Entrar

Plano de aula de Arte e a Sociedade

Artes

Original Teachy

'EF69AR31'

Arte e a Sociedade

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a Arte como Reflexo da Sociedade: Os alunos devem ser capazes de analisar como a arte reflete e influencia a sociedade. Eles devem entender que a arte não é um elemento isolado, mas está intrinsecamente ligada ao contexto social, político e cultural em que é produzida.

  2. Identificar a Arte como Ferramenta de Transformação Social: Os alunos devem ser capazes de identificar exemplos de como a arte tem sido usada ao longo da história como uma ferramenta para questionar, criticar e transformar a sociedade. Eles devem compreender que a arte pode ser um meio eficaz de expressão e protesto, capaz de mobilizar e inspirar mudanças sociais.

  3. Analisar Obras de Arte e seu Contexto Histórico: Os alunos devem desenvolver habilidades para analisar obras de arte não apenas em termos de suas características estéticas, mas também em relação ao contexto histórico em que foram criadas. Eles devem aprender a interpretar a arte como um documento histórico, capaz de revelar informações valiosas sobre a sociedade que a produziu.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver a capacidade de argumentação e pensamento crítico através da discussão e análise de diferentes manifestações artísticas.
    • Fomentar a apreciação pela arte e sua importância na formação da identidade cultural e social.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de arte e sociedade que foram abordados em aulas anteriores. Isso pode incluir uma breve discussão sobre como a arte é um produto cultural e como ela reflete e influencia a sociedade. O professor pode usar exemplos de obras de arte famosas para ilustrar esses conceitos.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar aos alunos a história de um artista contemporâneo que usa sua arte para expressar sua visão sobre questões sociais atuais. A situação problema seria: Como a arte deste artista reflete e influencia a sociedade atual?

    • Outra situação problema pode ser a apresentação de uma obra de arte icônica de um período histórico específico e perguntar aos alunos como eles acham que a sociedade da época influenciou a criação desta obra e como a obra, por sua vez, pode ter influenciado a sociedade.

  3. Contextualização da Importância do Assunto:

    • O professor deve enfatizar a importância de entender a relação entre arte e sociedade, pois isso pode ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda das culturas passadas e presentes.

    • Além disso, o professor pode destacar como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para a expressão pessoal, para a promoção de mudanças sociais e para a formação de identidades coletivas.

  4. Introdução ao Tópico: O professor deve introduzir o tópico da aula, "A Arte e a Sociedade", explicando que a aula se concentrará em como a arte reflete e influencia a sociedade e como ela pode ser usada como uma ferramenta para transformação social.

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre como a arte foi usada ao longo da história para desafiar normas sociais, expressar sentimentos e ideias, e promover mudanças.

    • Por exemplo, o professor pode mencionar como o movimento artístico do Renascimento na Europa desafiou a visão de mundo dominante da época e levou a grandes avanços culturais e científicos.

    • O professor também pode discutir como artistas contemporâneos, como Banksy, usam sua arte para questionar questões sociais atuais e como essa arte tem sido recebida e interpretada pela sociedade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Debate - "A Arte e a Sociedade Contemporânea" (10 - 15 minutos)

    • O professor deve dividir a sala em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma lista de artistas contemporâneos e suas respectivas obras de arte que abordam questões sociais atuais de diferentes maneiras. As obras de arte podem variar de pinturas a esculturas, instalações, performances, grafites, etc.

    • Cada grupo deve escolher um artista e sua obra para analisar. Eles devem pesquisar sobre o artista, a obra e o contexto social em que foi criada. Em seguida, devem preparar uma breve apresentação para o debate, onde irão argumentar como a arte escolhida reflete e influencia a sociedade contemporânea.

    • Durante as apresentações, os outros grupos devem ouvir ativamente, fazer perguntas e expressar suas opiniões. O objetivo é que haja um debate saudável e produtivo, onde os alunos possam trocar ideias e aprender uns com os outros.

    • O professor deve atuar como moderador, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que o debate siga em um ritmo adequado.

  2. Atividade de Criação - "A Arte como Ferramenta de Transformação Social" (10 - 15 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos serão desafiados a criar sua própria obra de arte que aborde uma questão social que considerem relevante. Eles podem escolher o meio de expressão que preferirem, seja pintura, escultura, instalação, performance, etc.

    • Antes de começar a criar, os alunos devem planejar sua obra de arte. Eles devem discutir em grupo qual questão social irão abordar, como irão representá-la em sua arte, e qual impacto esperam que sua obra tenha na sociedade.

    • Após o planejamento, os alunos terão o restante do tempo para criar sua obra de arte. O professor deve fornecer os materiais necessários e estar disponível para ajudar e orientar os alunos, se necessário.

    • Ao final do tempo estipulado, cada grupo deve apresentar sua obra de arte para a classe. Eles devem explicar o conceito por trás de sua criação e como acreditam que ela poderia influenciar a sociedade.

    • Os outros grupos devem então discutir e dar feedback sobre as obras de arte apresentadas. O professor deve incentivar que os alunos expressem suas opiniões de maneira respeitosa e construtiva.

  3. Atividade de Reflexão - "A Arte como Reflexo e Transformação da Sociedade" (5 - 10 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em sala de aula, onde os alunos terão a oportunidade de refletir sobre as atividades realizadas.

    • O professor deve fazer perguntas que incentivem os alunos a pensar sobre como a arte pode refletir e influenciar a sociedade, e como eles mesmos puderam experimentar isso durante a aula.

    • Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como a arte que vocês criaram poderia influenciar a sociedade? Quais são algumas das questões sociais que vocês tentaram abordar em suas obras de arte? Como vocês escolheram representar essas questões em sua arte? Como vocês acham que as pessoas reagiriam a suas obras de arte?"

    • O professor deve encorajar todos os alunos a participar da discussão, respeitando as opiniões e sentimentos de cada um.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Compartilhamento em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve pedir para cada grupo compartilhar brevemente as conclusões ou soluções que chegaram durante as atividades realizadas. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar.

    • Durante as apresentações, o professor deve garantir que todos os alunos estejam atentos e incentivá-los a fazer perguntas ou comentários sobre as apresentações dos outros grupos.

    • O professor deve reforçar que o objetivo deste momento é aprender com as diferentes perspectivas e abordagens dos colegas, e não necessariamente chegar a um consenso.

  2. Conexão da Atividade com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Depois de todas as apresentações, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria discutida no início da aula.

    • O professor pode destacar como as apresentações dos alunos demonstraram a relação entre arte e sociedade, e como suas obras de arte refletiram e/ou poderiam influenciar a sociedade.

    • O professor também pode reforçar os conceitos-chave aprendidos durante a aula, usando as atividades dos alunos como exemplos concretos.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula.

    • O professor deve fazer perguntas que incentivem os alunos a pensar criticamente sobre o conteúdo da aula e suas próprias experiências e sentimentos.

    • Por exemplo, o professor pode perguntar: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? Como você se sentiu ao criar sua própria obra de arte? Como você acha que a arte pode ser usada como uma ferramenta de transformação social?"

    • O professor deve dar um minuto para os alunos refletirem em silêncio e depois, se sentir confortável, pode pedir para alguns voluntários compartilharem suas reflexões com a classe.

  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos)

    • O professor deve agradecer aos alunos pela participação e pelo esforço durante a aula.

    • O professor deve também pedir feedback sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles gostaram, o que acharam difícil e o que poderia ser melhorado.

    • O professor deve encorajar os alunos a continuarem explorando o tema da aula em suas próprias pesquisas e reflexões, e a trazerem suas descobertas para as próximas aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Principais (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão da aula recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Isso pode incluir a definição de arte como reflexo da sociedade, a identificação de exemplos de arte como ferramenta de transformação social, e a análise de obras de arte em seus contextos históricos.

    • O professor pode usar o quadro-negro ou um slide de apresentação para ilustrar esses pontos, criando um resumo visual que os alunos possam referir-se no futuro.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria (o estudo da arte como reflexo e influência da sociedade) com a prática (a análise de obras de arte e a criação de uma obra de arte própria) e as aplicações (a discussão de como a arte pode ser usada para transformar a sociedade).

    • O professor pode destacar como a compreensão dessas conexões pode ajudar os alunos a apreciar a arte de uma maneira mais profunda e a entender melhor o mundo ao seu redor.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais de leitura ou visualização que os alunos podem explorar para aprofundar seu entendimento sobre o tema da aula. Isso pode incluir livros, documentários, exposições de arte, websites de arte, etc.

    • O professor deve encorajar os alunos a trazerem suas descobertas e reflexões sobre esses materiais para as próximas aulas, promovendo assim um aprendizado contínuo e autônomo.

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve explicar brevemente a importância do tema da aula para o dia a dia dos alunos. O professor pode destacar como a arte está presente em diversas formas em suas vidas, desde a música que ouvem, os filmes que assistem, as roupas que vestem, até as imagens que veem nas redes sociais.

    • O professor pode também enfatizar como a compreensão da arte como reflexo e influência da sociedade pode ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de questionar e mudar o mundo ao seu redor.

  5. Encerramento da Aula (1 minuto)

    • O professor deve agradecer aos alunos pela participação e pelo trabalho durante a aula. O professor deve também encorajar os alunos a continuarem explorando o tema da aula em suas próprias pesquisas e reflexões, e a trazerem suas descobertas para as próximas aulas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies