Entrar

Plano de aula de Conjunções Coordenativas e Subordinativas

Português

Original Teachy

'EF08LP11'

Conjunções Coordenativas e Subordinativas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Conjunções Coordenativas e Subordinativas

Palavras ChaveConjunções, Coordenativas, Subordinativas, Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas, Explicativas, Causais, Comparativas, Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Proporcionais, Temporais, Coesão Textual, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Projetor e computador (opcional), Cópias impressas dos exercícios, Cadernos dos alunos, Canetas/lápis
Códigos BNCCEF08LP11: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.; EF08LP13: Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar de forma clara e objetiva o conteúdo a ser aprendido, garantindo que os alunos compreendam a importância de reconhecer e diferenciar as conjunções coordenativas e subordinativas. Isso proporcionará uma base sólida para o entendimento das estruturas frasais, facilitando a construção de textos mais coesos e coerentes.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar conjunções coordenativas e subordinativas.

2. Identificar os principais tipos de conjunções coordenativas e subordinativas.

3. Compreender as ideias transmitidas por diferentes conjunções.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar de forma clara e objetiva o conteúdo a ser aprendido, garantindo que os alunos compreendam a importância de reconhecer e diferenciar as conjunções coordenativas e subordinativas. Isso proporcionará uma base sólida para o entendimento das estruturas frasais, facilitando a construção de textos mais coesos e coerentes.

Contexto

Conjunções são palavras que possuem a função de conectar orações ou termos semelhantes dentro de uma oração. Elas são essenciais para a coesão textual, permitindo que as ideias fluam de maneira lógica e organizada. As conjunções podem ser coordenativas, quando ligam orações ou palavras de mesma função sintática, ou subordinativas, quando ligam uma oração subordinada a uma oração principal.

Curiosidades

Você sabia que sem as conjunções, a comunicação seria muito mais fragmentada e difícil de entender? As conjunções atuam como as 'pontes' da linguagem, conectando pensamentos e ideias. Por exemplo, em uma conversa do dia a dia, usamos conjunções o tempo todo sem perceber, como em 'Eu queria ir ao parque, mas está chovendo.'

Desenvolvimento

Duração: 60 a 70 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre as conjunções coordenativas e subordinativas, fornecendo exemplos práticos e exercícios que facilitem a identificação e o uso correto dessas palavras. Esta prática permitirá que os alunos construam frases mais complexas e coerentes, melhorando sua habilidade de comunicação escrita e oral.

Tópicos Abordados

1. Conjunções Coordenativas: Explique que as conjunções coordenativas ligam orações ou palavras de mesma função sintática. Existem cinco tipos principais: Aditivas: Indicam adição de ideias. Ex: e, nem, não só...mas também. Adversativas: Indicam contraste ou oposição. Ex: mas, porém, contudo. Alternativas: Indicam alternância ou escolha. Ex: ou, ou...ou, ora...ora. Conclusivas: Indicam conclusão ou consequência. Ex: portanto, logo, pois (deslocado). Explicativas: Indicam explicação ou justificativa. Ex: pois, porque, que. 2. Exemplos de Conjunções Coordenativas: Forneça exemplos de frases que utilizam cada tipo de conjunção coordenativa para ilustrar seu uso prático. Aditiva: João foi ao mercado e comprou frutas. Adversativa: Eu queria sair, mas está chovendo. Alternativa: Você pode escolher entre a pizza ou o hambúrguer. Conclusiva: Estudou muito, portanto passou na prova. Explicativa: Não corra, porque pode cair. 3. Conjunções Subordinativas: Explique que as conjunções subordinativas ligam uma oração subordinada a uma oração principal. Existem nove tipos principais: Causais: Indicam causa. Ex: porque, visto que, já que. Comparativas: Indicam comparação. Ex: como, assim como, tal qual. Concessivas: Indicam concessão. Ex: embora, mesmo que, ainda que. Condicionais: Indicam condição. Ex: se, caso, contanto que. Conformativas: Indicam conformidade. Ex: conforme, como, segundo. Consecutivas: Indicam consequência. Ex: tanto que, de modo que. Finais: Indicam finalidade. Ex: para que, a fim de que. Proporcionais: Indicam proporção. Ex: à medida que, quanto mais. Temporais: Indicam tempo. Ex: quando, enquanto, antes que. 4. Exemplos de Conjunções Subordinativas: Forneça exemplos de frases que utilizam cada tipo de conjunção subordinativa para ilustrar seu uso prático. Causal: Não fui à festa porque estava doente. Comparativa: Ela é tão inteligente como o irmão. Concessiva: Embora estivesse cansado, ele continuou trabalhando. Condicional: Se chover, não iremos ao parque. Conformativa: Conforme combinado, entregarei o trabalho amanhã. Consecutiva: Estudou tanto que passou em primeiro lugar. Final: Estudo para que tenha um futuro melhor. Proporcional: À medida que estudava, entendia mais. Temporal: Quando ele chegou, todos ficaram felizes.

Questões para Sala de Aula

1. Classifique as conjunções nas frases abaixo como coordenativas ou subordinativas: Ela estudou muito, portanto passou no exame. Não fui ao cinema porque estava cansado. Eu queria sair, mas estava chovendo. 2. Escreva uma frase utilizando uma conjunção aditiva e outra utilizando uma conjunção concessiva. 3. Transforme as frases abaixo, utilizando uma conjunção subordinativa adequada: Ele não foi à escola. Estava doente. Você pode sair. Termine o trabalho.

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre as conjunções coordenativas e subordinativas. Ao discutir as questões e engajar os alunos em reflexões e atividades adicionais, garante-se que as informações sejam internalizadas, contribuindo para um aprendizado mais profundo e duradouro.

Discussão

  • Discussão das Questões

  • Ela estudou muito, portanto passou no exame. Explicação: Aqui, 'portanto' é uma conjunção coordenativa conclusiva. Ela indica uma conclusão ou consequência da primeira oração.

  • Não fui ao cinema porque estava cansado. Explicação: A palavra 'porque' é uma conjunção subordinativa causal. Ela explica a causa pela qual não foi ao cinema.

  • Eu queria sair, mas estava chovendo. Explicação: 'Mas' é uma conjunção coordenativa adversativa. Ela indica uma oposição ou contraste entre a vontade de sair e a condição de estar chovendo.

  • Escreva uma frase utilizando uma conjunção aditiva e outra utilizando uma conjunção concessiva. Resposta Exemplo: Aditiva: 'Ela comprou pão e leite.' Concessiva: 'Embora estivesse cansado, ele continuou a estudar.' Explicação: A frase aditiva utiliza a conjunção 'e' para adicionar informação. Já a frase concessiva utiliza 'embora' para introduzir uma concessão.

  • Transforme as frases abaixo, utilizando uma conjunção subordinativa adequada. Ele não foi à escola. Estava doente. Você pode sair. Termine o trabalho. Respostas Exemplo: Ele não foi à escola porque estava doente. Você pode sair desde que termine o trabalho. Explicação: 'Porque' é uma conjunção subordinativa causal, enquanto 'desde que' é uma conjunção subordinativa condicional.

Engajamento dos Alunos

1. Engajamento dos Alunos 2. Pergunte aos alunos se conseguiram identificar facilmente as conjunções nas frases discutidas. 3. Peça aos alunos para sugerirem outras frases que poderiam ser transformadas utilizando diferentes tipos de conjunções. 4. Provoque uma reflexão sobre a importância das conjunções na coesão textual: 'Como seria a comunicação sem essas palavras?'. 5. Pergunte aos alunos se eles conseguem pensar em exemplos do dia a dia onde conjunções são usadas sem perceberem. 6. Incentive os alunos a compartilhar situações onde usaram diferentes tipos de conjunções em suas redações ou comunicações diárias.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é recapitulizar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a compreensão dos alunos sobre o tema. Essa revisão final garante que os conceitos sejam memorizados e compreendidos de forma clara, preparando os alunos para aplicarem o conhecimento adquirido em atividades futuras.

Resumo

  • Conjunções são palavras que conectam orações ou termos semelhantes dentro de uma oração.
  • As conjunções podem ser coordenativas, ligando orações ou palavras de mesma função sintática, ou subordinativas, ligando uma oração subordinada a uma oração principal.
  • Existem cinco tipos principais de conjunções coordenativas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
  • Existem nove tipos principais de conjunções subordinativas: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.
  • A utilização correta das conjunções é essencial para a coesão e coerência textual.

Durante a aula, foram apresentados exemplos práticos que ilustraram o uso das conjunções coordenativas e subordinativas, permitindo que os alunos vissem como essas palavras funcionam na formação de frases e textos mais coesos. A resolução de exercícios guiada pelo professor ajudou a consolidar a teoria por meio da prática, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável ao dia a dia dos estudantes.

Compreender e utilizar corretamente as conjunções coordenativas e subordinativas é fundamental para a comunicação eficaz. Essas palavras são as 'pontes' que garantem a fluidez das ideias em textos e discursos. No cotidiano, utilizamos as conjunções constantemente em conversas, redações escolares e até nas redes sociais, o que torna o domínio desse conteúdo essencial para uma expressão clara e coerente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies