Entrar

Plano de aula de Verbo: Vozes do Verbo

Português

Original Teachy

'EF08LP06'

Verbo: Vozes do Verbo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbo: Vozes do Verbo

Palavras ChaveVozes do Verbo, Voz Ativa, Voz Passiva, Voz Reflexiva, Exemplos Práticos, Identificação das Vozes, Transformação de Vozes, Interpretação de Textos, Comunicação, Português 8º Ano
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apresentação em slides (opcional), Caderno de anotações dos alunos, Canetas ou lápis, Folhas de exercícios impressas
Códigos BNCCEF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).; EF08LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade apresentar aos alunos o conteúdo que será abordado durante a aula, destacando as habilidades que eles precisam adquirir. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão mais clara do que se espera que eles aprendam e como o conhecimento será aplicado em contextos práticos.

Objetivos principais:

1. Explicar as diferentes vozes do verbo: ativa, passiva e reflexiva.

2. Fornecer exemplos claros e diretos de cada voz do verbo.

3. Ensinar aos alunos como identificar as vozes do verbo em orações.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade despertar o interesse dos alunos pelo tema, mostrando como a compreensão das vozes do verbo é relevante e aplicável no cotidiano. Ao fornecer um contexto inicial e curiosidades, os alunos começam a perceber a importância do conteúdo que será estudado, preparando-se mentalmente para a aula.

Contexto

Para iniciar a aula sobre as vozes do verbo, é importante contextualizar os alunos sobre a importância dos verbos em nossa comunicação diária. Explique que os verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos. Eles são essenciais para construir frases e transmitir mensagens claras. As vozes do verbo, por sua vez, mostram a relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo, sendo fundamental para a compreensão do sentido completo das orações.

Curiosidades

Você sabia que a voz passiva é muito utilizada em textos jornalísticos e científicos? Isso acontece porque, muitas vezes, o foco está na ação e não em quem a realizou. Por exemplo, em uma notícia pode ser mais relevante dizer 'A vacina foi desenvolvida' do que 'Os cientistas desenvolveram a vacina'.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 70 minutos

Esta etapa tem como finalidade aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as vozes do verbo através de explicações detalhadas e exemplos práticos. Ao abordar cada voz do verbo separadamente e fornecer exercícios práticos, os alunos serão capazes de identificar e aplicar corretamente as vozes do verbo em diferentes contextos.

Tópicos Abordados

1. Voz Ativa: Explique que na voz ativa, o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo. Dê exemplos como 'O aluno leu o livro.' onde 'o aluno' é o sujeito que pratica a ação de 'ler'. 2. Voz Passiva: Detalhe que na voz passiva, o sujeito sofre a ação praticada por um agente. Utilize exemplos como 'O livro foi lido pelo aluno.' onde 'o livro' é o sujeito que sofre a ação de 'ser lido'. 3. Voz Reflexiva: Descreva que na voz reflexiva, o sujeito pratica e ao mesmo tempo sofre a ação. Mostre exemplos como 'O aluno se machucou.' onde 'o aluno' é o sujeito que pratica e sofre a ação de 'machucar-se'.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique a voz do verbo na seguinte oração: 'A carta foi escrita pelo professor.' 2. Transforme a oração 'O aluno resolveu o problema.' para a voz passiva. 3. Dê um exemplo de uma oração na voz reflexiva.

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade revisar e reforçar o conteúdo aprendido durante a aula. Ao discutir as respostas das questões apresentadas na etapa de Desenvolvimento e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor garante que os alunos consolidem o conhecimento sobre as vozes do verbo e sejam capazes de aplicá-lo de forma prática e crítica.

Discussão

  • Identifique a voz do verbo na seguinte oração: 'A carta foi escrita pelo professor.' Esta é uma oração na voz passiva. Aqui, 'a carta' é o sujeito que sofre a ação de 'ser escrita', e 'pelo professor' é o agente da passiva que realiza a ação.

  • Transforme a oração 'O aluno resolveu o problema.' para a voz passiva. Na voz passiva, a oração se transforma em: 'O problema foi resolvido pelo aluno.'. Neste caso, 'o problema' se torna o sujeito que sofre a ação, e 'pelo aluno' é o agente da passiva.

  • Dê um exemplo de uma oração na voz reflexiva. Um exemplo de oração na voz reflexiva é: 'O aluno se elogiou.' Aqui, 'o aluno' é o sujeito que pratica e ao mesmo tempo sofre a ação de 'elogiar-se.'

Engajamento dos Alunos

1. Como a compreensão das vozes do verbo pode ajudar na interpretação de textos? 2. Por que a voz passiva é mais comum em textos jornalísticos e científicos? 3. Peça aos alunos que encontrem exemplos de vozes verbais em seus livros ou textos que estejam lendo atualmente. 4. Como a mudança da voz do verbo pode alterar o foco ou o sentido de uma oração?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, conectando a teoria com a prática e destacando a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Dessa forma, garante-se que os alunos tenham compreendido e internalizado o conteúdo sobre as vozes do verbo.

Resumo

  • Definição e importância dos verbos na comunicação.
  • Explicação das vozes do verbo: ativa, passiva e reflexiva.
  • Exemplos e características de cada voz do verbo.
  • Exercícios práticos de identificação e transformação de vozes verbais.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos claros e exercícios de transformação de vozes verbais, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos discutidos na identificação e construção de orações nas diferentes vozes verbais.

Compreender as vozes do verbo é essencial para a interpretação de textos, uma vez que a forma como a ação é expressa pode alterar o foco e o sentido de uma oração. Esse conhecimento é particularmente relevante em contextos jornalísticos e científicos, onde a voz passiva é frequentemente utilizada para destacar a ação em vez do agente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies