Entrar

Plano de aula de Meio Ambiente: Consumo Consciente

Biologia

Original Teachy

'EF09CI13'

Meio Ambiente: Consumo Consciente

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Meio Ambiente: Consumo Consciente

Palavras ChaveConsumo Consciente, Sustentabilidade, Impacto Ambiental, Reciclagem, Práticas Sustentáveis, Educação Ambiental, Atividades Interativas, Pensamento Crítico, Trabalho em Equipe, Reflexão Crítica, Mudança de Comportamento
Materiais NecessáriosCenários impressos para atividade de Eco Detetives, Materiais para criação de apresentações e cartazes (papel, canetas, marcadores), Computador e projetor para exibição de documentário, Tabuleiro de jogo da sustentabilidade e dados, Marcadores para o tabuleiro (consequências de decisões de consumo), Pequenos prêmios ou certificados para grupos vencedores das atividades, Quadro branco e marcadores para anotações durante discussões
Códigos BNCCEF09CI13: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.; EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEcologia e Meio Ambiente

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, os alunos terão um direcionamento claro do que precisam aprender e como podem aplicar esse conhecimento. Esta seção serve como um guia para as atividades subsequentes, assegurando que o foco permaneça nos aspectos essenciais do consumo consciente e sua prática efetiva.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender e definir o conceito de consumo consciente, identificando suas implicações ambientais e sociais.

2. Desenvolver a habilidade de aplicar práticas sustentáveis no cotidiano, como reduzir o consumo excessivo e reutilizar materiais, visando a diminuição do impacto ambiental.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a reflexão crítica sobre o impacto do consumo desenfreado na sustentabilidade do planeta.
  2. Fomentar a capacidade de tomada de decisões informadas e responsáveis em relação ao consumo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o tema do Consumo Consciente utilizando situações problema que estimulem o pensamento crítico e a reflexão sobre práticas do dia a dia. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos reais e impactantes, os alunos podem ver a relevância e a aplicabilidade das práticas sustentáveis, motivando um interesse mais profundo e pessoal na matéria.

Situações Problema

1. Imagine que todos os habitantes do planeta resolvessem comprar um novo aparelho eletrônico a cada ano, mesmo sem necessidade real. Quais seriam as consequências para o meio ambiente, considerando que muitos desses equipamentos contêm componentes altamente poluentes e difíceis de reciclar?

2. Pense em uma festa de aniversário onde são usados pratos, copos e talheres descartáveis para servir os convidados. O que acontece com todo esse lixo após a festa? Quais seriam as alternativas para reduzir o impacto ambiental desses eventos?

Contextualização

O consumo consciente não é apenas uma prática individual, mas uma necessidade global. Se todas as famílias do planeta vivessem como as dos Estados Unidos, seriam necessários cinco planetas Terra para prover os recursos necessários. Essa informação choca e ilustra a urgência de repensar nossos hábitos de consumo. Além disso, exemplos de campanhas como a 'Black Friday Ambiental' na Suécia, que promove a reparação e o reuso, mostram que é possível aliar consumo e sustentabilidade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para envolver os alunos em atividades práticas e colaborativas que reforcem o aprendizado prévio sobre consumo consciente. Ao trabalhar em grupo, os alunos têm a oportunidade de discutir e aplicar conceitos de sustentabilidade de maneira criativa e contextualizada, aumentando assim a compreensão e retenção do conhecimento. Essas atividades também visam desenvolver habilidades de comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Eco Detetives: Missão Consumo Consciente

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pensamento crítico e planejamento estratégico para implementar mudanças de consumo consciente.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 membros e cada grupo receberá o papel de 'Eco Detetives'. Eles terão a missão de investigar, através de um cenário fictício, como uma família pode modificar seus hábitos de consumo para torná-los mais conscientes. Os cenários incluem situações como compras de supermercado, escolha de roupas e eletrônicos, e hábitos de descarte.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um cenário de consumo consciente com uma situação problema específica.

  • Peça que cada grupo elabore um plano detalhado de como a família do cenário poderia mudar seus hábitos de consumo para serem mais sustentáveis.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação para a classe, explicando suas descobertas e planos de ação.

  • Ao final das apresentações, promova uma votação para escolher o grupo cujo plano seja o mais viável e inovador.

Atividade 2 - O Jogo da Sustentabilidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Ensinar de maneira lúdica e interativa as consequências do consumo não consciente e a importância de escolhas sustentáveis.

- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo de tabuleiro criado exclusivamente para a aula, onde deverão tomar decisões de consumo que afetarão o ambiente. Cada decisão terá consequências que podem ser positivas ou negativas para um 'medidor de sustentabilidade' do tabuleiro.

- Instruções:

  • Prepare o jogo de tabuleiro com antecedência, colocando marcadores que representam diferentes tipos de consumo e suas consequências.

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve jogar os dados e mover seus peões pelo tabuleiro, tomando decisões de consumo em cada rodada.

  • Após cada decisão, explique as consequências para o 'medidor de sustentabilidade'.

  • O jogo continua até que todos os grupos tenham terminado ou até que o medidor atinja um ponto crítico, indicando falha na sustentabilidade.

Atividade 3 - Cine Debate: Documentário 'História das Coisas'

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a reflexão crítica e a consciência sobre os impactos do consumo, além de promover ação prática na escola.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assistirão ao documentário 'História das Coisas', que explora o ciclo de vida de produtos e a consequente geração de resíduos. Após a exibição, haverá um debate estruturado sobre os temas abordados, seguido pela criação de um mural com ideias para promover o consumo consciente na escola.

- Instruções:

  • Prepare a sala de aula com uma tela para exibição do documentário.

  • Divida a exibição em segmentos, pausando para permitir que os alunos discutam e anotem insights.

  • Após o documentário, organize um debate utilizando as anotações dos alunos.

  • Distribua materiais para que cada grupo crie um cartaz com suas ideias para a escola.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu cartaz e ideias para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que articulem o conhecimento adquirido e as experiências vivenciadas. A discussão em grupo ajuda a reforçar os conceitos de consumo consciente, além de promover a partilha de ideias e a reflexão crítica. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma revisão geral, perguntando a cada grupo sobre os principais desafios encontrados e as soluções propostas. Encoraje os alunos a discutir não apenas o que aprenderam, mas como pretendem aplicar esse conhecimento em suas vidas diárias e na comunidade. Use as perguntas a seguir como guia para a discussão:

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas que vocês tiveram ao investigar sobre consumo consciente?

2. Como vocês imaginam que poderiam implementar as práticas discutidas hoje em suas próprias casas ou comunidades?

3. Houve algum momento durante as atividades que fez você repensar seus próprios hábitos de consumo?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos chave e estejam aptos a aplicá-los. Através do resumo, da ligação entre teoria e prática e da reflexão sobre a importância do consumo consciente, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como podem integrar esses conhecimentos em suas vidas. Esta etapa encerra a aula reafirmando a relevância do tema e preparando os alunos para futuras ações e reflexões.

Resumo

Nesta fase final, o professor deve resumir os principais pontos abordados ao longo da aula, reafirmando a definição de consumo consciente e exemplificando práticas discutidas como a redução do consumo, reutilização de materiais e reciclagem. É importante que os alunos tenham uma visão clara de como tais conceitos se aplicam no cotidiano e quais são os impactos positivos que podem gerar.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi desenhada para conectar teoria e prática de forma integrada. Através de atividades como 'Eco Detetives', 'O Jogo da Sustentabilidade' e o debate após o documentário, os alunos puderam não só compreender os conceitos de consumo consciente, mas também aplicá-los em cenários práticos e discutir suas implicações reais. Esse método ajuda a solidificar o aprendizado, tornando-o mais significativo e memorável.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância do tema do consumo consciente para o dia a dia dos alunos. Compreender e praticar o consumo consciente não apenas beneficia o meio ambiente, mas também tem implicações diretas na qualidade de vida de cada um e na sustentabilidade global. Incentivar atitudes sustentáveis desde cedo prepara os alunos para serem cidadãos mais responsáveis e conscientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies