Entrar

Plano de aula de Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal

Português

Original Teachy

'EF08LP09'

Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Entender o conceito e a aplicação do Predicativo do Objeto e do Predicado Verbo-Nominal: Os alunos devem ser capazes de diferenciar e identificar as características principais desses dois elementos na estrutura da frase. Eles devem ser capazes de reconhecer a função do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal na construção do sentido da frase.

  2. Reconhecer e aplicar o Predicativo do Objeto e o Predicado Verbo-Nominal em frases: Os alunos devem ser capazes de identificar corretamente o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal em frases dadas. Eles devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido para criar suas próprias frases com esses elementos.

  3. Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos: Os alunos devem ser capazes de analisar um texto, identificar as ocorrências de predicativo do objeto e predicado verbo-nominal e interpretar o sentido que esses elementos trazem para o texto.

Objetivos Secundários

  • Melhorar a escrita e a compreensão textual: Ao aprender a utilizar corretamente o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal, os alunos também estarão aprimorando suas habilidades de escrita e de compreensão textual.

  • Estimular a participação ativa e o trabalho em grupo: Através de atividades práticas e discussões em grupo, os alunos serão incentivados a participar ativamente da aula, trocando conhecimentos e experiências.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores (3 - 5 minutos): O professor deverá iniciar a aula fazendo uma rápida revisão sobre a estrutura da frase, sujeito e predicado, e os diferentes tipos de complementos verbais. Esse reforço é importante para que os alunos possam entender a diferença entre o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal.

  2. Situações-problema (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor apresentará duas situações-problema que envolvem o uso do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal. Por exemplo:

    • "Em uma frase como 'Eu a considero minha melhor amiga', o que 'minha melhor amiga' representa e como isso difere de uma frase como 'Eu a considero feliz'?"
    • "Ao ler a frase 'Maria saiu chorando', como podemos interpretar o verbo 'saiu' e o adjetivo 'chorando' em relação a Maria? E se a frase fosse 'Maria saiu triste'?"
  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve destacar a importância do estudo do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal na escrita e na leitura de textos mais complexos, como narrativas e artigos de opinião. Além disso, pode mencionar que o uso correto desses elementos também é relevante em contextos formais de comunicação, como em redações para vestibulares e concursos.

  4. Introdução ao tópico (2 - 3 minutos): Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar curiosidades sobre o uso do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal. Por exemplo:

    • "Vocês sabiam que, em algumas línguas, como o inglês, o predicativo do objeto é obrigatório? Ou seja, é necessário usar um predicativo do objeto após o objeto direto em certas situações, enquanto em português isso é opcional."
    • "Outra curiosidade: o predicado verbo-nominal é muito utilizado em poesias, pois permite criar imagens e sensações mais complexas. Por isso, é um recurso muito importante para quem gosta de escrever ou apreciar poemas." O professor deve, então, introduzir formalmente o tópico da aula: o estudo do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Identificando na Prática" (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões, cada um contendo uma frase. Algumas frases terão o predicativo do objeto, outras o predicado verbo-nominal, e outras não terão nem um nem outro. O objetivo dos alunos será identificar corretamente se a frase contém o predicativo do objeto, o predicado verbo-nominal ou nenhum dos dois. Eles deverão justificar suas respostas, explicando a função do elemento identificado na frase.

    • Passo a passo da atividade:
      1. O professor distribui os cartões e explica as regras da atividade.
      2. Os alunos, em seus grupos, analisam as frases e chegam a um consenso sobre a presença ou ausência do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal.
      3. Cada grupo apresenta suas respostas e justificativas para a turma.
      4. O professor faz as correções necessárias, esclarece dúvidas e reforça os conceitos aprendidos.
  2. Atividade "Criando com Criatividade" (10 - 12 minutos): Ainda em seus grupos, os alunos serão desafiados a criar frases que contenham o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal. O professor deve estimular os alunos a serem criativos em suas criações, incentivando o uso de metáforas e comparações para enriquecer as frases.

    • Passo a passo da atividade:
      1. O professor explica o objetivo da atividade, que é aplicar o conhecimento sobre o predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal de forma criativa.
      2. Os alunos, em seus grupos, começam a criar suas frases. Eles podem usar palavras, imagens e desenhos para auxiliar na criação.
      3. Cada grupo apresenta suas frases para a turma, explicando o uso do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal em cada uma delas.
      4. O professor avalia as frases e dá feedback aos alunos, reforçando os pontos positivos e apontando possíveis melhorias.
  3. Discussão e esclarecimento de dúvidas (5 - 7 minutos): Após as atividades, o professor deve promover uma discussão em classe, incentivando os alunos a compartilhar suas percepções e dificuldades. Esta é uma oportunidade para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades. O professor deve ser atento para garantir que todos os alunos estejam compreendendo o conteúdo e sentir-se à vontade para fazer perguntas e expressar suas dúvidas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar suas respostas ou frases criadas. O professor deve encorajar os alunos a explicar suas escolhas, destacando a aplicação correta do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal. Esta etapa é importante para que os alunos possam aprender uns com os outros e perceber diferentes abordagens para a resolução das atividades.

  2. Verificação das Respostas (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve verificar as respostas corretas para cada atividade. Ele deve reforçar os conceitos-chave, destacando a função do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal na construção do sentido da frase. O professor deve corrigir quaisquer equívocos ou mal-entendidos que possam ter surgido durante as atividades, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão clara do conteúdo.

  3. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve, então, fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele deve explicar como a aplicação prática do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal nas frases criadas pelos alunos reforça a compreensão teórica desses elementos. O professor pode usar exemplos das atividades para ilustrar essas conexões, tornando o aprendizado mais tangível e significativo para os alunos.

  4. Reflexão Final (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

Ao final do minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Esta etapa é importante para que o professor possa avaliar a eficácia da aula e identificar quaisquer lacunas no entendimento dos alunos que possam precisar de reforço em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito e a aplicação do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal. Ele pode utilizar a apresentação de slides, um quadro branco ou um papel grande para anotar os tópicos importantes e esclarecer quaisquer dúvidas restantes. O professor deve enfatizar a função desses elementos na construção do sentido da frase e sua relevância para a compreensão e produção de textos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal. Ele pode destacar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de maneira significativa e como esses elementos são usados em diferentes contextos de comunicação. Isso ajudará os alunos a entender a relevância do que aprenderam e a ver a importância prática desses conceitos.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, artigos, sites educacionais, vídeos e exercícios online. O professor pode compartilhar os títulos e links desses recursos na plataforma de ensino a distância da escola, se houver, ou pode entregá-los em formato impresso. Ele deve encorajar os alunos a explorar esses materiais por conta própria, ressaltando que a aprendizagem não se limita ao tempo de aula.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve resumir a importância do predicativo do objeto e do predicado verbo-nominal para a vida cotidiana. Ele pode mencionar exemplos de como esses elementos são usados em diferentes contextos, como na escrita de redações, na leitura de livros e na compreensão de notícias e artigos. O professor deve enfatizar que o conhecimento desses elementos não só ajuda a melhorar as habilidades de escrita e leitura, mas também contribui para uma comunicação mais eficaz e precisa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies