Entrar

Plano de aula de Figuras de Linguagem

Português

Original Teachy

'EF89LP06'

Figuras de Linguagem

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Figuras de Linguagem

Palavras Chavefiguras de linguagem, metáfora, eufemismo, interpretação textual, atividades criativas, discussão em grupo, aplicação prática, análise crítica, expressão artística, comunicação eficaz
Materiais Necessáriosprojetor, computador, acesso à internet, papel, lápis de cor, tecidos, cola, tesouras, cartas com figuras de linguagem
Códigos BNCCEF89LP06: Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.; EF89LP36: Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.; EF89LP37: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

A etapa de objetivos visa estabelecer as metas claras de aprendizagem para os alunos e orientar as atividades subsequentes. Ao definir objetivos específicos, os estudantes são incentivados a focar nas principais figuras de linguagem, desenvolvendo habilidades críticas de análise e compreensão. Esta clareza no início da aula serve para alinhar as expectativas e otimizar o engajamento dos alunos durante as atividades práticas.

Objetivos principais:

1. Compreender as principais figuras de linguagem, focando em metáfora e eufemismo, e suas funções nos textos.

2. Identificar e analisar o uso de figuras de linguagem em diferentes tipos de textos, promovendo a habilidade de interpretação textual.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a criatividade ao interpretar e criar exemplos de figuras de linguagem.

Introdução

Duração: (15 minutos)

A fase de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que estudaram em casa, utilizando situações-problema que estimulam a aplicação do conhecimento de maneira prática e contextualizada. Além disso, busca mostrar a relevância das figuras de linguagem no cotidiano, conectando o estudo à vida real e aumentando o interesse dos alunos pelo tema.

Situações Problema

1. Projete uma imagem de uma propaganda famosa e peça que os alunos identifiquem possíveis figuras de linguagem utilizadas e expliquem o efeito delas no contexto da publicidade.

2. Mostre a letra de uma música popular e solicite que os alunos destaquem e classifiquem as figuras de linguagem encontradas, discutindo como elas contribuem para a expressividade do texto.

Contextualização

Explique que as figuras de linguagem são ferramentas poderosas não apenas na literatura, mas também no dia a dia, como em discursos políticos, anúncios publicitários e nas mídias sociais. Destaque que entender e saber usar essas ferramentas pode não só enriquecer a expressão pessoal dos alunos, mas também ajudá-los a interpretar de forma crítica os diversos textos que encontram diariamente.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre figuras de linguagem. As atividades sugeridas são elaboradas para engajar os alunos em processos de pensamento crítico, análise e expressão criativa, consolidando a aprendizagem através da interação e colaboração em grupo. Esta etapa é crucial para a transição do conhecimento teórico para habilidades práticas de uso e identificação das figuras de linguagem em diversos contextos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Metáforas na Moda

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a compreensão de metáforas através de uma aplicação visual e criativa, estimulando a interpretação e a expressão artística dos alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar uma coleção de moda inspirada em metáforas. Cada grupo escolherá uma série de metáforas e deverá desenhar roupas que representem visualmente essas figuras de linguagem. Por exemplo, uma metáfora como 'coração de pedra' pode inspirar uma peça de roupa com elementos rígidos ou pedregosos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique cada metáfora selecionada e discuta possíveis interpretações visuais com os alunos.

  • Permita que os alunos escolham as metáforas que querem trabalhar.

  • Forneça materiais como papel, lápis de cor, tecidos, cola e tesouras.

  • Oriente os alunos a desenharem e, se possível, criarem um protótipo de sua peça de roupa.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua coleção explicando como cada peça representa a metáfora escolhida.

Atividade 2 - Eufemismos no Cinema

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprofundar o entendimento sobre eufemismos e sua funcionalidade no discurso, desenvolvendo habilidades analíticas e críticas em relação ao uso de linguagem.

- Descrição: Os alunos, agrupados, assistirão a trechos selecionados de filmes que fazem uso de eufemismos. Após a exibição, cada grupo deverá identificar e discutir os eufemismos utilizados nos diálogos, analisando o impacto dessas escolhas linguísticas no entendimento das cenas e na percepção dos personagens.

- Instruções:

  • Organize a sala em um layout que permita a todos assistir aos trechos de filme confortavelmente.

  • Distribua trechos de filmes que contenham eufemismos claros nos diálogos.

  • Após a exibição, peça que os grupos identifiquem e anotem os eufemismos encontrados.

  • Facilite uma discussão em grupo sobre como os eufemismos alteram a percepção da narrativa.

  • Solicite que cada grupo apresente suas descobertas e análises para a classe.

Atividade 3 - Construindo Histórias com Figuras de Linguagem

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a aplicação prática das figuras de linguagem, promovendo a habilidade de escrita e narrativa dos alunos.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os grupos de alunos receberão cartas com diferentes figuras de linguagem. O desafio será criar uma história curta que incorpore todas as figuras de linguagem das cartas de forma coerente e criativa. As histórias serão apresentadas e a classe votará na mais original e bem construída.

- Instruções:

  • Explique o conceito da atividade e demonstre como usar as cartas.

  • Distribua um conjunto de cartas para cada grupo, cada uma contendo uma figura de linguagem diferente.

  • Dê tempo para que os grupos planejem e escrevam suas histórias.

  • Organize uma apresentação das histórias para toda a classe.

  • Realize uma votação para escolher a história mais criativa e bem elaborada.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa final do plano de aula tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendizados. Ao discutir em grupo, os alunos podem aprender uns com os outros, comparar interpretações e esclarecer dúvidas, o que reforça a compreensão das figuras de linguagem. Além disso, esta discussão ajuda a avaliar o entendimento geral dos alunos sobre o tema, facilitando a identificação de áreas que podem necessitar de revisão futura.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão relembrando a importância das figuras de linguagem na comunicação eficaz e expressiva. Encoraje cada grupo a compartilhar suas descobertas e experiências das atividades realizadas. Facilite a discussão, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que os exemplos sejam explicados claramente para toda a classe.

Perguntas Chave

1. Quais foram as figuras de linguagem mais desafiadoras de aplicar ou identificar nas atividades? Por quê?

2. Como a utilização das figuras de linguagem influencia a interpretação de um texto ou expressão?

3. De que maneira você pode aplicar o conhecimento adquirido sobre figuras de linguagem em suas futuras leituras ou escritas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar os aprendizados e garantir que os alunos possam vincular o conteúdo teórico ao prático, revisando as principais figuras de linguagem trabalhadas. É uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a aplicabilidade desses conceitos em suas vidas, consolidando o conhecimento de forma que possam aplicá-lo de maneira consciente e eficaz.

Resumo

Para encerrar a aula, resuma os principais pontos abordados, enfatizando a definição e aplicação de metáforas e eufemismos. Relembre os exemplos utilizados nas atividades, como as metáforas na moda e os eufemismos no cinema, destacando como cada grupo conseguiu aplicar esses conceitos de maneira criativa e prática.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria aprendida em casa com a prática em sala de aula. Destaque a importância de entender as figuras de linguagem não só como elemento literário, mas como uma ferramenta útil na comunicação diária, seja em textos, conversas ou mídias visuais. Mostre como as atividades práticas ajudaram a solidificar o conhecimento teórico por meio de aplicação real e discussão.

Fechamento

Por fim, discuta a relevância das figuras de linguagem na interpretação e produção de textos, enfatizando como essas habilidades são essenciais não apenas em contextos acadêmicos, mas em toda forma de comunicação diária. Encoraje os alunos a continuarem observando e utilizando figuras de linguagem em suas leituras e escritas cotidianas, reforçando a utilidade desses conceitos para além da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies