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Plano de aula de Seminário

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Seminário

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Seminário

Palavras ChaveSeminário, Gênero textual, Apresentação oral, Debate, Soluções, Ambiental, Educação, Super-Heróis, Pesquisa, Argumentação, Trabalho em equipe, Reflexão crítica
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor e tela para apresentações, Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides), Material para anotações (cadernos, canetas), Cópias de roteiros de atividades, Espaço adequado para apresentações em grupo, Tempo adicional para discussão em grupo
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF08LP02: Justificar diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes, consultando sites e serviços de checadores de fatos.; EF89LP12: Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.; EF89LP13: Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.; EF89LP15: Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.; EF89LP25: Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.; EF89LP27: Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e realizem durante a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor facilita a orientação das atividades práticas e a avaliação do sucesso do processo de aprendizagem. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas dos alunos com os resultados de aprendizagem, promovendo um ambiente de aprendizagem focado e direcionado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o seminário como um gênero textual que visa à exposição oral de um tema, identificando suas principais características estruturais e linguísticas.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica e síntese nos alunos, permitindo que possam avaliar e comparar diferentes seminários.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e aprimoramento de suas habilidades de apresentação oral.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos e contextualizar a importância do seminário como gênero textual e ferramenta de comunicação. Ao apresentar situações problema, estimula-se o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos estudados. A contextualização ajuda a perceber a relevância do conteúdo para além da sala de aula, conectando-o com o mundo real e motivando os alunos a se envolverem ativamente com o tema.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são escolhidos para representar sua classe em um evento sobre sustentabilidade. Como vocês organizariam um seminário para apresentar diferentes pontos de vista e soluções para o problema?

2. Pensem em uma situação em que a escola precisa decidir sobre a implementação de um novo sistema de avaliação. Como um seminário poderia ajudar a esclarecer as vantagens e desvantagens desse sistema?

Contextualização

A habilidade de apresentar informações de maneira clara e persuasiva é vital em diversas áreas da vida, desde o ambiente acadêmico até o profissional. Compreender como um seminário é estruturado e o que o diferencia de outros gêneros textuais pode ajudar os alunos a se prepararem para esses futuros desafios. Além disso, o seminário é uma ferramenta eficaz para debater ideias, já que permite que diferentes perspectivas sejam ouvidas e discutidas.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e dinâmica o conhecimento prévio sobre seminários. Ao trabalhar em grupos e assumir perspectivas diferentes, os alunos podem explorar o tema de maneira mais profunda e criativa. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também desenvolve habilidades essenciais como pesquisa, argumentação, apresentação e trabalho em equipe. As atividades propostas são desafiadoras e engajadoras, garantindo que os alunos estejam ativamente envolvidos no processo de aprendizagem.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Seminário da Selva

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação, enquanto sensibilizam para questões ambientais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma espécie animal em uma situação de emergência ambiental na Amazônia. Eles deverão preparar um seminário para apresentar a situação, discutir as possíveis causas e consequências, e propor soluções, tudo sob a perspectiva do animal que representam.

- Instruções:

  • Escolha uma espécie animal da Amazônia para representar.

  • Pesquise sobre o habitat, alimentação e principais ameaças dessa espécie.

  • Prepare uma apresentação de 10 a 15 minutos, incluindo slides, que aborde a situação de emergência, suas causas e possíveis soluções.

  • Pratique a apresentação em grupo para garantir que todos os membros participem ativamente.

  • Esteja pronto para responder a perguntas da plateia durante a apresentação.

Atividade 2 - O Seminário dos Super-Heróis

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico ao aplicar conceitos de cultura pop em contextos reais ou teóricos.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, criarão seminários onde discutirão como super-heróis poderiam ajudar a resolver problemas socioambientais reais ou hipotéticos. Eles deverão analisar as características dos heróis e aplicá-las de maneira criativa e fundamentada em soluções para os problemas apresentados.

- Instruções:

  • Escolha um super-herói ou equipe de super-heróis para analisar.

  • Identifique um problema socioambiental real ou hipotético.

  • Desenvolva uma apresentação que explique como as habilidades e valores do super-herói podem ser aplicados para resolver o problema.

  • Utilize exemplos de histórias em quadrinhos ou filmes para ilustrar suas ideias.

  • Prepare-se para uma sessão de perguntas e respostas após a apresentação.

Atividade 3 - Debate de Ideias: O Futuro da Educação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar habilidades de argumentação, pensamento crítico e trabalho em equipe, além de proporcionar uma reflexão sobre o futuro da educação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de um seminário em formato de debate, onde discutirão diferentes modelos de educação para o futuro. Cada grupo representará um modelo educacional específico e defenderá seus princípios e práticas, confrontando-se com os outros grupos em busca de soluções inovadoras para desafios atuais e futuros da educação.

- Instruções:

  • Escolha um modelo educacional (tradicional, construtivista, homeschooling, etc.) para representar.

  • Pesquise as características, vantagens e desvantagens do modelo escolhido.

  • Elabore argumentos sólidos para defender o modelo escolhido e prepare-se para refutar argumentos dos outros grupos.

  • Participe ativamente do debate, mantendo um diálogo respeitoso e construtivo com os outros participantes.

  • Conclua com uma proposta de como integrar as melhores práticas de cada modelo para um futuro da educação mais eficaz.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes expressar o que compreenderam e como aplicaram o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão do gênero textual seminário e das habilidades de apresentação, argumentação e pesquisa, além de promover a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe e da diversidade de perspectivas. Esta etapa também serve para que o professor avalie o entendimento dos alunos e possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve encorajar os alunos a refletir sobre suas experiências durante as atividades, incentivando-os a compartilhar o que aprenderam e quais foram os desafios enfrentados. Pode-se utilizar as seguintes perguntas para guiar a discussão: 'Quais foram as principais dificuldades que seu grupo encontrou ao preparar e apresentar o seminário? Como vocês superaram essas dificuldades? O que mais surpreendeu vocês ao aprender sobre a perspectiva dos outros grupos nos seminários?' Esta discussão deve ser guiada para que os alunos possam articular o conhecimento adquirido e também ouvir diferentes perspectivas e abordagens dos colegas.

Perguntas Chave

1. Qual a importância de utilizar um gênero textual específico, como o seminário, para apresentar informações e debater ideias?

2. Como a perspectiva e o público-alvo podem influenciar a estrutura e o conteúdo de um seminário?

3. Quais foram os principais pontos de aprendizado ao analisar o seminário de outros grupos e como isso pode ser aplicado em futuras apresentações?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que compreendam a aplicação prática do conteúdo teórico em diferentes contextos. Além disso, visa reforçar a importância das habilidades adquiridas para o desenvolvimento acadêmico e profissional, ajudando os alunos a perceber o valor do que aprenderam e como podem continuar a aplicar esses conhecimentos no futuro.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos discutidos sobre o seminário, reforçando a estrutura, as características linguísticas e a importância da apresentação oral. Deve-se destacar como os alunos aplicaram esses conceitos nas atividades práticas, discutindo situações reais e hipotéticas.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula conectou a teoria estudada em casa com a prática em sala, enfatizando a importância da aplicação do conhecimento prévio em contextos variados. Destaque como as atividades, como o Seminário da Selva e o Debate de Ideias, permitiram aos alunos explorar e aprofundar o entendimento do gênero textual em um ambiente interativo e colaborativo.

Fechamento

Por fim, o professor deve discutir a relevância do estudo do seminário para a vida dos alunos, tanto acadêmica quanto pessoalmente. Enfatize como as habilidades desenvolvidas, como a pesquisa, a argumentação e a apresentação, são essenciais não apenas na escola, mas também em situações cotidianas e futuras carreiras profissionais.

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