Plano de Aula | Metodologia Teachy | Texto Argumentativo: Crítica
Palavras Chave | Texto Argumentativo, Crítica, Avaliação, Análise, Interpretação, Argumentação, Multimídia, Digital, Redes Sociais, Gamificação, Vídeo, Debate Online, Feedback, 8º Ano, Português |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Plataformas de redes sociais (YouTube, Instagram, TikTok), Ferramentas de edição de vídeo (disponíveis nos aplicativos de redes sociais), Computadores ou tablets com acesso a plataformas de gamificação (Kahoot, Classcraft), Acesso ao Google Classroom ou grupos no WhatsApp para compartilhamento de vídeos e debates, Projetor e caixa de som (opcional, para apresentação de vídeos na sala de aula), Papel e caneta (para anotações e desenvolvimento de roteiros) |
Códigos BNCC | EF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF08LP03: Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.; EF89LP01: Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.; EF89LP02: Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.; EF89LP03: Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.; EF89LP04: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.; EF89LP08: Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. – a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).; EF89LP20: Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.; EF89LP22: Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.; EF89LP23: Analisar, em textos argumentativos, reivindicatórios e propositivos, os movimentos argumentativos utilizados (sustentação, refutação e negociação), avaliando a força dos argumentos utilizados. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é esclarecer aos alunos os objetivos principais da aula, conectando o conhecimento prévio sobre textos argumentativos à prática de construir críticas fundamentadas. Esta etapa garante que os alunos saibam o que será esperado deles ao longo da aula e os motiva a participar ativamente das atividades propostas.
Objetivos principais:
1. Compreender que a crítica envolve a avaliação, análise e interpretação de uma obra.
2. Identificar as principais características de um texto argumentativo crítico.
3. Reconhecer a necessidade de uma argumentação fundamentada na elaboração de uma crítica.
Objetivos secundários:
- Estimular a capacidade de pensar criticamente sobre diferentes tipos de obras.
- Incentivar o uso de exemplos práticos e contextualizados na argumentação.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é conectar o tema da aula à realidade dos alunos, despertando seu interesse e curiosidade. Esta interação inicial também serve para ativar conhecimentos prévios e preparar os alunos para o debate e as atividades práticas que virão em seguida. Além disso, a atividade proposta utiliza ferramentas digitais que os alunos já dominam, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado.
Aquecendo
Inicie a aula explicando brevemente que a crítica é uma forma de texto argumentativo que envolve a avaliação, análise e interpretação de uma obra, como um filme, um livro ou uma peça de teatro. Explique que uma boa crítica é fundamentada em argumentos sólidos e evidências claras. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a importância das críticas na sociedade moderna, como a influência das críticas na decisão de consumo de produtos culturais ou a relevância das críticas em plataformas digitais.
Reflexões Iniciais
1. O que é uma crítica e quais são seus principais componentes?
2. Qual é a importância de uma argumentação bem fundamentada em uma crítica?
3. Como as críticas influenciam nossa percepção sobre obras culturais (filmes, livros, peças de teatro, etc.)?
4. Quais são alguns exemplos de críticas que vocês já leram ou assistiram nas redes sociais?
5. Como as plataformas digitais (YouTube, blogs, redes sociais) mudaram a forma como consumimos e produzimos críticas?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é engajar os alunos em atividades práticas e interativas que utilizem ferramentas digitais para desenvolver suas habilidades de análise crítica e argumentação. Estas atividades permitem que os alunos utilizem a tecnologia de forma criativa e contextualizada, aprofundando os conhecimentos adquiridos previamente sobre textos argumentativos críticos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - 🎬 Crítica de Influenciador Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de construção de uma crítica argumentativa, utilizando meios digitais e habilidades de produção de conteúdo multimídia.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão se transformar em críticos digitais e criar um vídeo de crítica sobre um filme, livro ou peça de teatro à sua escolha. Eles devem utilizar plataformas como YouTube, Instagram ou TikTok para gravar e editar seus vídeos, seguindo um roteiro que inclua uma avaliação fundamentada e argumentativa da obra escolhida.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher uma obra (filme, livro, peça de teatro) que todos os membros já tenham assistido ou lido.
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Os alunos deverão discutir entre si a obra escolhida e levantar pontos de interesse para a crítica.
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Eles devem criar um roteiro que inclua: uma breve sinopse da obra, pontos positivos e negativos, e uma conclusão com avaliação final.
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Utilize celulares para gravar o vídeo, garantindo que todos os membros contribuam na criação do conteúdo.
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Incentive o uso de ferramentas de edição disponíveis nos aplicativos de redes sociais para adicionar elementos visuais e sonoros que tornem o vídeo mais envolvente.
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Toda a argumentação deve ser fundamentada em exemplos e evidências retiradas da própria obra.
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Após a finalização, os grupos devem compartilhar os vídeos em uma plataforma combinada previamente (Google Classroom, grupo de WhatsApp da turma, etc.) para análise e feedback dos colegas.
Atividade 2 - 🕵️♂️ Crítica Literária Interativa
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de análise literária através de atividades gamificadas e interativas.
- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo de mistério gamificado, onde serão críticos literários investigando uma obra. Utilizando uma plataforma de gamificação como o Kahoot ou Classcraft, eles precisam resolver enigmas e responder perguntas que os farão discutir e analisar criticamente a obra atribuída a eles.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo receberá uma obra diferente (livro, conto ou peça de teatro) e uma série de enigmas relacionados a ela.
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Usando a plataforma de gamificação, configure um jogo onde os alunos devem responder perguntas e resolver enigmas que abordem diferentes aspectos da obra – como enredo, personagens, contexto histórico e literário.
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Os enigmas e perguntas devem ser formulados de forma a exigir que os alunos façam análises críticas e argumentativas para encontrar as respostas.
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Cada grupo tem um tempo limitado para resolver cada enigma e avançar para a próxima fase do jogo.
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No final do jogo, cada grupo deve apresentar uma síntese crítica da obra, destacando os pontos analisados durante o jogo e justificando suas respostas com base em argumentos sólidos.
Atividade 3 - 📱 Debates Online: Crítica em Redes Sociais
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a capacidade de argumentação e análise crítica através de debates em plataformas de redes sociais, refletindo sobre a influência e dinâmica das críticas na era digital.
- Descrição: Esta atividade promove debates online sobre uma obra usando uma plataforma de redes sociais como Twitter ou um fórum no Google Classroom. Os alunos vão criar perfis fictícios e entrar em uma discussão sobre uma obra, apresentando críticas fundamentadas e respondendo aos argumentos dos colegas.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Escolha uma obra (filme, livro, peça de teatro) comum para todos os grupos.
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Cada grupo deve criar um perfil fictício em uma plataforma de redes sociais escolhida (ou utilizar um fórum no Google Classroom) e fazer uma publicação inicial apresentando uma crítica argumentativa sobre a obra.
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Os membros dos outros grupos devem responder a essa crítica, apresentando argumentos contrários ou complementares, sempre com fundamentação.
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Promova um debate online onde os alunos devem interagir com as publicações uns dos outros, mantendo o respeito e utilizando argumentos sólidos.
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Acompanhe e modere o debate, incentivando os alunos a aprofundarem suas análises e a usarem referências de forma crítica.
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Após o debate, cada grupo deve criar um relatório final sintetizando as principais discussões e conclusões do debate.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a autoavaliação, permitindo que os alunos reconheçam suas conquistas e áreas de melhoria. A discussão em grupo e o feedback 360° incentivam a colaboração, a empatia e o desenvolvimento contínuo das habilidades críticas e argumentativas dos alunos.
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo pode compartilhar suas conclusões e o que aprenderam ao realizar as atividades. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Inicie agradecendo a todos pela participação nas atividades.
- Pergunte a cada grupo para compartilhar brevemente suas críticas e o processo de construção das mesmas.
- Solicite que discutam as dificuldades que encontraram e como as superaram.
- Incentive os alunos a expressarem como foi a experiência de utilizar ferramentas digitais para criar e analisar críticas.
- Resuma os principais pontos discutidos e abra espaço para perguntas e comentários adicionais.
Reflexões
1. Quais foram os principais desafios ao criar uma crítica argumentativa usando meios digitais? 2. De que maneira a utilização de ferramentas digitais influenciou na análise e no desenvolvimento das críticas? 3. Como a interação e o feedback dos colegas ajudaram a melhorar sua crítica?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos outros membros do grupo. Instrua os alunos a seguirem estas diretrizes:
- Cada aluno deve destacar um ponto positivo sobre a contribuição de cada colega no trabalho em grupo.
- Ofereça sugestões construtivas para melhorar futuras críticas, sempre mantendo um tom respeitoso.
- Incentive a sinceridade e a especificidade no feedback, evitando comentários vagos ou generalistas.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
📝 Finalidade Desta Seção: 📝
O objetivo desta conclusão é reforçar os aprendizados da aula e conectá-los ao mundo contemporâneo. Através de um resumo divertido, a seção visa garantir que os alunos refletiram sobre a importância do tema, reconhecendo suas aplicações práticas no dia a dia e na era digital. Esta etapa também promove a internalização das habilidades desenvolvidas, preparando os alunos para utilizarem o conhecimento adquirido de forma crítica e consciente.
Resumo
🎉 Resumo Divertido: A Crítica Descomplicada! 🎉
Hoje, a galera mergulhou de cabeça no mundo das críticas argumentativas! 🚀 Compreenderam que uma crítica vai além do 'gostar' ou 'não gostar' de algo. Analisaram, interpretaram e fundamentaram suas opiniões sobre filmes, livros e peças, usando argumentos sólidos e bem estruturados. E o melhor: tudo isso com um toque digital, criando vídeos, jogando games interativos e debatendo online! 📱💬
No Mundo
🌍 No Mundo Conectado: 🌍
Na era digital, onde todos têm uma voz nas redes sociais, a habilidade de argumentar bem é essencial. Seja ao comentar um post no Twitter, responder a uma crítica no YouTube ou escrever uma resenha em um blog, o que foi aprendido hoje se conecta diretamente à forma como as pessoas compartilham e consomem opiniões online. As ferramentas digitais não só facilitaram a criação de conteúdo, mas também aumentaram a responsabilidade de fundamentar bem nossas palavras.
Na Prática
📚 Aplicações no Dia a Dia: 📚
Saber criar uma crítica bem fundamentada é uma habilidade valiosa não apenas no ambiente escolar, mas também na vida cotidiana. Ela permite que os alunos se tornem consumidores críticos de informação, capazes de analisar diferentes pontos de vista e expressar suas opiniões de forma clara e convincente. Isso é especialmente relevante nas interações online, onde a argumentação sólida pode fazer toda a diferença.