Entrar

Plano de aula de Discurso Direto e Discurso Indireto

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Discurso Direto e Discurso Indireto

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Discurso Direto e Discurso Indireto

Palavras ChaveDiscurso Direto, Discurso Indireto, Habilidades Comunicativas, Mercado de Trabalho, Atividades Práticas, Reflexão, Conversão de Discursos, Jornalismo, Literatura, Relatórios, Diálogos, Entrevistas
Materiais NecessáriosProjetor, Vídeo de entrevista ou cena de filme, Trechos de diálogos (entrevistas, filmes, livros), Cópias de trechos de livros didáticos, Papel, Canetas
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF08LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).; EF89LP04: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.; EF89LP05: Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para identificar e utilizar corretamente os discursos direto e indireto, habilidades essenciais não apenas para a comunicação eficaz, mas também para atender às exigências do mercado de trabalho. A capacidade de escolher e aplicar o tipo de discurso mais adequado a cada situação melhora a clareza e a precisão na transmissão de informações, competências valiosas em qualquer profissão.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar textos escritos utilizando discurso direto e discurso indireto.

2. Aplicar corretamente o discurso direto e indireto em diferentes contextos comunicativos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de converter um discurso direto em indireto e vice-versa.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tema de forma envolvente e prática, conectando o conteúdo com situações reais e o mercado de trabalho. Isso desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, preparando-os para as atividades práticas que virão a seguir.

Contextualização

O discurso direto e o discurso indireto são ferramentas fundamentais na comunicação escrita e oral. Imaginem um jornalista escrevendo uma matéria sobre uma entrevista ou um escritor criando diálogos para seus personagens. Em ambos os casos, é essencial saber quando e como utilizar cada tipo de discurso para transmitir a mensagem de forma clara e precisa.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: O discurso direto é frequentemente utilizado em textos literários, como romances e peças de teatro, para dar vida às falas dos personagens. Já o discurso indireto é mais comum em reportagens e artigos jornalísticos, onde o objetivo é informar o leitor de maneira objetiva.

No mercado de trabalho, a habilidade de alternar entre os dois tipos de discurso é crucial. Por exemplo, em uma reunião de negócios, um gerente pode usar o discurso direto para citar as palavras exatas de um cliente, enquanto no relatório escrito ele pode optar pelo discurso indireto para resumir as conversas de forma mais concisa.

Atividade Inicial

Projete um vídeo curto (2-3 minutos) que mostre uma entrevista real ou uma cena de filme com diálogos. Em seguida, faça perguntas provocadoras como: 'Como seria transmitir essa conversa em um relatório escrito?' ou 'Qual foi a diferença na percepção das falas quando assistimos ao vídeo em comparação a lê-las em um artigo?'

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada e prática sobre discurso direto e indireto. Através de atividades colaborativas e exercícios de fixação, os alunos poderão aplicar os conceitos aprendidos, desenvolver habilidades práticas e refletir sobre a importância dessas habilidades no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de discurso direto e discurso indireto
  2. Características e uso de discurso direto
  3. Características e uso de discurso indireto
  4. Conversão de discurso direto para indireto
  5. Conversão de discurso indireto para direto
  6. Contextos de aplicação no mercado de trabalho

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a escolha entre discurso direto e indireto pode influenciar a clareza e a precisão da comunicação. Pergunte aos alunos como eles percebem a diferença entre ler um diálogo em um livro e ler a mesma informação em um artigo jornalístico. Discuta os impactos dessas escolhas na vida profissional, especialmente em áreas como jornalismo, literatura e negócios.

Mini Desafio

Desafio de Conversão de Discursos

Os alunos serão divididos em grupos e receberão trechos de diálogos retirados de entrevistas, filmes ou livros. Cada grupo terá a tarefa de converter esses trechos de discurso direto para indireto e vice-versa.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos.
  2. Distribua a cada grupo trechos de diálogos em discurso direto e indireto.
  3. Oriente os grupos a converterem os trechos conforme solicitado (discurso direto para indireto e vice-versa).
  4. Peça que um representante de cada grupo apresente as conversões realizadas e explique as escolhas feitas.
  5. Promova uma discussão sobre as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas pelos grupos.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de converter entre discurso direto e indireto, reforçando a compreensão das características e aplicabilidade de cada tipo de discurso.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que, individualmente, leiam um trecho de um livro didático e identifiquem passagens em discurso direto e indireto.
  2. Solicite que reescrevam um parágrafo em discurso direto, transformando-o em discurso indireto.
  3. Proponha que criem dois pequenos diálogos: um utilizando apenas discurso direto e outro apenas discurso indireto, e expliquem em que situações usariam cada um.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão profunda e prática dos conceitos abordados. Ao recapitular os conteúdos, promover a discussão e conectar a teoria com a prática, os alunos podem internalizar melhor o conhecimento e refletir sobre sua aplicabilidade no cotidiano e no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos, incentivando-os a compartilhar suas reflexões sobre as atividades realizadas, os desafios encontrados e as estratégias usadas para converter os discursos. Pergunte como eles aplicariam os conhecimentos adquiridos em situações reais, como em redações escolares, entrevistas ou relatórios de trabalho. Facilite uma troca de ideias sobre a importância de escolher o tipo de discurso adequado para diferentes contextos e profissões.

Resumo

Resuma brevemente os principais conteúdos abordados durante a aula: a definição de discurso direto e indireto, suas características, usos e a importância de saber converter entre eles. Destaque como cada tipo de discurso é utilizado em contextos diferentes, tanto na literatura quanto no jornalismo e em situações profissionais.

Fechamento

Encerre a aula explicando a importância prática do que foi aprendido. Reforce que a habilidade de identificar e utilizar corretamente discurso direto e indireto é valiosa não só na escola, mas também no mercado de trabalho. Destaque que a escolha entre esses tipos de discurso pode melhorar a clareza e a eficácia das comunicações em diversas áreas profissionais. Agradeça a participação ativa dos alunos e encoraje-os a continuar praticando essas habilidades em suas atividades diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies