Entrar

Plano de aula de Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal

Português

Original Teachy

'EF08LP09'

Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal, destacando suas diferenças e aplicações práticas na língua portuguesa.
  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e analisar corretamente as estruturas de frase que contêm Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal.
  3. Praticar a aplicação dos conceitos aprendidos em exercícios de escrita e leitura, a fim de consolidar o conhecimento adquirido.

Objetivos Secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e analítico dos alunos por meio da discussão e interpretação de exemplos concretos de Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal.
  2. Promover a interação entre os alunos, incentivando-os a compartilhar suas próprias percepções e dúvidas sobre o tema.
  3. Avaliar o progresso dos alunos ao longo da aula e fornecer feedback construtivo para orientar seus estudos futuros.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve revisar brevemente os conceitos de sujeito, predicado e objeto direto e indireto, pois eles são fundamentais para a compreensão dos tópicos abordados nesta aula. Os alunos podem ser incentivados a participar desta revisão, compartilhando suas próprias definições e exemplos. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problemas: O professor pode apresentar duas situações que ilustram as dificuldades e ambiguidades que podem surgir quando não se compreende corretamente o uso do predicativo do objeto e predicado verbo-nominal. Por exemplo:

    • "João considera Maria uma ótima amiga." Neste caso, quem é a ótima amiga, Maria ou alguém não mencionado na frase?
    • "O professor viu os alunos cansados." Nesta frase, "cansados" é predicativo do objeto ou predicado verbo-nominal? (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do entendimento do uso do predicativo do objeto e predicado verbo-nominal na construção de frases corretas e compreensíveis, tanto na escrita quanto na fala. Pode-se mencionar que a falta de clareza na expressão desses conceitos pode levar a mal-entendidos e interpretações equivocadas. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre o uso do predicativo do objeto e predicado verbo-nominal. Por exemplo:

    • "Você sabia que em algumas línguas, como o latim, o predicativo do objeto não é usado? Isso pode dificultar a tradução de textos dessas línguas para o português."
    • "E que tal este fato: em algumas expressões idiomáticas, o predicativo do objeto é usado de forma não literal? Por exemplo, 'João passou a noite em claro', onde 'em claro' funciona como predicativo do objeto de 'passou', mas não tem um referente direto na realidade." (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Predicativo do Objeto (8 - 10 minutos):

    • O professor deve iniciar explicando que o predicativo do objeto é um termo que se refere ao objeto direto de um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto.
    • Deve-se enfatizar que o predicativo do objeto sempre vem acompanhado de um objeto direto e do verbo que o rege. Por exemplo, na frase "João considera Maria uma ótima amiga", "Maria" é o objeto direto, "considera" é o verbo que rege o objeto direto, e "uma ótima amiga" é o predicativo do objeto que se refere a "Maria".
    • O professor deve apresentar diversos exemplos de frases que contenham predicativo do objeto, variando a estrutura das frases e os tipos de verbos utilizados, para que os alunos possam observar as diferentes maneiras de empregar o predicativo do objeto.
  2. Teoria - Predicado Verbo-Nominal (8 - 10 minutos):

    • O professor deve explicar que o predicado verbo-nominal é a junção do predicado verbal com o predicativo do sujeito e/ou do objeto.
    • Deve-se esclarecer que, para a existência de um predicado verbo-nominal, é necessário que haja um verbo de ligação (ser, estar, parecer, ficar, permanecer, etc.), um sujeito e um predicativo do sujeito e/ou do objeto.
    • O professor deve apresentar diversos exemplos de frases que contenham predicado verbo-nominal, novamente variando a estrutura das frases e os tipos de verbos utilizados.
  3. Prática - Exercícios de Identificação (4 - 5 minutos):

    • O professor deve propor alguns exercícios de identificação de predicativo do objeto e predicado verbo-nominal em frases, para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos.
    • Os alunos devem ser incentivados a analisar as estruturas das frases e a justificar suas respostas, a fim de promover a compreensão e a reflexão sobre o tema.
    • O professor deve corrigir os exercícios em conjunto com a turma, esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
  4. Prática - Criação de Frases (4 - 5 minutos):

    • Para consolidar o aprendizado, o professor deve propor que os alunos criem suas próprias frases, utilizando predicativo do objeto e predicado verbo-nominal.
    • Os alunos podem trabalhar em duplas ou em pequenos grupos, o que pode promover a interação e a colaboração entre eles.
    • O professor deve circular pela sala, orientando e auxiliando os alunos conforme necessário.
    • Ao final da atividade, algumas duplas ou grupos podem ser convidados a compartilhar suas frases com a turma, o que pode estimular a discussão e a compreensão do tema.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (4 - 5 minutos): O professor deve convidar os alunos a compartilhar suas respostas e conclusões sobre os exercícios de identificação e criação de frases. Este é um momento valioso para incentivar a expressão oral, a argumentação e o respeito às opiniões dos outros. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e ouvir atentamente as contribuições de cada um.

  2. Conexão com o Mundo Real (2 - 3 minutos): O professor deve reforçar a relevância do tópico da aula, fazendo conexões com situações do dia a dia. Por exemplo, pode-se mencionar como a habilidade de identificar e usar corretamente o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal pode melhorar a comunicação escrita e oral dos alunos. O professor também pode destacar a importância desses conceitos na interpretação de textos, sejam eles literários, jornalísticos ou acadêmicos.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como eu posso aplicar o que aprendi hoje em situações do dia a dia ou em outras disciplinas?
  4. Feedback e Encerramento (2 - 3 minutos): O professor deve concluir a aula fornecendo feedback sobre o desempenho geral da turma e respondendo a quaisquer perguntas que ainda possam existir. O professor deve reforçar os conceitos-chave aprendidos e encorajar os alunos a continuar praticando o uso do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal em suas atividades de escrita. O professor também deve lembrar os alunos sobre o próximo tópico a ser discutido e quaisquer tarefas de casa ou leituras necessárias.

Este Retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado, esclarecer dúvidas e garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e completa do tópico abordado.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo (1 - 2 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados na aula, reforçando a definição e a diferença entre o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal. Deve-se lembrar os alunos de que o predicativo do objeto é um termo que se refere ao objeto direto de um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto, enquanto o predicado verbo-nominal é a junção do predicado verbal com o predicativo do sujeito e/ou do objeto. O professor pode fazer isso através de um esquema visual, destacando as características de cada estrutura.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria com a prática. Por exemplo, através dos exercícios de identificação e criação de frases, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos de uma maneira concreta e significativa. O professor pode relembrar alguns exemplos de frases criadas pelos alunos, destacando como eles foram capazes de utilizar corretamente o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o tópico da aula. Estes podem incluir livros de gramática, sites educativos, vídeos explicativos, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir um vídeo curto que explica de forma clara e concisa a diferença entre o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal.

  4. Importância do Tópico (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico estudado para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar que a compreensão e o uso correto do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal são essenciais para a construção de frases claras e coerentes na escrita e na fala. Além disso, o professor pode mencionar que a habilidade de identificar e analisar essas estruturas gramaticais pode ser útil na interpretação de textos e na produção de textos mais complexos e sofisticados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies