Entrar

Plano de aula de Sistema Solar: Introdução

Física

Original Teachy

'EF09CI14'

Sistema Solar: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Sistema Solar: Introdução

Palavras ChaveSistema Solar, planetas, composição, ordem planetária, estrutura celestial, atividades práticas, modelos, discussão em grupo, aplicação de conhecimento, exploração espacial, curiosidades astronômicas
Materiais NecessáriosFichas com características dos planetas, Materiais recicláveis (jornal, papelão, tintas, cola, tesoura), Cartões com perguntas e curiosidades, Kit de resgate (pistas e desafios impressos)
Códigos BNCCEF09CI14: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, os alunos podem direcionar melhor seu foco durante as atividades práticas. Esta seção também serve para alinhar as expectativas entre aluno e professor, garantindo que todos estejam cientes dos critérios de sucesso e do que é necessário para alcançá-los.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a descrever o sistema solar, incluindo a composição, a ordem dos planetas e a estrutura dos corpos celestes.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e explicar as características únicas de cada planeta, assim como suas órbitas e posições relativas no sistema solar.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos sobre o espaço e o universo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que será discutido na aula através de situações-problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento prévio. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo teórico com aplicações práticas e curiosidades que despertam o interesse dos alunos, mostrando a relevância do estudo do Sistema Solar no cotidiano e nas pesquisas científicas atuais.

Situações Problema

1. Imagine que a Terra fosse o dobro de seu tamanho atual. Como isso afetaria as estações do ano e a vida na Terra?

2. Se Marte tivesse uma atmosfera mais densa, como seria o clima e a possibilidade de existir água líquida em sua superfície?

Contextualização

O estudo do Sistema Solar não é apenas fascinante por si só, mas também vital para entendermos nosso lugar no universo e as possibilidades de vida em outros planetas. Curiosidades como a existência de tempestades de poeira em Marte ou a busca por exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar) que podem abrigar vida tornam este tema extremamente relevante. Além disso, a exploração espacial, incluindo missões como a Voyager e a Curiosity, enriquece o estudo do Sistema Solar com aplicações práticas e descobertas científicas emocionantes.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e expandam seu conhecimento prévio sobre o Sistema Solar de maneira prática e envolvente. Através de atividades lúdicas e colaborativas, essa seção visa consolidar a compreensão dos alunos sobre a composição, ordem e características dos planetas, enquanto desenvolvem habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de explorar o tema de maneira aprofundada, garantindo que o aprendizado seja significativo e duradouro.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Construtores de Planetas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e compreensão das características dos planetas do Sistema Solar.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar modelos de planetas usando materiais recicláveis. Cada grupo receberá uma lista de características específicas de um planeta (tamanho, composição, atmosfera, etc.) e deverá utilizar materiais como jornal, papelão, tintas e outros para construir o modelo mais realista possível.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as fichas com as características de cada planeta para cada grupo.

  • Forneça materiais recicláveis como jornal, papelão, tintas, cola, tesoura, etc.

  • Oriente os alunos a discutirem e planejarem a construção do modelo, levando em consideração as características do planeta designado.

  • Permita que os alunos comecem a construir seus planetas, auxiliando conforme necessário.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu modelo explicando como as características escolhidas refletem as propriedades reais do planeta.

Atividade 2 - Olimpíadas Planetárias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre os planetas, suas características e ordem no Sistema Solar de forma lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição divertida que testará seu conhecimento sobre os planetas do Sistema Solar. Serão realizadas várias rodadas de perguntas de múltipla escolha, curiosidades e quebra-cabeças, onde cada resposta correta acumula pontos para o grupo.

- Instruções:

  • Organize a sala em um formato de 'arena' onde as equipes possam competir entre si.

  • Prepare cartões com perguntas e curiosidades sobre os planetas, suas características e a história de suas descobertas.

  • Explique as regras do jogo: cada equipe terá um tempo limitado para responder cada pergunta, e pontos serão atribuídos de acordo com a dificuldade da pergunta.

  • Inicie as rodadas de perguntas, alternando entre os grupos para manter a competição acirrada.

  • Ao final, some os pontos e declare o grupo vencedor, que poderá receber um prêmio simbólico de reconhecimento.

Atividade 3 - Missão Espacial: Resgate de Dados

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o uso do conhecimento sobre os planetas de forma prática e resolver problemas, promovendo o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de cientistas espaciais que devem 'resgatar' dados de um satélite fictício que parou de funcionar. Eles usarão informações sobre os planetas para resolver quebra-cabeças e desafios que os levarão ao 'resgate' dos dados, que são na verdade curiosidades sobre o Sistema Solar.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um 'kit de resgate' contendo pistas e desafios impressos.

  • Explique que eles devem usar o conhecimento sobre os planetas para resolver os desafios e encontrar os 'dados' escondidos pela sala.

  • Monitore o progresso dos grupos, oferecendo dicas quando necessário.

  • O primeiro grupo a 'resgatar' todos os dados e apresentar corretamente as curiosidades sobre o Sistema Solar será o vencedor.

  • Discuta as soluções e curiosidades ao final, reforçando o aprendizado.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem e compartilhem o conhecimento adquirido de maneira estruturada e reflexiva. A discussão em grupo ajuda a solidificar o aprendizado, permitindo que os alunos verbalizem seus entendimentos e questionamentos. Além disso, ao ouvir os colegas, eles podem ganhar novas perspectivas e insights, enriquecendo ainda mais o processo educativo.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e colocar em destaque as experiências vivenciadas durante as atividades. Sugere-se que o professor inicie com uma breve introdução, relembrando os principais objetivos da aula e como eles foram abordados pelas diferentes atividades. Em seguida, cada grupo apresentará o seu trabalho e discutirá as descobertas e desafios enfrentados. Encoraje os alunos a refletir sobre como as características dos planetas influenciam a vida na Terra e como essas atividades ajudaram a consolidar o conhecimento teórico.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar construir um modelo realista de um planeta e como vocês os superaram?

2. Como as atividades de hoje alteraram ou reforçaram sua compreensão sobre a estrutura e as características dos planetas do Sistema Solar?

3. Há alguma curiosidade ou descoberta que você considera particularmente interessante ou surpreendente? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado, fazendo uma ponte entre a teoria estudada e a prática observada em sala. Além disso, visa reforçar a importância do tema estudado, garantindo que os alunos compreendam a aplicabilidade do conhecimento adquirido e sua relevância no mundo real. Esta etapa ajuda os alunos a sintetizar as informações, preparando-os para futuras discussões e aprofundamentos do tema.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados, como a ordem e a composição dos planetas no Sistema Solar, a estrutura de cada corpo celeste e as características únicas de cada planeta. É essencial reiterar as informações cruciais para garantir que os alunos tenham consolidado seu conhecimento.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar teoricamente o conhecimento adquirido em casa através de atividades práticas e interativas. A construção de modelos de planetas, a participação nas Olimpíadas Planetárias e a Missão Espacial ajudaram a conectar a teoria com a prática, demonstrando a relevância e a aplicabilidade do estudo do Sistema Solar.

Fechamento

Finalmente, é importante destacar a relevância do estudo do Sistema Solar no cotidiano, desde a compreensão de fenômenos astronômicos até a influência dos planetas em nossa própria vida e na perspectiva de descobertas futuras e exploração espacial. Esta aula proporcionou não apenas conhecimento científico, mas também um maior entendimento sobre nosso lugar no universo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies