Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Crônica

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Gênero Textual: Crônica

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Gênero Textual: Crônica

Palavras ChaveCrônica, Gênero textual, Análise crítica, Reflexão cotidiana, Escrita criativa, Interatividade, Debate, Aplicação prática, Twitter, Imagens ilustrativas, Características literárias, Síntese textual, Observação do cotidiano
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações, Material para desenho (opcional), Crônicas de autores famosos (impressas ou em formato digital)
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF89LP09: Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.; EF89LP35: Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam na aula. Ao definir objetivos específicos e detalhados, o professor orienta tanto o seu planejamento quanto as expectativas dos alunos. Esta etapa serve para alinhar as metas de aprendizagem com as atividades propostas, garantindo uma abordagem mais eficaz e direcionada do conteúdo sobre crônicas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender que a crônica é um gênero literário que expressa reflexões sobre o cotidiano de maneira breve, simples e direta.

2. Habilitar os alunos a identificar as características estruturais e estilísticas da crônica, diferenciando-a de outros gêneros textuais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a análise crítica dos alunos sobre a relevância das crônicas na compreensão e interpretação do mundo ao seu redor.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para despertar o interesse dos alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram previamente com situações práticas e reais. Ao apresentar situações problema, o professor estimula a reflexão e a aplicação do conhecimento prévio de uma forma desafiadora e envolvente. A contextualização, por sua vez, ajuda os alunos a entenderem a relevância das crônicas em suas vidas, mostrando como esse gênero literário pode ser encontrado em diversas formas de comunicação do dia a dia.

Situações Problema

1. Apresente aos alunos a seguinte situação: 'Imagine que vocês são colunistas de um jornal local e precisam escrever uma crônica sobre um recente acontecimento na cidade que gerou muitas opiniões diferentes. Como vocês abordariam o tema de forma a refletir sobre as diversas perspectivas dos moradores?'

2. Desafie os alunos a pensar em um evento cotidiano que poderia ser transformado em uma crônica. Por exemplo, um pequeno acidente de trânsito que revela muito sobre as pressões do dia a dia ou uma cena comum de um parque que esconde histórias surpreendentes. Como eles poderiam explorar esses eventos para criar uma crônica reveladora?

Contextualização

Contextualize o estudo das crônicas com exemplos do cotidiano que mostram como esse gênero literário está presente em diferentes mídias e formatos, como blogs, revistas e até mesmo em redes sociais. Mostre como autores renomados utilizam a crônica para expressar opiniões pessoais de maneira leve e acessível, mas que ainda carregam profundas reflexões sobre a sociedade e o indivíduo.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento teórico sobre crônicas de maneira prática e interativa. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, essenciais para a compreensão e produção de textos crônicos. As atividades propostas buscam envolver os alunos em tarefas criativas e analíticas, garantindo que eles não apenas entendam o conceito de crônica, mas também se engajem ativamente na sua criação e discussão.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Crônicas no Twitter

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de síntese e de reflexão crítica em um formato moderno e interativo, além de explorar a sensibilidade estética na escolha de imagens que complementem o texto.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo assumirá o papel de uma equipe de redatores de um perfil no Twitter dedicado a crônicas. Eles deverão criar até 5 crônicas com no máximo 280 caracteres cada, refletindo sobre situações cotidianas, surpresas ou pequenas epifanias. Cada crônica deve ser acompanhada de uma imagem que ilustre o texto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo será responsável por criar um perfil fictício no Twitter, onde postarão suas crônicas.

  • Os alunos devem escolher um tema ou evento cotidiano para servir de inspiração para suas crônicas.

  • Cada crônica deve ser acompanhada de uma imagem, que pode ser desenhada ou selecionada da internet (com as devidas permissões de uso).

  • O professor deve revisar as crônicas antes da publicação no 'Twitter' da classe, garantindo que respeitem os limites de caracteres e o tom crônico.

Atividade 2 - Debate de Crônicas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a análise crítica e a capacidade de argumentação dos alunos, além de aprofundar o entendimento sobre as características do gênero crônica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, selecionarão crônicas de autores famosos e discutirão a forma como cada autor explora o cotidiano em suas obras. Cada grupo apresentará uma crônica escolhida e justificará por que a consideram um bom exemplo do gênero, promovendo um debate sobre as diferentes visões e estilos.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e distribua a cada grupo crônicas de autores conhecidos.

  • Peça que cada grupo leia a crônica designada e discuta em que medida ela reflete o cotidiano.

  • Os alunos devem preparar uma breve apresentação sobre a crônica, incluindo sua análise e por que a escolheram.

  • Organize um debate onde cada grupo apresentará sua crônica e receberá feedback dos colegas sobre a interpretação e as escolhas de estilo e conteúdo.

  • Encoraje os alunos a usar argumentos baseados nas características da crônica para justificar suas análises e opiniões.

Atividade 3 - Workshop de Escrita

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a habilidade de observação dos alunos, além de promover a escrita reflexiva e sensível das crônicas.

- Descrição: Os alunos, em grupos, participarão de um workshop prático onde deverão escrever crônicas baseadas em pequenos momentos observados na escola ou em casa. Cada grupo compartilhará sua crônica com a turma, e todos discutirão as diferentes abordagens e estilos utilizados.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deve observar o ambiente escolar ou familiar e escolher um pequeno acontecimento para transformar em crônica.

  • Os grupos terão um tempo para escrever suas crônicas, focando em capturar a essência do cotidiano de forma criativa e reflexiva.

  • Cada grupo apresentará sua crônica para a turma, seguida de uma breve discussão sobre suas escolhas de escrita e o impacto das crônicas.

  • O professor fará uma avaliação coletiva das crônicas, destacando pontos fortes e áreas de melhoria para cada grupo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem e discutam as experiências e aprendizados obtidos durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de argumentação e de escuta ativa, além de promover uma reflexão mais profunda sobre o gênero crônica e sua aplicação no cotidiano. Esta etapa também serve para o professor avaliar a compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente o que mais chamou a atenção em suas próprias crônicas e nas crônicas dos colegas. Sugere-se que o professor faça uma introdução enfatizando a importância de ouvir e respeitar as diferentes perspectivas expressas nas crônicas. Em seguida, o professor pode guiar a discussão, fazendo perguntas como 'Como a crônica pode nos ajudar a compreender melhor os eventos do dia a dia?' e 'Quais são as principais características de uma crônica que vocês identificaram nas produções de seus colegas?'

Perguntas Chave

1. Qual foi o maior desafio ao transformar um evento cotidiano em crônica e por quê?

2. Como a escolha das palavras e a estrutura do texto podem influenciar a interpretação de uma crônica?

3. De que maneira as crônicas que vocês escreveram ou analisaram refletem a sociedade ou o indivíduo?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado e as reflexões feitas ao longo da aula, garantindo que os alunos possam relacionar claramente a teoria com a prática e entender a relevância do estudo das crônicas. Este momento também visa reforçar a importância de refletir sobre o cotidiano através da escrita, estimulando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em diferentes contextos de suas vidas.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os pontos principais abordados durante a aula, reforçando as características estruturais e estilísticas da crônica, bem como sua aplicação prática em contextos cotidianos e literários. Deve-se enfatizar a brevidade, a simplicidade e a direção como elementos essenciais do gênero.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a criação de crônicas no Twitter, o debate de crônicas de autores conhecidos e o workshop de escrita, permitiram a aplicação direta do conhecimento teórico prévio dos alunos sobre o gênero crônica. Destaque como essas atividades ajudaram a solidificar a compreensão do gênero e a desenvolver habilidades de escrita criativa e análise crítica.

Fechamento

Para finalizar, o professor deve reforçar a importância do estudo das crônicas no dia a dia, destacando como este gênero literário é uma ferramenta poderosa para compreender e interpretar o mundo ao nosso redor. Deve-se também encorajar os alunos a continuar explorando a escrita de crônicas, seja em contextos formais, como em redações escolares, ou de maneira mais informal, como em redes sociais ou diários pessoais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies