Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Introduzir os conceitos de Estilos Cênicos: O professor deve garantir que os alunos entendam o que é um estilo cênico e como ele se aplica à produção teatral. Isso inclui a exploração de diferentes estilos históricos, como o Realismo, o Romantismo, o Expressionismo e o Surrealismo, e como eles influenciaram e continuam a influenciar o teatro moderno.
-
Analisar os elementos característicos de cada estilo cênico: O professor deve orientar os alunos a identificar os elementos-chave que definem cada estilo cênico. Isso pode incluir a discussão de características visuais, musicais, de figurino, de cenário e de atuação que são distintas para cada estilo.
-
Desenvolver a habilidade de apreciação artística: Através do estudo dos estilos cênicos, os alunos devem ser capazes de desenvolver uma apreciação mais profunda do teatro como uma forma de arte. Isso pode incluir a discussão de como os diferentes estilos cênicos podem evocar diferentes emoções e transmitir diferentes mensagens.
Objetivos secundários:
-
Estimular a pesquisa independente: Os alunos devem ser incentivados a explorar os estilos cênicos além do que é apresentado em sala de aula. Isso pode incluir a pesquisa de peças de teatro famosas que foram produzidas em diferentes estilos cênicos, assim como a pesquisa de artistas e diretores que são conhecidos por trabalhar em um estilo cênico específico.
-
Promover a discussão em grupo: O professor deve estabelecer um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões e ideias. Isso pode incluir a discussão de como diferentes estilos cênicos podem ser aplicados a uma mesma peça de teatro, e como isso pode alterar a experiência do espectador.
-
Desenvolver habilidades de apresentação: Os alunos devem ser encorajados a apresentar suas descobertas e opiniões para a classe. Isso pode incluir a preparação de pequenas apresentações sobre um estilo cênico específico, ou a preparação de uma análise crítica de uma peça de teatro que foi produzida em um estilo cênico específico.