Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbo: Vozes do Verbo
Palavras Chave | Vozes do Verbo, Voz Ativa, Voz Passiva, Voz Reflexiva, Exemplos Práticos, Identificação das Vozes, Transformação de Vozes, Interpretação de Textos, Comunicação, Português 8º Ano |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Apresentação em slides (opcional), Caderno de anotações dos alunos, Canetas ou lápis, Folhas de exercícios impressas |
Códigos BNCC | EF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).; EF08LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva). |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade apresentar aos alunos o conteúdo que será abordado durante a aula, destacando as habilidades que eles precisam adquirir. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão mais clara do que se espera que eles aprendam e como o conhecimento será aplicado em contextos práticos.
Objetivos principais:
1. Explicar as diferentes vozes do verbo: ativa, passiva e reflexiva.
2. Fornecer exemplos claros e diretos de cada voz do verbo.
3. Ensinar aos alunos como identificar as vozes do verbo em orações.
Introdução
Duração: 10 a 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade despertar o interesse dos alunos pelo tema, mostrando como a compreensão das vozes do verbo é relevante e aplicável no cotidiano. Ao fornecer um contexto inicial e curiosidades, os alunos começam a perceber a importância do conteúdo que será estudado, preparando-se mentalmente para a aula.
Contexto
Para iniciar a aula sobre as vozes do verbo, é importante contextualizar os alunos sobre a importância dos verbos em nossa comunicação diária. Explique que os verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos. Eles são essenciais para construir frases e transmitir mensagens claras. As vozes do verbo, por sua vez, mostram a relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo, sendo fundamental para a compreensão do sentido completo das orações.
Curiosidades
Você sabia que a voz passiva é muito utilizada em textos jornalísticos e científicos? Isso acontece porque, muitas vezes, o foco está na ação e não em quem a realizou. Por exemplo, em uma notícia pode ser mais relevante dizer 'A vacina foi desenvolvida' do que 'Os cientistas desenvolveram a vacina'.
Desenvolvimento
Duração: 60 a 70 minutos
Esta etapa tem como finalidade aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as vozes do verbo através de explicações detalhadas e exemplos práticos. Ao abordar cada voz do verbo separadamente e fornecer exercícios práticos, os alunos serão capazes de identificar e aplicar corretamente as vozes do verbo em diferentes contextos.
Tópicos Abordados
1. Voz Ativa: Explique que na voz ativa, o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo. Dê exemplos como 'O aluno leu o livro.' onde 'o aluno' é o sujeito que pratica a ação de 'ler'. 2. Voz Passiva: Detalhe que na voz passiva, o sujeito sofre a ação praticada por um agente. Utilize exemplos como 'O livro foi lido pelo aluno.' onde 'o livro' é o sujeito que sofre a ação de 'ser lido'. 3. Voz Reflexiva: Descreva que na voz reflexiva, o sujeito pratica e ao mesmo tempo sofre a ação. Mostre exemplos como 'O aluno se machucou.' onde 'o aluno' é o sujeito que pratica e sofre a ação de 'machucar-se'.
Questões para Sala de Aula
1. Identifique a voz do verbo na seguinte oração: 'A carta foi escrita pelo professor.' 2. Transforme a oração 'O aluno resolveu o problema.' para a voz passiva. 3. Dê um exemplo de uma oração na voz reflexiva.
Discussão de Questões
Duração: 15 a 20 minutos
Esta etapa tem como finalidade revisar e reforçar o conteúdo aprendido durante a aula. Ao discutir as respostas das questões apresentadas na etapa de Desenvolvimento e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor garante que os alunos consolidem o conhecimento sobre as vozes do verbo e sejam capazes de aplicá-lo de forma prática e crítica.
Discussão
-
Identifique a voz do verbo na seguinte oração: 'A carta foi escrita pelo professor.' Esta é uma oração na voz passiva. Aqui, 'a carta' é o sujeito que sofre a ação de 'ser escrita', e 'pelo professor' é o agente da passiva que realiza a ação.
-
Transforme a oração 'O aluno resolveu o problema.' para a voz passiva. Na voz passiva, a oração se transforma em: 'O problema foi resolvido pelo aluno.'. Neste caso, 'o problema' se torna o sujeito que sofre a ação, e 'pelo aluno' é o agente da passiva.
-
Dê um exemplo de uma oração na voz reflexiva. Um exemplo de oração na voz reflexiva é: 'O aluno se elogiou.' Aqui, 'o aluno' é o sujeito que pratica e ao mesmo tempo sofre a ação de 'elogiar-se.'
Engajamento dos Alunos
1. Como a compreensão das vozes do verbo pode ajudar na interpretação de textos? 2. Por que a voz passiva é mais comum em textos jornalísticos e científicos? 3. Peça aos alunos que encontrem exemplos de vozes verbais em seus livros ou textos que estejam lendo atualmente. 4. Como a mudança da voz do verbo pode alterar o foco ou o sentido de uma oração?
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Esta etapa tem como finalidade revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, conectando a teoria com a prática e destacando a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Dessa forma, garante-se que os alunos tenham compreendido e internalizado o conteúdo sobre as vozes do verbo.
Resumo
- Definição e importância dos verbos na comunicação.
- Explicação das vozes do verbo: ativa, passiva e reflexiva.
- Exemplos e características de cada voz do verbo.
- Exercícios práticos de identificação e transformação de vozes verbais.
A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos claros e exercícios de transformação de vozes verbais, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos discutidos na identificação e construção de orações nas diferentes vozes verbais.
Compreender as vozes do verbo é essencial para a interpretação de textos, uma vez que a forma como a ação é expressa pode alterar o foco e o sentido de uma oração. Esse conhecimento é particularmente relevante em contextos jornalísticos e científicos, onde a voz passiva é frequentemente utilizada para destacar a ação em vez do agente.