Entrar

Plano de aula de Sintaxe: Vocativo

Português

Original Teachy

Sintaxe: Vocativo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Sintaxe: Vocativo

Palavras ChaveVocativo, Termo acessório, Função do vocativo, Identificação de vocativo, Exemplos práticos, Diferença entre vocativo e sujeito, Pontuação, Entonação, Chamamento, Expressão de emoções, Respeito, Informalidade
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor e computador (opcional), Cópias de frases para identificação de vocativos, Cadernos e canetas para anotações dos alunos, Folhas de exercícios para prática, Livros ou textos literários com exemplos de vocativos, Slides de apresentação (opcional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao conceito de vocativo, esclarecendo sua função e importância dentro de uma frase. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão direcionada do que se espera que eles aprendam, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e garantindo que todos os pontos-chave sejam abordados.

Objetivos principais:

1. Compreender o que é um vocativo e sua função na frase.

2. Reconhecer o vocativo como um termo acessório da oração.

3. Identificar vocativos em diferentes tipos de frases.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao conceito de vocativo, esclarecendo sua função e importância dentro de uma frase. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão direcionada do que se espera que eles aprendam, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e garantindo que todos os pontos-chave sejam abordados.

Contexto

Para iniciar a aula sobre vocativo, explique aos alunos que a linguagem é uma ferramenta poderosa que usamos diariamente para nos comunicar. Dentro da comunicação, existem elementos que nos ajudam a dirigir a palavra diretamente a alguém, tornando a conversa mais pessoal e direta. Hoje, vamos aprender sobre um desses elementos: o vocativo. Esse termo, muitas vezes, é utilizado sem que percebamos, mas tem um papel importante na construção das nossas frases.

Curiosidades

Você sabia que o vocativo é uma das primeiras estruturas linguísticas que aprendemos a usar quando começamos a falar? Desde pequenos, quando chamamos nossos pais, amigos ou até mesmo um animal de estimação, estamos praticando o uso do vocativo. Ele é essencial para chamar a atenção de alguém em uma conversa, seja pessoalmente ou através de textos, como mensagens de texto e e-mails.

Desenvolvimento

Duração: (35 - 40 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre o vocativo, abordando sua definição, identificação, função e uso em diferentes contextos. Através de explicações detalhadas e exemplos práticos, os alunos serão capazes de reconhecer e utilizar o vocativo corretamente em suas próprias produções textuais.

Tópicos Abordados

1. Definição de Vocativo: Explique que o vocativo é o termo da oração utilizado para chamar, invocar ou nomear o interlocutor. Ele é um termo acessório da oração, ou seja, não é essencial para o sentido principal da frase. 2. Identificação do Vocativo: Mostre exemplos de frases com vocativos. Explique que o vocativo pode estar no início, no meio ou no final da frase, e que geralmente é separado por vírgulas. 3. Função do Vocativo: Detalhe a função do vocativo como elemento de chamamento. Ele pode ser usado para chamar a atenção do interlocutor, para expressar emoções ou para indicar respeito ou informalidade. 4. Exemplos Práticos de Vocativo: Apresente diversos exemplos práticos de vocativos em diferentes contextos, como conversas informais, discursos formais e textos literários. Destaque a variação na entonação e na pontuação. 5. Diferença entre Vocativo e Sujeito: Explique que o vocativo não deve ser confundido com o sujeito da oração. Enquanto o sujeito é o termo principal que realiza a ação, o vocativo é apenas um termo acessório que serve para chamar ou invocar o interlocutor.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique e sublinhe o vocativo nas seguintes frases: 'João, venha aqui!' e 'Por favor, senhor, poderia me ajudar?' 2. Crie duas frases usando vocativos diferentes. Uma frase deve ter o vocativo no início e outra no final. 3. Explique a diferença entre vocativo e sujeito usando exemplos práticos.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre o vocativo. Através da discussão das questões resolvidas e do engajamento em perguntas e reflexões, os alunos terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, aprofundar seu entendimento e aplicar o conhecimento em contextos variados. Esta etapa é crucial para garantir que os conceitos foram compreendidos de maneira sólida e prática.

Discussão

  • 1. Identifique e sublinhe o vocativo nas seguintes frases:

  • 'João, venha aqui!': O vocativo é 'João'.

  • 'Por favor, senhor, poderia me ajudar?': O vocativo é 'senhor'.

  • 2. Crie duas frases usando vocativos diferentes. Uma frase deve ter o vocativo no início e outra no final:

  • No início: 'Maria, você poderia me ajudar com isso?'

  • No final: 'Você poderia me ajudar com isso, Maria?'

  • 3. Explique a diferença entre vocativo e sujeito usando exemplos práticos:

  • Exemplo 1: 'Ana, leia o livro.'

  •  O vocativo é 'Ana' e o sujeito é implícito 'você'.
    
  • Exemplo 2: 'Por favor, Pedro, passe o sal.'

  •  O vocativo é 'Pedro' e o sujeito é 'você'.
    

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas e Reflexões: 2. 1. Por que o vocativo é considerado um termo acessório na oração? 3. 2. Como a pontuação pode ajudar a identificar o vocativo em uma frase? 4. 3. Em quais situações cotidianas vocês costumam usar vocativos? Podem dar exemplos? 5. 4. Qual a importância do vocativo em um discurso ou texto formal? 6. 5. Como a entonação muda ao usar um vocativo em uma conversa?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos tenham compreendido plenamente o conceito de vocativo. Ao recapitular os conteúdos e conectar a teoria à prática, os alunos reforçam seu aprendizado e percebem a relevância do tema para suas interações diárias.

Resumo

  • Vocativo é o termo da oração utilizado para chamar, invocar ou nomear o interlocutor.
  • O vocativo é um termo acessório da oração, ou seja, não é essencial para o sentido principal da frase.
  • O vocativo pode estar no início, no meio ou no final da frase e geralmente é separado por vírgulas.
  • A função do vocativo é chamar a atenção do interlocutor, expressar emoções ou indicar respeito/informalidade.
  • O vocativo não deve ser confundido com o sujeito da oração; ele é apenas um termo de chamamento.

A aula conectou a teoria do vocativo com a prática através de exemplos claros e exercícios guiados. Os alunos puderam identificar e utilizar vocativos em diferentes tipos de frases, aplicando o conhecimento teórico em contextos práticos e cotidianos.

O estudo do vocativo é importante para o dia a dia dos alunos porque melhora suas habilidades comunicativas, tornando a fala e a escrita mais claras e eficazes. Além disso, ao entender o uso correto do vocativo, os alunos podem evitar ambiguidades e se expressar de maneira mais precisa e respeitosa em diferentes contextos sociais e formais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies