Entrar

Plano de aula de Regência Verbal e Nominal

Português

Original Teachy

'EF08LP04'

Regência Verbal e Nominal

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Regência Verbal e Nominal

Palavras ChaveRegência Verbal, Regência Nominal, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Meditação Guiada, Clareza na Comunicação, Expressão de Emoções, Regulação Emocional, Atividade Prática, Discussão em Grupo, Metas SMART
Materiais NecessáriosLista de frases com erros de regência verbal e nominal, Papel, Canetas, Quadro branco, Marcadores, Relógio ou cronômetro, Espaço adequado para meditação guiada
Códigos BNCCEF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.; EF08LP07: Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos específicos da aula, que são identificar e diferenciar regências verbais e nominais, além de reconhecer as regras de uso de preposições. Isso prepara os alunos para a compreensão e aplicação correta do conteúdo, ao mesmo tempo que desenvolve suas habilidades de autoconhecimento e autocontrole ao refletirem sobre seus próprios entendimentos e dúvidas iniciais.

Objetivos Principais

1. Identificar e compreender as diferenças entre regência verbal e regência nominal.

2. Reconhecer e aplicar corretamente as principais regras de uso de preposições após verbos e nomes.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática visa promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aprendizagem. A meditação guiada ajuda os alunos a acalmarem suas mentes, reduzirem a ansiedade e aumentarem a clareza mental, criando um ambiente propício para a absorção do conteúdo da aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos repousadas no colo.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos e a respirarem profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, por três vezes.

3. Oriente os alunos a concentrarem sua atenção na respiração, sentindo o ar entrar e sair do corpo, mantendo um ritmo natural e confortável.

4. Comece a guiá-los em uma visualização: 'Imagine-se em um lugar calmo e tranquilo, como uma praia ou uma floresta. Sinta o ambiente ao seu redor, o som da natureza, o cheiro do ar fresco.'

5. Continue guiando a visualização por cerca de 5 minutos, encorajando os alunos a manterem o foco nas sensações desse lugar imaginário.

6. Encerre a meditação pedindo aos alunos que, gradualmente, voltem sua atenção para a sala de aula, abrindo os olhos lentamente e trazendo a sensação de calma e foco consigo.

Contextualização do Conteúdo

A regência verbal e nominal pode parecer um tema técnico e distante da nossa vida cotidiana. No entanto, entender como as palavras se relacionam entre si é crucial para uma comunicação clara e eficaz. Pense em como se sente quando alguém entende exatamente o que você quer dizer: há uma sensação de conexão e clareza. De maneira semelhante, ao compreender a regência, vocês serão capazes de se expressar melhor e compreender melhor os outros, o que é essencial para as relações interpessoais e para o desenvolvimento das habilidades sociais. Além disso, ao aprender sobre regência, vocês estarão desenvolvendo uma habilidade que vai além da sala de aula. Em situações futuras, como entrevistas de emprego ou apresentações, a capacidade de usar a linguagem corretamente pode significar a diferença entre ser bem-sucedido ou não. Então, ao mesmo tempo que trabalhamos nosso conhecimento linguístico, estamos também fortalecendo nossa confiança e capacidade de tomar decisões responsáveis em nossa vida cotidiana.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Regência Verbal: Refere-se à relação de dependência que se estabelece entre um verbo e seus complementos. Os verbos podem exigir a presença de preposições específicas para ligar-se adequadamente aos objetos diretos ou indiretos. Exemplos:

2. Assistir: No sentido de ver, exige a preposição 'a'. Ex.: Assistir a um filme.

3. Agradar: No sentido de satisfazer, não exige preposição. Ex.: Agradar alguém.

4. Chegar: Exige a preposição 'a'. Ex.: Chegar a uma cidade.

5. Regência Nominal: Refere-se à relação entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seus complementos, que frequentemente são introduzidos por preposições. Exemplos:

6. Amor: Exige a preposição 'a' ou 'por'. Ex.: Amor a alguém, amor por alguém.

7. Capaz: Exige a preposição 'de'. Ex.: Capaz de fazer algo.

8. Ciente: Exige a preposição 'de'. Ex.: Ciente de algo.

9. Diferenças Principais:

10. Verbos: Dependem de regência para completar seu sentido e frequentemente exigem preposições específicas.

11. Nomes: Também podem exigir preposições, mas a relação de dependência se dá com substantivos, adjetivos ou advérbios.

12. Analogias para Facilitar a Compreensão:

13. Pense na regência verbal como uma ponte que conecta o verbo ao objeto. Sem a ponte (preposição), a conexão não é possível.

14. A regência nominal pode ser vista como uma cola que mantém o nome e seu complemento juntos. A preposição é a substância que torna a ligação forte e clara.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercício Prático de Regência com Enfoque Socioemocional

Uma atividade prática que envolve a identificação e correção de erros de regência em frases, seguida de uma discussão sobre como as emoções influenciam a comunicação e a importância da clareza na expressão.

1. Divida os alunos em grupos de 4-5 membros.

2. Distribua uma lista de frases com erros de regência verbal e nominal para cada grupo.

3. Instrua os alunos a identificarem e corrigirem os erros nas frases.

4. Após a correção, cada grupo deve criar uma frase original utilizando corretamente a regência verbal e nominal, relacionando-a a uma situação emocional ou social do cotidiano.

5. Peça que cada grupo apresente suas frases corrigidas e originais para a turma, explicando o raciocínio por trás das correções e da criação das frases.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade prática, promova uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Reconheça as emoções que surgiram durante a atividade: os alunos se sentiram desafiados, frustrados ou satisfeitos? Compreenda as causas dessas emoções e discuta como a clareza na comunicação pode impactar essas emoções. Nomeie as emoções corretamente, incentivando os alunos a expressarem como se sentiram durante a atividade e o que aprenderam sobre si mesmos. Expresse as emoções de forma apropriada, discutindo como a clareza na regência pode melhorar a comunicação e as relações interpessoais. Finalmente, Regule as emoções eficientemente, discutindo estratégias para lidar com frustrações e desafios na aprendizagem, e como a prática contínua pode levar à melhoria e à confiança.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que reflitam sobre os desafios enfrentados durante a aula e escrevam um parágrafo sobre como geriram suas emoções. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências e sentimentos. Incentive-os a pensar em momentos específicos em que se sentiram desafiados ou frustrados e como lidaram com essas emoções. Peça que compartilhem estratégias que acharam eficazes ou que gostariam de melhorar no futuro.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências, os alunos desenvolvem uma maior consciência sobre suas próprias emoções e reações, promovendo o autoconhecimento e o autocontrole.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que cada aluno escreva uma meta pessoal e uma meta acadêmica que desejam alcançar nas próximas semanas. As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART). Por exemplo, uma meta acadêmica pode ser revisar e praticar regência verbal e nominal três vezes por semana. Uma meta pessoal pode ser identificar e empregar estratégias para lidar melhor com frustrações durante os estudos.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Revisar e praticar regência verbal e nominal três vezes por semana.

2. Identificar e empregar estratégias para lidar melhor com frustrações durante os estudos.

3. Participar ativamente das discussões em sala de aula, compartilhando ideias e dúvidas.

4. Desenvolver a habilidade de reconhecer e nomear emoções durante situações desafiadoras.

5. Melhorar a clareza na comunicação escrita e oral, aplicando corretamente as regras de regência. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, promovendo uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras, os alunos poderão se concentrar em áreas específicas de melhoria, tanto no conteúdo da aula quanto no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Isso contribui para um aprendizado mais significativo e duradouro.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies