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Plano de aula de Astronomia: Estações do Ano

Física

Original Teachy

'EF09CI15'

Astronomia: Estações do Ano

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Astronomia: Estações do Ano

Palavras ChaveEstações do Ano, Verão, Inverno, Primavera, Outono, Inclinação do Eixo da Terra, Órbita Terrestre, Solstícios, Equinócios, Características das Estações, Cálculo de Estações, Mudanças Sazonais
Materiais NecessáriosGlobo Terrestre, Lanterna, Quadro e Marcadores, Projetor (opcional), Folhas de Exercícios, Lápis e Borracha
Códigos BNCCEF09CI15: Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e compreendam ao final da aula. Ao definir os objetivos principais, o professor pode direcionar o foco da aula e garantir que todas as atividades e explicações estejam alinhadas com essas metas. Isso também ajuda os alunos a compreenderem a importância do conteúdo e o que eles devem ser capazes de fazer após a aula.

Objetivos principais:

1. Reconhecer as principais estações do ano: verão, inverno, primavera e outono, identificando suas características específicas.

2. Compreender a relação entre a posição da Terra em sua órbita e as mudanças sazonais.

3. Calcular a estação do ano daqui a determinado número de dias utilizando conhecimentos sobre a duração das estações.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e situá-los no contexto do tema a ser estudado, proporcionando uma base inicial para a compreensão das estações do ano. Ao apresentar um contexto claro e interessante, o professor desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, preparando-os para absorver os conteúdos mais detalhados que serão abordados ao longo da aula.

Contexto

Para começar a aula, apresente aos alunos um breve contexto sobre a importância das estações do ano. Explique que as estações são períodos do ano marcados por mudanças específicas no clima e na duração dos dias, causadas pela inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano orbital. Destaque que essa inclinação faz com que diferentes partes do planeta recebam diferentes quantidades de luz solar ao longo do ano, resultando nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Utilize um globo terrestre e uma lanterna para ilustrar como a inclinação da Terra e sua posição em relação ao Sol causam essas mudanças sazonais.

Curiosidades

Você sabia que, em algumas regiões da Terra, as estações são tão extremas que durante o verão o sol nunca se põe, e durante o inverno ele nunca nasce? Este fenômeno é conhecido como 'sol da meia-noite' no verão e 'noite polar' no inverno, e ocorre nas regiões próximas aos polos, como na Noruega e na Antártica. Isso acontece por causa da inclinação do eixo da Terra, que faz com que essas regiões recebam luz solar contínua ou nenhuma luz solar durante esses períodos.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as estações do ano, abordando os conceitos científicos que explicam suas causas e características. Ao fornecer explicações detalhadas e exemplos concretos, o professor ajuda os alunos a compreenderem a relação entre a inclinação do eixo terrestre, a órbita da Terra e as mudanças sazonais. Além disso, a resolução de problemas práticos permite que os alunos apliquem o conhecimento adquirido, consolidando o aprendizado.

Tópicos Abordados

1. Inclinação do Eixo da Terra e Órbita Terrestre: Explique que a Terra possui um eixo de rotação inclinado em relação ao seu plano orbital em cerca de 23,5 graus. Esta inclinação, juntamente com a órbita elíptica da Terra ao redor do Sol, é a principal responsável pelas estações do ano. Demonstre com o uso de um globo terrestre e uma lanterna como a inclinação afeta a incidência de luz solar nas diferentes partes do planeta ao longo do ano. 2. Solstícios e Equinócios: Detalhe os quatro pontos principais do ano que marcam as mudanças das estações: os solstícios de verão e inverno e os equinócios de primavera e outono. Explique que os solstícios ocorrem quando o eixo da Terra está mais inclinado em direção ou para longe do Sol, resultando nos dias mais longos e mais curtos do ano. Já os equinócios ocorrem quando o eixo da Terra está perpendicular ao Sol, resultando em dias e noites de igual duração. 3. Características das Estações: Descreva as características específicas de cada estação do ano. No verão, os dias são mais longos e as temperaturas mais altas; no inverno, os dias são mais curtos e as temperaturas mais baixas; na primavera, a natureza se renova com o desabrochar das flores e o aumento das temperaturas; e no outono, as folhas das árvores caem e as temperaturas começam a diminuir. Forneça exemplos concretos e dados climáticos para ilustrar essas características. 4. Cálculo da Estação do Ano: Ensine os alunos a calcular a estação do ano em uma data futura. Explique que cada estação dura aproximadamente três meses e que a transição entre elas segue um padrão. Por exemplo, se hoje é 21 de março (início da primavera), após 90 dias (ou três meses) estaremos no início do verão. Faça exercícios práticos com os alunos, fornecendo diferentes datas e pedindo que eles calculem a estação correspondente.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a principal causa das estações do ano na Terra? 2. Explique a diferença entre solstícios e equinócios. 3. Se hoje é 1º de junho, qual será a estação do ano daqui a 100 dias? Justifique sua resposta.

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos e verificar sua compreensão dos conceitos abordados. Ao discutir as respostas das questões propostas e engajar os alunos em reflexões adicionais, o professor proporciona uma revisão importante e esclarece possíveis dúvidas, garantindo que os alunos saiam da aula com um entendimento sólido sobre as estações do ano.

Discussão

  • Qual é a principal causa das estações do ano na Terra? A principal causa das estações do ano é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital. Esta inclinação faz com que diferentes partes do planeta recebam diferentes quantidades de luz solar ao longo do ano, resultando nas quatro estações.

  • Explique a diferença entre solstícios e equinócios. Os solstícios são os momentos do ano em que o eixo da Terra está mais inclinado em direção ao Sol ou para longe dele, resultando nos dias mais longos (solstício de verão) e mais curtos (solstício de inverno) do ano. Já os equinócios ocorrem quando o eixo da Terra está perpendicular ao Sol, resultando em dias e noites de igual duração (equinócios de primavera e outono).

  • Se hoje é 1º de junho, qual será a estação do ano daqui a 100 dias? Justifique sua resposta. Se hoje é 1º de junho, daqui a 100 dias será 9 de setembro. Considerando que o inverno começa em 21 de junho e a primavera em 23 de setembro, daqui a 100 dias estaremos no início da primavera.

Engajamento dos Alunos

1.Por que é importante entender as estações do ano e suas causas? 2.Como as mudanças sazonais afetam a vida das plantas e animais? 3.De que maneira as estações do ano influenciam as atividades humanas, como agricultura, vestuário e lazer? 4.Quais são as diferenças entre as estações do ano em diferentes partes do mundo?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçar a conexão entre a teoria e a prática, e destacar a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos. Essa conclusão ajuda a consolidar o conhecimento e a garantir que os alunos compreendam a relevância do assunto estudado.

Resumo

  • A Terra possui um eixo de rotação inclinado em aproximadamente 23,5 graus em relação ao seu plano orbital, o que é a principal causa das estações do ano.
  • Os solstícios de verão e de inverno marcam os dias mais longos e mais curtos do ano, respectivamente, enquanto os equinócios de primavera e outono resultam em dias e noites de igual duração.
  • Cada estação do ano possui características específicas: o verão tem dias mais longos e temperaturas altas, o inverno tem dias mais curtos e temperaturas baixas, a primavera é marcada pelo desabrochar das flores e aumento das temperaturas, e o outono pela queda das folhas e diminuição das temperaturas.
  • É possível calcular a estação do ano em uma data futura conhecendo a duração aproximada de três meses de cada estação e a data inicial de cada uma delas.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos concretos, como dados climáticos e ilustrações com um globo terrestre e uma lanterna, para demonstrar como a inclinação do eixo da Terra e sua posição em relação ao Sol causam as mudanças sazonais. Além disso, exercícios práticos de cálculo da estação do ano permitiram que os alunos aplicassem o conhecimento teórico de forma prática.

Compreender as estações do ano é fundamental para o dia a dia, pois essas mudanças sazonais afetam diretamente as atividades humanas, como agricultura, vestuário e lazer. Além disso, conhecer a causa das estações ajuda a entender fenômenos curiosos, como o 'sol da meia-noite' e a 'noite polar', que ocorrem nas regiões próximas aos polos.

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