa e bem elaborada.

Atividade 3 - Coesão no Cenário Político

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de coesão e coerência em um contexto real e relevante, desenvolvendo habilidades críticas e argumentativas.

- Descrição: Nesta atividade, as turmas são divididas em grupos que devem analisar discursos políticos recentes e identificar o uso de coesão e coerência. Cada grupo deverá apresentar uma análise crítica de um discurso, destacando os pontos fortes e fracos em termos de coesão e coerência.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e distribua discursos políticos para análise.

  • Cada grupo deve identificar os elementos de coesão e coerência, bem como pontos que possam ser melhorados.

  • Preparem uma apresentação para a classe, discutindo suas descobertas e recomendações.

  • Fomentar um debate saudável sobre o impacto da coesão e coerência na persuasão e na credibilidade dos discursos políticos.

Retorno

Duração: (15-20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como aplicaram os conceitos de coesão e coerência. Discutir em grupo ajuda a reforçar a aprendizagem através da troca de ideias e experiências, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Esta seção também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode sugerir que cada grupo compartilhe brevemente as descobertas mais significativas e os desafios enfrentados durante as atividades. Pode-se também pedir que discutam como a compreensão e aplicação dos conceitos de coesão e coerência podem ser úteis em outras áreas de estudo ou na vida cotidiana. Esta discussão deve ser guiada pelo professor para garantir que todos os grupos tenham a chance de contribuir e aprender uns com os outros.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao tentar melhorar a coesão e a coerência dos textos?

2. Como a aplicação de sinônimos, antônimos e homônimos influenciou a clareza e a progressão dos textos que vocês trabalharam?

3. De que maneira a compreensão de coesão e coerência pode ajudar na escrita de textos mais persuasivos e eficazes?

Conclusão

Duração: (5-10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, relacionando teoria e prática e destacando a relevância do tema. Este momento permite que os alunos revisem e internalizem o conhecimento adquirido, além de compreenderem a aplicabilidade dos conceitos de coesão e coerência em diversas esferas de suas vidas. A conclusão também serve como uma forma de avaliação informal do entendimento dos alunos sobre o tema abordado.

Resumo

Na conclusão, o professor deve recapitular os principais pontos abordados, reforçando a compreensão dos conceitos de coesão e coerência textual, assim como a aplicação de recursos como sinonímia, antonímia e homonímia para melhorar a progressão textual.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula integrou a teoria estudada em casa com a prática em sala, destacando as atividades que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em situações reais e contextualizadas. Enfatize como essa abordagem prática facilita a compreensão e o aprendizado efetivo dos alunos.

Fechamento

Por fim, ressalte a importância da coesão e coerência no dia a dia dos alunos, não apenas na produção de textos acadêmicos, mas também em situações cotidianas e profissionais. Destaque como a habilidade de construir textos coesos e coerentes é fundamental para a eficácia da comunicação e para o desenvolvimento de argumentos claros e persuasivos.

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