Entrar

Plano de aula de Regência Verbal e Nominal

Português

Original Teachy

'EF08LP04'

Regência Verbal e Nominal

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Regência Verbal e Nominal

Palavras ChaveRegência Verbal, Regência Nominal, Preposições, Complementos Verbais, Complementos Nominais, Erros Comuns, Exemplos Práticos, Clareza na Comunicação, Precisão na Comunicação, Português, 8º Ano, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apostilas ou material impresso sobre regência verbal e nominal, Caderno e lápis para anotações dos alunos, Projetor (opcional, para apresentar slides explicativos), Exercícios práticos impressos, Cartões de exemplos de frases, Livros didáticos de gramática
Códigos BNCCEF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.; EF08LP07: Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico da regência verbal e nominal, estabelecendo uma base clara e sólida sobre as diferenças entre os dois tipos de regência. Além disso, esta etapa visa equipar os alunos com o conhecimento das principais regras de regência, focando no uso correto das preposições após os verbos, o que é essencial para a compreensão e aplicação correta da língua portuguesa.

Objetivos principais:

1. Diferenciar regência verbal de regência nominal.

2. Reconhecer as principais regras de regência, como o uso da preposição correta depois do verbo.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico da regência verbal e nominal, estabelecendo uma base clara e sólida sobre as diferenças entre os dois tipos de regência. Além disso, esta etapa visa equipar os alunos com o conhecimento das principais regras de regência, focando no uso correto das preposições após os verbos, o que é essencial para a compreensão e aplicação correta da língua portuguesa.

Contexto

Para iniciar a aula sobre regência verbal e nominal, é importante contextualizar os alunos sobre a importância do uso correto das preposições na língua portuguesa. Explique que a regência é uma relação de dependência que ocorre entre verbos ou nomes e seus complementos. Isso é essencial para garantir que as frases façam sentido e sejam gramaticalmente corretas. A regência verbal está relacionada à forma como os verbos se ligam aos seus complementos, enquanto a regência nominal se refere às ligações entre os nomes (substantivos, adjetivos, advérbios) e seus complementos.

Curiosidades

Você sabia que a regência verbal e nominal não é apenas uma regra gramatical? Ela impacta diretamente na clareza e precisão da comunicação. Por exemplo, o verbo 'assistir' pode mudar de significado dependendo da preposição usada: 'assistir ao filme' (ver o filme) ou 'assistir ao paciente' (cuidar do paciente). Entender essas diferenças é crucial para evitar mal-entendidos no dia a dia!

Desenvolvimento

Duração: 40 a 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre regência verbal e nominal, fornecendo exemplos práticos e detalhados das regras de uso das preposições. Essa fase é crucial para que os alunos possam identificar e aplicar corretamente as preposições, evitando erros comuns e garantindo a clareza e precisão na comunicação escrita e oral.

Tópicos Abordados

1. Regência Verbal: Explique que a regência verbal trata da relação entre verbos e seus complementos. Detalhe que alguns verbos exigem preposições específicas para se ligarem aos objetos diretos ou indiretos. Exemplos: 'assistir a', 'obedecer a', 'agradar a'. 2. Regência Nominal: Aborde a regência nominal, que trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) e seus complementos. Explique que, assim como os verbos, alguns nomes exigem preposições específicas. Exemplos: 'amor a', 'confiança em', 'orgulho de'. 3. Preposições e suas funções: Detalhe o papel das preposições na regência. Explique como as preposições atuam como conectores que estabelecem relações de sentido entre os termos da oração. Forneça exemplos de preposições comumente usadas em regência verbal e nominal. 4. Erros Comuns: Liste e explique alguns erros comuns de regência verbal e nominal. Por exemplo, o uso incorreto de preposições em frases como 'Eu assisti o filme' em vez de 'Eu assisti ao filme'. 5. Exemplos Práticos: Apresente frases comumente encontradas no dia a dia que exemplifiquem o uso correto e incorreto da regência verbal e nominal. Peça aos alunos para identificarem e corrigirem os erros.

Questões para Sala de Aula

1. 1. Identifique a regência verbal na frase: 'Ela gosta de estudar à noite'. Qual é o verbo e qual preposição ele exige? 2. 2. Analise a frase: 'A confiança em si mesmo é importante'. Qual é a regência nominal presente e qual preposição está sendo usada? 3. 3. Corrija a frase a seguir conforme as regras de regência: 'Ele prefere mais a praia do que a montanha'.

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a aula. A discussão das respostas permite que os alunos verifiquem se compreenderam corretamente as regras de regência verbal e nominal, enquanto as perguntas de engajamento promovem uma reflexão crítica e aplicabilidade prática dos conceitos estudados.

Discussão

    1. Na frase 'Ela gosta de estudar à noite', o verbo 'gostar' exige a preposição 'de', configurando a regência verbal. Desta forma, a estrutura correta é 'gosta de'.
    1. Na frase 'A confiança em si mesmo é importante', a regência nominal é evidenciada pelo substantivo 'confiança', que exige a preposição 'em'. Portanto, a estrutura correta é 'confiança em'.
    1. Na frase 'Ele prefere mais a praia do que a montanha', o verbo 'preferir' não deve ser seguido de preposição, ou seja, o correto é 'Ele prefere a praia à montanha'.

Engajamento dos Alunos

1. Quais dificuldades vocês encontraram ao identificar as preposições corretas nas frases? 2. Por que é importante usar a preposição correta na regência verbal e nominal? 3. Alguém pode dar um exemplo de uma frase do cotidiano onde a regência verbal ou nominal é crucial para o entendimento correto? 4. Como a compreensão sobre regência pode melhorar a clareza e precisão na comunicação escrita e oral?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o entendimento dos alunos sobre regência verbal e nominal. Ao resumir os conteúdos, conectar teoria e prática, e destacar a relevância do tema, esta etapa garante que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicada do assunto.

Resumo

  • Regência verbal trata da relação entre verbos e seus complementos, exigindo preposições específicas.
  • Regência nominal refere-se à relação entre nomes (substantivos, adjetivos, advérbios) e seus complementos, também exigindo preposições específicas.
  • Preposições atuam como conectores que estabelecem relações de sentido entre os termos da oração.
  • Erros comuns de regência envolvem o uso incorreto de preposições, como 'assistir o filme' em vez de 'assistir ao filme'.
  • Exemplos práticos e exercícios ajudam a identificar e corrigir esses erros, garantindo clareza e precisão na comunicação.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos práticos e exercícios que permitiram aos alunos aplicar as regras de regência verbal e nominal. Isso ajudou a consolidar o conhecimento teórico e mostrou como usar preposições corretamente em diferentes contextos, evitando erros comuns na comunicação cotidiana.

Entender a regência verbal e nominal é crucial para a comunicação eficiente e precisa. No dia a dia, o uso correto das preposições evita mal-entendidos e garante que a mensagem seja transmitida com clareza. Curiosidades, como a mudança de significado do verbo 'assistir' dependendo da preposição, destacam a importância prática dessa regra gramatical.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies