Entrar

Plano de aula de Pontuação

Português

Original Teachy

'EF08LP04'

Pontuação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pontuação

Palavras Chavepontuação, correção de textos, regras de pontuação, interpretação textual, atividades interativas, competição saudável, aplicação prática, trabalho em equipe, comunicação eficaz, reflexão crítica
Materiais NecessáriosTextos curtos mal pontuados, Roteiros de peça de teatro sem pontuação, Cronômetro, Papéis e canetas, Quadro branco, Marcadores, Cópias de atividades, Materiais para apresentação (opcional)
Códigos BNCCEF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.; EF08LP16: Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer claramente o foco da aula e garantir que tanto os alunos quanto o professor estejam alinhados nas metas de aprendizado. Ao definir objetivos específicos, facilita-se a avaliação do progresso dos alunos e a eficácia do método de sala de aula invertida. Nesta etapa, os alunos devem revisitar o conteúdo estudado previamente e estar preparados para aplicar seus conhecimentos na prática durante as atividades em classe.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar trechos de texto com pontuação inadequada e corrigi-los, aplicando as regras de pontuação apropriadas.

2. Desenvolver a habilidade de pontuação correta em diferentes tipos de sentenças, incluindo as de complexidade crescente.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a análise crítica de textos através da observação da pontuação como ferramenta de clareza e expressividade.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio sobre pontuação, preparando-os para a aplicação prática em sala. Através das situações problema, os alunos são desafiados a pensar criticamente e aplicar suas habilidades de pontuação em contextos variados. A contextualização, por sua vez, visa mostrar a relevância da pontuação no dia a dia, reforçando a importância do tema e estimulando a curiosidade.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para corrigirem o seguinte trecho de um texto: 'O sol brilhava forte; o vento que soprava era suave'. Analise com eles como a pontuação pode alterar o sentido da frase.

2. Solicite que identifiquem e corrijam os erros de pontuação em um diálogo entre personagens que foi propositalmente mal pontuado. Por exemplo: 'Vamos comer, filhos!' ao invés de 'Vamos comer filhos!'.

Contextualização

Explique a importância da pontuação utilizando exemplos de situações reais, como mudanças de significado causadas por erros de pontuação em manchetes de jornais ou em contratos. Mostre como a pontuação pode influenciar a interpretação de uma frase, como no clássico exemplo: 'Ei, vamos comer, crianças!' versus 'Ei vamos comer crianças!'

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de pontuação que estudaram previamente. Através de atividades em grupo, os alunos têm a oportunidade de corrigir erros de pontuação em textos variados, competir para ver quem pontua textos mais rapidamente e com menor erro, ou ainda explorar a pontuação em um contexto artístico. Essas atividades visam solidificar o conhecimento dos alunos e melhorar suas habilidades de pontuação em diferentes contextos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Pontuação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros de pontuação em um contexto divertido e colaborativo.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes e cada grupo receberá um texto curto e mal pontuado. O desafio é identificar todos os erros de pontuação e corrigi-los. Cada erro encontrado e corrigido corretamente vale pontos, e a pontuação final do grupo será a soma dos pontos de cada correção.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um texto mal pontuado para cada grupo.

  • Dê 5 minutos para que cada grupo analise o texto e identifique os erros.

  • Após a identificação, os grupos devem discutir e corrigir os erros em conjunto.

  • Cada erro corrigido corretamente vale 1 ponto.

  • Ao final, cada grupo apresentará os erros corrigidos e explicará as mudanças feitas.

  • O grupo com maior pontuação pela correção correta dos erros vence a atividade.

Atividade 2 - Olimpíadas de Pontuação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de pontuação rápida e precisa em diferentes tipos de texto, estimulando o trabalho em equipe e a competição saudável.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição onde, em rodadas, receberão trechos de diferentes tipos de textos (narrativos, informativos e argumentativos) para pontuar corretamente. Cada rodada será cronometrada, e os erros de cada equipe serão pontuados negativamente.

- Instruções:

  • Organize a sala em um formato de 'arena' com as equipes em lados opostos.

  • Explique as regras: cada equipe terá um tempo determinado para pontuar um trecho que será lido em voz alta.

  • Após a leitura, inicia-se o cronômetro e o trabalho de pontuação.

  • Cada erro de pontuação identificado após a correção vale um ponto negativo.

  • A equipe que tiver menos pontos negativos ao final das rodadas vence a competição.

Atividade 3 - Teatro da Pontuação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a importância da pontuação na interpretação de diálogos e na expressão literária, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e apresentação.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão partes de um roteiro de peça de teatro sem pontuação. Eles deverão pontuar as falas de acordo com a entonação e a lógica da cena. Após a correção, os grupos encenarão as cenas pontuadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua partes de um roteiro de peça de teatro sem pontuação para cada grupo.

  • Os grupos devem pontuar as falas de acordo com a entonação e a lógica da cena.

  • Após a pontuação, cada grupo ensaia e apresenta a cena para a classe.

  • Após a apresentação, discuta as escolhas de pontuação de cada grupo e suas influências na interpretação da cena.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas descobertas e desafios com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar os conhecimentos adquiridos, além de promover a reflexão crítica sobre a importância da pontuação na comunicação eficaz. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que todos tenham alcançado os objetivos de aprendizagem da aula.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve convidar cada grupo a compartilhar suas experiências e aprendizados das atividades realizadas. Recomenda-se que o professor faça uma breve introdução sobre a importância da pontuação no entendimento de textos e na comunicação efetiva. Em seguida, o professor pode pedir que cada grupo apresente um resumo dos principais erros de pontuação encontrados e como corrigiram, além de discutir as dificuldades e os momentos mais desafiadores durante as atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao corrigir os erros de pontuação nos textos?

2. Como a correção da pontuação alterou o sentido das frases que vocês analisaram?

3. Houve algum erro de pontuação que se repetiu em diferentes textos? Por que vocês acham que isso ocorreu?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, vinculando claramente as atividades práticas com a teoria estudada. Além disso, busca reforçar a importância da pontuação no cotidiano, garantindo que os alunos compreendam a aplicabilidade do que aprenderam em diversos contextos de comunicação.

Resumo

Na conclusão da aula, é crucial resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a pontuação. Isso inclui reforçar as regras de pontuação estudadas, como o uso de vírgulas, pontos finais, ponto e vírgula, dois pontos e as aspas, destacando como cada um desses elementos pode alterar significativamente o sentido das frases.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira integrada. Utilizando atividades interativas, os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico sobre pontuação, destacando a importância e os efeitos da pontuação correta na compreensão e na expressão de ideias.

Fechamento

Por fim, é essencial reforçar a relevância da pontuação no dia a dia, tanto na compreensão de textos quanto na redação própria. A capacidade de pontuar corretamente não apenas melhora a clareza da comunicação escrita, mas também é uma habilidade essencial em contextos acadêmicos e profissionais, onde erros de pontuação podem alterar completamente o sentido de uma mensagem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies