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Plano de aula de Discurso Direto e Discurso Indireto

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Original Teachy

'EF08LP01'

Discurso Direto e Discurso Indireto

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Discurso Direto e Discurso Indireto

Palavras ChaveDiscurso Direto, Discurso Indireto, Identificação de Discursos, Aplicação Prática, Análise de Contexto, Comunicação Eficaz, Interpretação de Textos, Atividades Interativas, Teatro, Narrativas, Colaboração, Discussão em Grupo
Materiais NecessáriosTextos impressos ou projetados contendo diálogos, Roteiros de peças teatrais, Papel para anotações, Canetas ou lápis, Projetor (opcional), Computador ou tablet (opcional)
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF08LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).; EF89LP04: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.; EF89LP05: Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como um guia para todas as atividades subsequentes, assegurando que as discussões e exercícios sejam alinhados com os resultados de aprendizagem desejados. Isso ajuda a maximizar a eficiência de cada momento em sala, garantindo que os alunos estejam engajados e aplicando ativamente o conhecimento prévio adquirido em casa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar o uso do discurso direto e do discurso indireto em textos variados.

2. Desenvolver a habilidade de analisar o contexto e a intenção do autor para determinar o tipo de discurso apropriado em diferentes situações.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a participação ativa dos alunos na análise e discussão de exemplos práticos de discurso direto e indireto.
  2. Promover a capacidade de argumentação e justificativa sobre a escolha do tipo de discurso em diferentes contextos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e relembrar conceitos que foram estudados previamente. As situações problema propostas incentivam os alunos a aplicar o conhecimento de discurso direto e indireto em contextos diferenciados, preparando-os para a prática em sala de aula. A contextualização ajuda a mostrar a relevância prática e cultural do tema, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre como esses tipos de discurso são usados no dia a dia e em diversas formas de comunicação.

Situações Problema

1. Imagine que um repórter está cobrindo um evento onde várias pessoas estão sendo entrevistadas. Como ele poderia transformar as falas das pessoas em discurso indireto para um jornal?

2. Pense em uma situação onde uma criança está contando para sua mãe o que aconteceu na escola. Como a mãe poderia relatar esse diálogo para outra pessoa utilizando discurso direto?

Contextualização

O uso do discurso direto e indireto é uma ferramenta fundamental na construção de diálogos e relatos. Por exemplo, em romances, o discurso direto pode ajudar a criar uma sensação de proximidade com os personagens, enquanto o discurso indireto pode ser usado para sumarizar ações ou falas sem detalhes excessivos. Além disso, em textos jornalísticos, a escolha entre os dois tipos de discurso pode afetar a credibilidade da reportagem e a maneira como os leitores percebem a informação.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento sobre discurso direto e indireto em contextos práticos e criativos. Ao trabalhar em grupos, eles não só reforçam a compreensão do tópico, mas também desenvolvem habilidades colaborativas e de comunicação. Cada atividade proposta visa atender a diferentes estilos de aprendizagem e garantir que os alunos possam explorar o tema de maneiras variadas e envolventes.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Discurso

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de distinguir entre discurso direto e indireto, e aplicar o conhecimento em contextos variados.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão 'detetives linguísticos', analisando trechos de diálogos de personagens famosos e determinando se eles foram apresentados no formato de discurso direto ou indireto. Os diálogos podem ser de filmes, livros ou até mesmo histórias em quadrinhos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma série de diálogos impressos ou projetados em slides.

  • Peça que cada grupo identifique se o diálogo está no discurso direto ou indireto.

  • Cada grupo deve justificar sua resposta usando o contexto do diálogo e regras de pontuação.

  • Após a análise, cada grupo apresenta suas conclusões para a classe.

Atividade 2 - Teatro dos Verbos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a transformação entre discurso direto e indireto, e compreender como isso afeta a narrativa e a representação dos personagens.

- Descrição: Os alunos irão criar e performar pequenas peças teatrais onde explorarão a transformação de discurso direto para indireto e vice-versa. Cada grupo receberá uma cena curta com diálogos, e deverá reescrevê-la para o formato oposto, antes de apresentá-la para a classe.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua a cada grupo um roteiro com diálogos em discurso direto.

  • Peça que cada grupo reescreva os diálogos no formato de discurso indireto.

  • Os grupos devem ensaiar e apresentar suas cenas para a classe.

  • Após cada apresentação, discuta com a classe as mudanças feitas e o impacto no significado das falas.

Atividade 3 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a criatividade e a compreensão do uso variado de discurso direto e indireto na construção de narrativas coerentes.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a construir uma única história que inclua diálogos em discurso direto e indireto. Cada grupo começará com um mesmo parágrafo introdutório e deverá desenvolvê-lo alternando entre os dois tipos de discurso.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo o mesmo parágrafo inicial de uma história.

  • Os grupos devem continuar a história, alternando entre discurso direto e indireto em seus diálogos.

  • Cada grupo apresenta sua história para a classe, que deve identificar os pontos de mudança de discurso.

  • Discuta com a classe como a escolha do discurso afetou o desenvolvimento da história.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem insights e reflexões sobre o uso de discurso direto e indireto. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a entender as diferentes perspectivas e abordagens de seus colegas. Além disso, as questões chave propostas visam avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a capacidade de aplicar o conhecimento em contextos variados.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Hoje tivemos a oportunidade de explorar como o discurso direto e o discurso indireto são utilizados em diferentes contextos. Gostaria que cada grupo compartilhasse suas descobertas e desafios encontrados durante as atividades. Vamos refletir juntos sobre como essas técnicas podem ser aplicadas em situações reais de comunicação e escrita.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais critérios que vocês utilizaram para distinguir o discurso direto do discurso indireto nos diálogos analisados?

2. Como a mudança de discurso afetou a percepção dos personagens e a fluidez da história nas peças teatrais que vocês criaram?

3. De que forma o conhecimento sobre discurso direto e indireto pode ajudar na interpretação de textos e na escrita de redações?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos abordados, além de reconhecer a importância do discurso direto e indireto em suas vidas. Ao resumir e conectar a teoria com a prática e o cotidiano, esta etapa visa fortalecer o aprendizado e motivar os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em situações reais de comunicação e escrita.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais conceitos discutidos sobre discurso direto e indireto, reforçando como cada um é aplicado em diferentes contextos e suas implicações na comunicação eficaz. É importante recapitular as definições, as regras de transformação entre os discursos, e exemplos práticos vistos durante as atividades.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi claramente demonstrada através das atividades interativas, como o 'Detetives do Discurso', o 'Teatro dos Verbos' e os 'Construtores de Histórias'. Estas atividades permitiram aos alunos aplicar de maneira prática o conhecimento teórico adquirido previamente, destacando a importância e a aplicabilidade dos conceitos de discurso direto e indireto na construção de diálogos e narrativas.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a relevância do estudo do discurso direto e indireto no cotidiano dos alunos, enfatizando como essas habilidades podem melhorar sua capacidade de comunicação e interpretação de textos em diferentes contextos, como em redações, reportagens, conversas do dia a dia e até mesmo em meios digitais.

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